Encontro Mensal do Clube do Fusca de Belo Horizonte – MG
Fuscas em um cenário histórico da capital mineira
Assim foi o encontro mensal do Clube do Fusca Belo Horizonte
Como sempre ocorre em todo terceiro domingo de cada mês, os Fuscas e derivados VW a ar se reuniram em frente ao Museu Abílio Barreto para o encontro mensal do Clube do Fusca Belo Horizonte. Este evento é sempre charmoso, pois é realizado na rua Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim, tendo como cenário um patrimônio histórico.

Segundo uma associação que zela pelo local, “o Museu Histórico Abílio Barreto é uma unidade da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e suas origens datam de 1935, quando o jornalista e escritor Abílio Barreto foi convidado para organizar o Arquivo Geral da Prefeitura. Ele passou a recolher documentos e objetos que deveriam integrar o futuro museu da história da cidade e, a partir de 1941, reuniu acervos de forma mais sistemática e em diferentes suportes, selecionados segundo duas grandes seções: peças originárias do antigo Arraial do Curral del Rei e peças relativas à nova capital. Paralelamente, promoveu-se a restauração do prédio escolhido para sediar o Museu: a casa da antiga Fazenda do Leitão, remanescente arquitetônico dos arredores do Arraial do Curral del Rei. Em 18 de fevereiro de 1943, a instituição foi finalmente inaugurada, com a denominação de Museu Histórico de Belo Horizonte. Em 1967, recebeu a denominação atual, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor.”

É neste cenário histórico e rico culturalmente, que a cada mês o maior ícone da indústria automobilística mundial, o carrinho mais simpático do planeta “dá as caras!” Os Fusquinhas começam a chegar e ocupar seus lugares de destaque. O público comparece e observa com carinho cada modelo. Cada exemplar tem uma história única e especial. Vale o convite para transitar entre os grupos de proprietários e escutar relatos apaixonados que vão desde um projeto intenso de restauração até as aventuras daqueles que tem um modelo do veículo a mais de 40 anos na garagem. Como é o caso do Sr. Lacyr, proprietário do modelo alemão ano de 1951, um veículo altamente premiado em todo o país, sendo 100% original. Sempre com animadas histórias, o Sr. Lacyr é um importante e precioso conselheiro para todos aqueles que detêm dúvidas sobre o Fusca ou qualquer outro veículo. Sábio, ele orienta outros proprietários sobre bons profissionais e dá dicas para valorizar a originalidade do veículo. Um senhor com alma de garoto e paixão pelos VW!

Outra turma interessante é o grupo informal conhecido por “The Bugs Brazil”. Uma turma de jovens proprietários de diferentes VW a ar que seguem o estilo de customização denominado “rat custom”. Um estilo curioso no qual cada proprietário deixa o veículo ao seu gosto, sem seguir um padrão pré-definido e fugindo do usual. Observando com cuidado cada modelo “rat”, é possível ver belas rodas, estofamentos cuidadosamente personalizados e coloridos, acessórios e itens divertidos e no final da história, muita curtição! Com certeza uma marca de uma nova geração, onde o rebaixamento parece ser “obrigatório”.

O encontro ainda traz convidados especiais: o Clube do Puma com seus belos representantes, diversos derivados da família VW a ar e o Clube da Kombi Belo Horizonte (criação especial do saudoso Amauri) que volta com força total e belos modelos do multiuso VW. Uma dica: não deixem, durante o evento, de saborear os deliciosos pastéis da Elisa, sempre presente todo terceiro domingo de cada mês no Clube do Fusca!
Um momento especial foi a visita do presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima e colaborador deste site, o Sr. João Baptista Jorge Pinto Filho, que levou um convite especial para a presidente do Clube do Fusca Belo Horizonte, Silvana. O convite revela e chama para o Primeiro Encontro Anual do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima a ser realizado dia 25 abril .
A presidente Silvana recebeu o convite com entusiasmo e satisfação, imediatamente confirmando presença em massa dos membros do Clube do Fusca Belo Horizonte.
Texto e Fotos: Leo Brando
Edição: Fatima Barenco
Deixe seu comentário!