Confraternização dos Galaxeiros das Gerais – Alphaville Lagoa dos Ingleses – Nova Lima, MG
Apesar da chuva, uma festa do tamanho do Galaxie
Convidados não se intimidaram com o mal tempo do final de semana
No último sábado, 29 de novembro, a Associação Galaxeiros das Gerais recebeu seus sócios, amigos e clubes de Belo Horizonte e região em sua festa de confraternização, que aconteceu no Condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, distante cerca de 20 kms da Capital Mineira, com acesso pela BR-040.
A meteorologia acertou em cheio e a chuva que começou no início da semana permaneceu. Mas isso não impediu a presença da grande maioria dos convidados, que nem se importaram em tirar seus carros antigos da garagem — alguns inclusive desafiando o mal tempo e comparecendo em automóveis conversíveis. Caso de alguns membros do Clube do Puma MG e do antigomobilista Eder Gomes, que chegou a bordo de seu Cadillac Coupê deVille 1970. O espaço destinado aos automóveis acabou não sendo suficiente e alguns tiveram que estacionar no pátio dos fundos.
— A chuva, ao contrário do era de se esperar, não causou problemas. Ela trouxe o aconchego para este local onde estamos reunidos. Porque graças ela, nós estamos mais próximos, conversando, nos abraçando e nos confraternizando. — bem destacou o presidente do Clube do Carro Antigo de Congonhas, Robson Elias.

A festa começou por volta da uma hora da tarde no restaurante do Shopping Alphaville Mall. Os modelos da ‘família Galaxie’ pertencentes aos membros do clube anfitrião ficaram em destaque em frente ao local, cercados por modelos de outras marcas. Entre um temporal e outro conseguimos rapidamente fotografá-los. Mas pedimos desculpas, já que algumas imagens estão com marcas de gotas, que inevitavelmente caíram nas lentes das câmeras.


A música ficou por conta do grupo de forró ‘pé-de-serra’ Pais & Filhos, de Cachoeira do Campo e da Banda Mister Gross, com clássicos do rock e MPB.

Por volta das 3 e meia da terde teve inicio a cerimônia de homenagens, conduzida pelo presidente dos Galaxeiros das Gerais, Antonio do Monte Furtado Filho, que convocou os demais membros de sua diretoria para entregarem aos homenageados as bandejas comemorativas. Veteran Car Club do Brasil – Juiz de Fora, Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Clube de Autos Antigos de Congonhas, Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo, Clube Itabirito de Carros Antigos, Clube de Autos Antigos de Nova Lima, Clube do Puma MG, Portal do Fusca, Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte, Clube do Fusca de Belo Horizonte, Clube de Autos Antigos Rota Real e Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, foram as entidades homenageadas.

Representando o Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, o jornalista e colecionador Boris Feldman brincou, dizendo que não possui um Galaxie ‘porque não cabe na garagem’ e elogiou a organização dos Galaxeiros das Gerais. Boris foi presenteado também com o livro “Galaxie – Série Clássicos do Brasil”, de autoria de Paul Gregson e Dino Dragone.
Ao lado do site Retroauto — de Francis Castaings, nós do Portal Maxicar também tivemos a grata satisfação de sermos lembrados na cerimônia de homenagens.

Um momento especial da festa foi a homenagem a quatro veteranos, felizes proprietários de seus Galaxies a mais de 30 anos. O advogado Mauro Thibau da Silva Almeida, por exemplo, tem hoje 87 anos e continua dirigindo seu Galaxie orgulhosamente. Já Brutus Cortêz, também com 87 anos, que já chegou a ter quatro Galaxies em sua garagem, brincou com a própria idade: “Eu não sou tão antigo assim. Tenho Galaxies há mais de 30 anos, porque comprei o primeiro quanto tinha só 10 anos!”
Já Marcelo Moraes de Andrade Resende mantém em perfeitas condições de uso o exemplar 1979 que comprou zero quilômetro. O último homenageado, Lincoln Vieira Mesquita, não pode comparacer.

Os convidados receberam também outros ‘mimos’ de presente do clube anfitrião: medalhas com 5,5 cm de diâmetro, fundidas em alto e baixo relevo e banhadas a ouro, troféus de participação em vidro, além de adesivos do clube. Tudo de extremo bom gosto.

A festa continuou a noite com um jantar oferecido pelo casal Antonio do Monte & Elis Regina Guimarães no Hotel Mercure, aos convidados que estavam ali hospedados. A despedida aconteceu logo pela manhã do dia seguinte, com o café da manhã com bate-papo no mesmo local.
A volta para casa também foi sob chuva. Mas nessa alegre, bonita e bem organizada festa o mal tempo foi um mero figurante!
Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco
EXPOSIÇÃO MOMENTOS HOMENAGENS JANTAR & CAFÉ DA MANHÃ
Adicionar Comentário