A confirmação de um sucesso nacional comemorado em grande estilo com um super evento!

Esta é mais uma das histórias que eu vou descrever usando a primeira pessoa, pois estou nela desde seu princípio, nos idos de 2004, com as conversas com o grande amigo Juliano Dalla Rosa quando ele estava estruturando o lançamento do clube – isto me conferiu o honroso título de Padrinho do Clube.

Quando eu soube da festa há uns meses atrás eu logo reservei um quarto no Hotel Ibis em Poços de Caldas. No dia 28 de julho de 2014 o Cleiton Domingues, atual presidente do Clube do Fusca de Poços de Caldas, formalizou o convite para uma palestra, dando continuidade à palestra de 2011 que tratou do ‘Fusca na Alemanha’; agora era a vez da palestra ‘O Fusca no Brasil’.

Detalhes foram definidos com o Michel Esteves, vice presidente e tesoureiro, além do Juliano Dalla Rosa e do Ideraldo Cruz.

Aproveitando a deixa, vamos a uma foto dos homenageados, de uma visitante especial e do responsável pelo som do evento, no álbum de fotos há fotos das homenagens que foram feitas.

O aniversário de 10 anos foi comemorado entre os dias 12 e 14 de setembro de 2014 com um intenso programa de atividades e com uma área nobre para os carros e as atividades. Uma grande tenda de evento, o Espaço Família Fusca Poços, que abrigava a secretaria do clube, onde as inscrições eram confirmadas com a impressão dos diplomas de participação e a entrega dos kits de evento.

A sorveteria “O Espanhol Sorvetes” fez uma homenagem ao evento desenvolvendo uma linha especial para o evento com nomes dedicados a Fuscas e veículos VW. Com cartazes e rótulos personalizados como foi o caso da mousse de maracujá que era dedicada à Familia Volkswagen. Veja a embalagem em destaque na foto. Havia também: picolé “German Look” sabor skimo schocomenta; o picolé “1966 PP” (placa preta) de queijo com goiaba; o “Herbie” sabor blue ice; o “Split 4 Portas” sabor Karaku; o “all Look 68” sabor Heineken e, finalmente, o “Rat Look” sabor Amarula (os três últimos só para maiores).

Uma lanchonete servia bebidas bem geladas e lanches gostosos. Um palco para os shows e a palestra foi instalado em frente à área social com mesas e cadeiras.

Um espaço criança, instalado perto da estação inferior do teleférico que leva ao Cristo, tinha várias atrações das quais se destacava uma pista para andar de Mini-Fuscas motorizados. Muitos marmanjos olhavam para aqueles carrinhos com muita vontade de dar um volta também.
Uma boa área foi dedicada ao mercado de pulgas e às tendas com novidades e produtos especiais. Além das peças para carros antigos as barracas ofereciam objetos antigos e literatura de época.

Uma das barracas tinha um forte apelo nostálgico, onde o Vigilante Rodoviário Carlos e seu Simca Chambord nas cores da Polícia Rodoviária faziam as lembranças da série de TV voltarem à mente. Em outra barraca era possível tirar uma foto com uma jibóia, coisa para que tem muita coragem…

A entrada oficial do evento foi ornada com um simpático banner de boas-vindas, um Fusca numa plataforma giratória ao nível do chão e um Fusca “voando” suspenso por uma grua. Brincadeiras para todos, como a corrida de Fuscas de controle remoto, fizeram a alegria dos presentes. Foram realizadas várias baterias, tanto para crianças, como para adultos.

Por lá passaram os carros de Poços de Caldas que já estavam em seus lugares na sexta-feira no espaço reservado aos carros do clube, bem como carros de muitas outras cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, etc. A contagem dos carros que compareceram em um ou mais dias mais de 270 carros abrilhantaram o evento com sua presença – um sucesso!

Eu tive a oportunidade de comparecer na abertura do evento na sexta-feira, evento que contou com a participação do Vice Prefeito Nizar El Khatib e do Vereador Joaquim Sebastião Alves, conhecido por Joaquim da Farmácia, além do Roberto Suga, atual presidente da FBVA.

