Maxicar.com.br - O seu portal de veículos antigos
RETORNA À PÁGINA PRINCIPAL
 
 
Modelo:


Documento sem título

 Outras Colunas   

 

Documento sem título

 

 

 

Teremos uma corrida pela Placa Preta?

Inspeção veícular: disparado o tema mais polêmico em 2010 desse nosso pequeno universo das tranqueiras antigas, sejam elas automóveis, motos, pick-ups, caminhões, ônibus ou afins. Nos fóruns, blogs, sites especializados e bate-papos nos encontros, sempre tem alguém falando nisso. Na maioria esmagadora dos casos, reclamando. E o estado brasileiro campeão de reclamações é São Paulo e mais especificamente a Capital do Estado. Foi lá que se instalou esse ano um modelo de vistoria quem vem tirando o sono de quem curte e possui um ou mais automóveis antigos. O nome da encrenca é “Controlar”, uma empresa prestadora de serviços contratada pela Prefeitura paulistana, que cobra algo em torno de R$ 50 e poucos por cada vistoria. Detalhe: o proprietário do veículo reprovado tem que pagar uma nova taxa, para poder ter o direito a uma nova chance. Para os críticos, uma verdadeira mina de dinheiro.

Nos demais estados brasileiros, a coisa parece que anda meio branda, até onde sei. A grande maioria não está fazendo ainda o tal teste de emissão de poluentes. Nos estados que fazem, o teste parece meio fajuto e pra “inglês ver”, como já tive a oportunidade de contar aqui neste espaço anteriormente.

O que se teme, é que este modelo de São Paulo, que tem reprovado grande parte dos automóveis antigos, seja implantado nos próximos anos, em curtíssimo prazo, no restante do Brasil. Já dá para imaginar que vai ser um verdadeiro “Deus nos acuda”.

E em toda esse polêmica um detalhe me preocupa e muito: o fato de que veículos com placas pretas estão isentos de fazer testes de emissão de poluentes. É o que diz a lei.

Pense bem: para poder circular, todos irão correr para pôr placas pretas em seus veículos. Até aí nada demais, desde que o veículo esteja realmente apto para isso.

Minha preocupação é que vivemos num pais chamado Brasil, onde se dá aquele “jeitinho” para tudo. Os mau intencionados terão um motivo real e prático para optar pela placa preta, além do simples status de possuir um "veículo de coleção". Meu medo é que com isso a atual proliferação de placas pretas irregulares seja multiplicada por 10, 100. As técnicas vão ser a velhas conhecidas: clubes sem preparo ou inescrupulosos emitindo placa preta sem qualquer critério, despachantes colocando placa preta em carrocinha de pipoca em troca de uma graninha, clubes sendo criados por oportunistas — e que nada tem a ver com o meio antigomobilista — apenas para alimentar essa prática.

Não vai ser impossível encontrar pelas ruas carros velhos, caindo aos pedaços, tipo aqueles usados para carregar ferro velho e entulho, exibindo placas pretas em pouquíssimo tempo. Teremos oficialmente instalada a “indústria da placa preta” e essa conquista do antigomobilismo vai perder qualquer sentido. Você duvida?

Maxicar.com.br - O seu portal de veículos antigos

COMENTÁRIOS PARA ESTA MATÉRIA


Data: 17/8/2010
Nome: Paulo Eduardo Vieira
Email: peduvieira@netsite.com.br
Mensagem: Eu não temo a corrida pela Placa Preta. Nem novas legislações. Vejo muitos colegas antigomobilistas preocupados com o que discutem no COngresso. Como o folclórico projeto de limitar idade da frota. O que acho, porém, é que como antigomobilistas estamos muito quietos nessas discussões. Nós deveríamos ser mais ativos junto aos nossos representantes e até junto à sociedade. A "placa preta" e seus benefícios e obrigações ainda é muito pouco conhecida da maioria dos cidadãos. O que faz surgir sobre ela inúmeras teorias e expectativas. Como essa possível em relação à vistoria veicular. Se fôssemos mais atuantes junto aos órgãos de imprensa, divulgando não só nossos eventos, mas como funciona o antigomobilismo, talvez não corrêssemos esse risco.


Data: 17/8/2010
Nome: Raul Auler
Email: raulauler@hotmail.com
Mensagem: Pior ainda ficam os proprietários de um único veículo antigo, não pertencente a coleção ou clube. Aqueles carros que estão em excepcional estado de conservação, mas não reunem as condições exigidas para uma placa preta (com alguma situação excludente).


