Maxicar.com.br - O seu portal de veículos antigos
RETORNA À PÁGINA PRINCIPAL
 
 
Modelo:



Documento sem título

 Outras Colunas   

 

Documento sem título

 

 

 

Carrocerias
Seis expressões que designam modelos


Qual é a origem das seguintes expressões, usadas para designar diferentes tipos de carros: CONVERSÍVEL, SEDAN, CABRIOLÉ, LIMUSINE, CUPÊ e ESPORTE?

CONVERSÍVEL - do latim, coversibilis - que se pode converter, mudar, transformar. No Brasil também significa automóvel cuja capota pode ser retirada (dobrada para trás), deixando-o descoberto.

CABRIOLÉ - do francês cabriolet, adaptado ao português.
Era uma carruagem de duas rodas, puxada por um cavalo e com lugar para uma só pessoa; posteriormente apareceu com dois lugares e uma capota móvel! O carro cabriolé é parecido com o cupê, fechado na parte traseira e conversível na frente, onde vai o motorista. Carro de grande luxo, geralmente fabricado sob encomenda.

• CUPÊ - originou-se etimologicamente do verbo francês couper - cortar, de onde o particípio passado coupe - cortado (adaptação à Língua Portuguesa: cupê). Primitivamente era uma carruagem pequena, fechada, de quatro rodas, puxada a cavalo, geralmente com dois assentos e uma boléia, onde ficava o cocheiro. Designava-se também, com esta palavra, a parte dianteira dos côches, chamados "diligências", muito em voga na Europa e nos Estados Unidos de outrora, que serviam para transportar correspondência. Segundo os enciclopedistas, chamou-se. de cupê (cortado) a esse tipo de carruagem, porque, na realidade, parecia uma carruagem grande, uma berlinda, por exemplo, cortada ao meio. Posteriormente, com o advento do veículo motorizado, cupê serviu para designar, nos Estados Unidos, um tipo de automóvel com um assento principal para duas ou três pessoas e outro, atrás do motorista, onde eram acomodados os demais passageiros. Tinha duas portas, uma de cada lado, coberta fixa e um compartimento atrás para guardar bagagens. A expressão se aplica aos carros que continuam, hoje em dia, com essas características.

• SEDAN - há autores, que afirmam originar-se esta palavra do espanhol sillon, aumentativo de silla, cadeira ou sela de animal - acolchoado que servia, como ainda hoje, de assento para o cavaleiro montar. Sillon era uma cadeira de braços, o mesmo que poltrona, forrada de seda e veludo, muito em voga no mobiliário das cortes da Espanha e da França, - dos século XVI até fins do século XVIII. Nas cortes palacianas, de Filipe II, da Espanha, e de Luis XIV e XV, da França, esse tipo de cadeira começou a ser portátil, sendo carregada por dois ou quatro homens, com lugar para uma só pessoa, como ainda hoje a cadeira gestatória do Papa, com a diferença de esta não ser coberta. Outros, porém, opinam diferentemente, atribuindo a origem desse nome a Sedan, cidade a noroeste da França, onde se supõe tenha sido usada pela primeira vez. Esse tipo de cadeira portátil, trazida para a Inglaterra em 1634, por Sr. S. Duncombe, sendo chamada pelos ingleses de sedan-chair - cadeira-sedan. Sedan hoje, é nome de veículo, usado para designar automóvel fechado, com dois assentos, duas ou quatro portas.

• LIMUSINE, LIMUSINA OU LIMOSINA - vem de limousine, palavra francesa que corresponde ao antigo lemousine. É feminino de limousin, nome gentílico dos habitantes de Limousin, antiga província francesa, e de sua capital, Limoges. Dentre algumas significações, limousine era um certo tipo de capa ou capote, usado primitivamente pelos campanios daquela região, costume esse que se estendeu às províncias da França. Palavra como tipo de automóvel que individualiza limousine era antigamente uma carruagem fechada, puxada a cavalo, e que estava muito em voga na França, nos fins do século XVII. O nome da carruagem provavelmente seja devido a analogia entre a capa dos habitantes de Limousin e a capota que cobria a carruagem. Da limusine hipomóvel, veio-nos a limusine automóvel. Veículo armado em cupê, com dois assentos entre a frente e o de trás, dobráveis. A parte traseira do carro está dividida por um vidro corrediço da parte dianteira, onde há lugar para duas pessoas, o motorista e o auxiliar, ou mais um passageiro. Na Europa, muitas limusines são usadas no serviço de praça.

• ESPORTE OU DESPORTO - do Inglês sport, originou-se do Francês deport - divertimento, jogo. Do verbo deporter - passar o tempo, distrair, divertir. O vocábulo Inglês data do século XVI. No campo automobilístico, entende-se como esporte um carro adaptado para a prática de esporte, servindo também para passeio, com um ou dois lugares.




Zamma Reis - Soteropolitano, 55 anos, Professor de História pela UFRJ, pós-graduado pela UNIABEU, Comendador da Cidade do Rio de Janeiro e Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do rio de Janeiro - 1996, apaixonado pelo antigomobilismo e "PAI" de um CHRYSLER PLYMOUTH 1948.

©Reprodução proibida sem prévia autorização