A próxima atividade para mim foi a palestra que foi proferida usando o palco da tenda de evento. Como de costume fui no sábado pela manhã para repassar o equipamento e descobrimos que o conector de som disponível não era compatível com meu computador… Saímos o Acácio Petreca – responsável pelo som do evento, e eu em busca de um conector compatível. Na loja “Viola de Ouro” o Ronaldo com muita boa vontade deu um jeito de encontrar algo compatível através de teste com o notebook e um amplificador, problema resolvido. Voltamos e repassamos o equipamento todo, deixando tudo equalizado para a hora da palestra.

Na hora da palestra uma boa audiência se acomodou na área social da tenda do evento para assistir à minha exposição sobre a história do Fusca que chegou e venceu e se despediu duas vezes.
A palestra percorreu os caminhos da primeira visita de Norton e Schulz-Wenk ao Brasil, do início da importação e montagem de Fuscas pela Brasmotor, da instalação da Voltagens no Brasil, construção e inauguração da fábrica, do sucesso da Kombi e do Fusca, da primeira despedida, da inacreditável e única volta do Fusca e de sua despedida definitiva. Ocorreram vários pontos de emoção. Foi a oportunidade de “formar” mais uma turma nesta parte da história do Fusca.

Recebi vários comentários sobre a palestra, e escolhi o comentário enviado pelo Antonio Carlos como exemplo, e como agradecimento a todos os comentários recebidos:
Prezado Alexander,
Ainda que um pouco atrasado, gostaria de agradecê-lo e parabenizá-lo pela ótima palestra apresentada em Poços no último sábado! É sempre uma grande satisfação aprender com você detalhes importantes que cercam a história do Fusca e que não aparecem em livros e textos disponíveis na Internet.
Fiquei também muito admirado com o belo acervo fotográfico mostrado na palestra, em especial as imagens do início da produção do Fusca e da Kombi no Brasil. Sou fascinado por estas fotos antigas e valorizo muito quem preserva e divulga este tipo de material.
Enfim, faço votos que você leve adiante este grande trabalho de preservação do Fusca e da sua história! Como entusiasta e proprietário do Fusca, só posso te agradecer!
Um cordial abraço,
Antonio Carlos”
Ao final da palestra eu recebi uma homenagem do clube que foi entregue pelo Cesar De Marco, que se emocionou muito. Agradeço a ele esta prova de amizade; ainda comovido eu agradeci e este agradecimento pode ser visto no vídeo abaixo:
Destaque para o troféu de agradecimento que recebi das mãos do Cesar De Marco, que me deixou orgulhoso, satisfeito e feliz.

Este evento foi, em princípio, a festa de aniversário de 10 anos do Clube do Fusca de Poços de Caldas, com direito a bolo e a cantar o ‘Parabéns a Você!’. Como diz, com toda a propriedade, o amigo Ideraldo Cruz: “Não foi um simples encontro de carros antigos, foi uma oportunidade de comemorar o amor pelo carro e rever os amigos”.

Como padrinho do clube e amigo da Família Fusca Poços estes dias em Poços de Caldas foram maravilhosos. Aproveito para agradecer a todos pelo carinho e pelas homenagens que recebi. Este evento foi muito bem documentado, inclusive com fotos feitas com um drone, pela empresa Drone de Poços de Caldas.
Aqui cabe também um agradecimento à Volkswagen do Brasil que ofereceu uma Touareg para que fosse feito um Test-Drive incluindo a viagem à Poços de Caldas. Um excelente veículo top de linha desta marca.

Mais de 1000 fotos podem ser vistas nos álbuns postados pelo Juliano Dalla Rosa e pelo Ideraldo Cruz, AQUI e AQUI.
Fotos: Alexander Gromow, Juliano Dalla Rosa e Ideraldo Cruz
Adicionar Comentário