Data: 17/8/2010
Nome: Sergio Pinheiro
Email: sergiopinheiro@seguros.com.br
Mensagem: Li o artigo e concordo com o comentário do primeiro acima, nós antigomobilistas somos os únicos responsáveis pela proliferação das placas pretas mal concedidas. Se nos uníssemos e criassemos junto a FBVA um vínculo de "purificar" a frota de colecionáveis capazes de receber a placa preta, com certeza inibiríamos o comércio hoje existente.
Vemos cidadãos que nunca foram a encontros de antigos ou que pouco se entusiasmam ou mesmo conhecem sobre a história do automóvel, principalmente os nacionais, hoje o maior desejo dos "neófitos" de carros antigos, exibindo fuscas com pintura "saia e blusa" e motores 1600, além de rodas, volantes e demais adornos que não condizem com a placa que ostentam.
Sou colecionador de nacionais e posso falar sobre isso, pois pertenço ao VW Clube do RJ atuando na equipe de vistoriadores do Clube onde temos a coragem de negar a qualquer associado a concessão da mesma quando o veículo apresentado não apresenta a pontuação necessária ou possui itens exckudentes mas, o que adianta? Colegas antigomobilistas os aceitam e celebram em público a "dádiva" do referido aspecto.
Nos resta a consciencia de ostentar em nosso acervo a certeza de que os que por nós foram indicados cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos.


Data: 18/8/2010
Nome: Papaulo Martins
Email: papaulO@lupavideo.com.br
Mensagem:


Data: 18/8/2010
Nome: Papaulo Martins
Email: papaulo@lupavideo.com.br
Mensagem: Clubes de autos antigos para emitir certificados e tudo mais... para colocação da placa preta tem que estar devidamente cadastrados e homologados no Denatran e podem perder estas regalias se começarem a agir de forma irregular, portanto não vejo motivo para tanta preocupação, basta que nós antigomobilistas fiquemos de olho e cada um de nós denuncie qualquer irregularidade "estrambólica"que possa aparecer por aí prometo para breve enviar fotos de um desses monstros para o Fernando Berenco avaliar se deve ou não publicar...


Data: 18/8/2010
Nome: Paulo Eduardo Vieira
Email:
Mensagem: Não adianta esperar que "Ficar de olho" resolva. Culturalmente(como brasileiros) evitamos os conflitos. Pode um clube dizer "não" para um veículo e o dono do carro buscar outro clube e conseguir a vistoria. O primeiro clube sabendo da irregularidade faz o quê? nada. Não somos dados a posições firmes. Não compramos briga por uma causa. Uma pena. Porque a solução está 100% em nossas mãos.


Data: 18/8/2010
Nome: JORGE LUIZ DA SILVA LA PORTA
Email: jorge@atka.com.br
Mensagem: Boa a sua provocação no assunto, eu já estou sentindo na pele o problema, já há tambem PLACAS PRETAS em São Pailo a venda por alguns reais, mas essa não é a questão, não quero passar ou entrar pela janela, mas sim pela porta da frente e de cabeça erguida, alias é assim que fazemos com nossos carros quando trafegam pelas ruas de nossas cidades, sempre com suas obrigações cumpridas.Vamos ao caso do meu MERCURY 1947 que está com um motor V8 de Dodge, há mais de 25 anos, não pode receber a PLACA PRETA, pelo tema do motor,tudo bem, são as regras, mas tambem esse motor não pode atingir o limite da CONTROLAR 6% de CO na marcha lenta, então o que se faz corta o carro ao meio e manda para a sucata? Deveria haver bom senso na fixação dos limites e respeitar o cidadão que tem seus carros por mais de 30, 40, 50 anos , paga os impostos e agora tem que atender um limite que nem de longe foi pensado pelo fabricante do motor ou do veiculo. Abraços a todos e boa sorte, para aqueles de São Paulo, putz só Deus....................................ou o Diabo para conseguir um dialogo com a tal de CONTROLAR.......


Data: 19/8/2010
Nome: Seo MIMI
Email:
Mensagem: Amigos, a coisa tá preta, mas não é placa, e sim a falta de critério para a realização do controlar. Sofri pra burro, com meu fusca 70, fui reprovado duas vezes, gastei 500 pratas mas consegui.....
Assim, fica dificil manter aceso o sonho do antigomobilismo...sinceramente.....os clubes precisam agitar algo no ambito judicial contra este absurdo...
Em Sampa existem + de 6 milhões de carros, ou seja, + de 400 milhões de receita.....para a empresa controlar, cujo uma das sócias é CCR, aquela que manda na Bandeirantes-Anhanguera e outras tantas, isto é, a rainha do pedágio.
Abs. aos amigos.......


Data: 19/8/2010
Nome: Andre oliveira
Email: andreoliveira@yahoo.com
Mensagem: E isso ai mocada, votem no serra e isso que acontece em SP vai rolar no Brasil Inteiro........


Data: 19/8/2010
Nome: Juliano Dalla Rosa
Email: julianodr@uol.com.br
Mensagem: É meu amigo Barenco..
Tocou em um assunto importantissimo..
Coisa que ja vem nos alertando a tempos com suas materias assim como nosso amigo Gromow tb aqui mesmo no Portal.

Agora é que veremos mais e mais as tais " Placas TRETAS" por ai...

E quem paga por isto?? Nos..os amantes do verdadeiro antigomobilismo e que levamos a serio a PLACA PRETA.

Infelizmente dentro de pouquissimos anos a "PP" sera uma placa a mais no mercado...
Por simples incopetencia e irresponsabilidade de alguns que nao sabem fazer desta o seu verdadeiro e unico proprosito - A PRESERVACAO DA HISTORIA DO NOSSO AUTOMOBILISMO.

Quem deveria ajudar nao esta nemmm ai.. pelo contrario.. participa desta balburdia.. e é caté onivente com o problema...

Hoje queira sim queira nao ... para a grande maioria dos Clubes e outros a Placa TRETA é sinonimo de RENDA!!
Pq perder alguns bons trocados por causa de uma mera e simples "plaquinha" de cor diferente heim?!?!?1...!!!
Placa TRETA é $$$ no caixa ou ate mesmo bolso!!

Abs

Juliano Dalla Rosa
Clube do Fusca de Poços de Caldas - MG
www.fuscapocos.com.br


Data: 19/8/2010
Nome: Davide
Email: davide_vcb@hotmail.com
Mensagem: Falta de criterio das autoridades, para estabelecer valores e para vistoriar um veiculo antigo e atestar se ele pode ou nao circular, falta criterio dos clubes de uma marca que atestam veiculos de outra, ou fecham um olho para certos detalhes ....
Mais vergonhoso é ver alguns placas pretas com motor Ap2000i .
Devemos rever os atestados ja liberados, estabelecer controles sobre os clubes, que devem cobrar por vistorias periodicas sobre "suas" (só as da marca ou modelo) placas pretas, o que seria mais uma fonte de renda para eles, e talvez pensarmos em uma evoluçao, como existe em alguns paises onde o antigomobilismo é considerado cultura e como tal é levado a serio, e os carros de coleçao tem dias e horarios determinados para circulaçao.


Data: 19/8/2010
Nome: Gabriel F Soares
Email: g_fer_s@hotmail.com
Mensagem: Se cada um ficar defendendo só o seu pedacinho não vamos chegar a lugar algum, não concordo em abrir exceção só para veículos PPreta só porque estão originais? Eles também poluem, e quanto ao nosso amigo do Mercury com motor de Dodge, deve ser um belo Hot, também não deveria estar isento? e um fusca da década de 60 impecável com motor 1600, com um valor sentimental sem tamanho não mereceria também a isenção do controlar. Acho que a discussão não é que a PPreta será mais uma placa dentre outras, mas sim os critérios estabelecidos nesse sistema imposto do Controlar e que deveriam ser alterados urgente.


Data: 20/8/2010
Nome: Erik
Email:
Mensagem: O problema hoje é que nossa sociedade esta cada vez mais hipócrita, e os governos, sejam federal, estadual ou municipal procuram passar uma imagem de politicamente corretos, mesmo que não o sejam. A prefeitura de SP lançou a inspeção veicular e a lei cidade limpa. Eu até aplaudiria estas iniciativas, se a mesma prefeitura se preocupasse também com as demais mazelas da cidade. Só que não é assim. Trabalho há muitos anos no centro de SP, e resido nas redondezas. Nunca, em qualquer época ou gestão, eu vi o centro da cidade tão abandonado. Calçadas esburacadas, imundas, fedorentas, repletas de lixo. Ruas tomadas por drogados, mendigos e bandidos. O centro virou um enorme banheiro a céu aberto, cheirando a urina e fezes. Fachadas de lojas tem controle sobre o tamanho dos outdoors, mas a prefeitura parece não se preocupar com a turba enfurecida de pichadores que tomou conta das ruas, emporcalhando as mesmas fachadas, e também, as dos prédios e monumentos públicos. A última novidade é que agora também picham carros. No fim do ano, a prefeitura se preocupou em enfeitar a Av. São Luiz com luzinhas de natal, enquanto a população se afogava na marginal. O fumo faz mal à saúde, e combater seu uso em lugares públicos virou bandeira das três esferas de governo. Mas a população continua levando meses para conseguir uma simples consulta e morre na fila do SUS. Enquanto o controlar enche os cofres com a inspeção veicular, a demora da CET em remover um simples carro quebrado ou consertar um semaforo causa congestionamentos quilométricos que despejam toneladas de poluentes no ar da cidade. O Governo Estadual dá revolveres 38 e Gols para a polícia combater bandidos que tem armas privativas do exercito e velozes carros importados e blindados... O governo federal propagandeia projetos de novas estradas e ferrovias, mas não mostra capacidade administrativa nem de cuidar das já existentes...e por aí vai. O que interessa é passar uma imagem de bonzinho e compertente para a população.
A nossa resposta a esse estado de coisas deve ser dada no local certo, nas URNAS. Pois de boa vontade, o inferno está cheio.


Data: 22/8/2010
Nome: MNario Augusto Jacometti
Email: jaco.jacometti@bol.com.br
Mensagem: Os clubes de antigos devem tomar todas as providencias como
1) Para ter a placa preta alem da resolução 56 do CONTRAN
os cluber e associações credenciadas devem tomar medidas mais energicas como por exemplo quando o proprietario vender o veiculo antes de vender ele tem que comunicar ao clube esta venda, segundo quem nao estiver em dia com as mensalidades do clube nao recebera a vistoria anual para licenciar o veículo, o que vemos hoje é uma verdadeira bagunça de placas pretas pelo pais claro que tem suas excessão mas sao poucas precisamos urgente valorizar mais esta placa e os clubes e associações a bem do antigoautomobilismo, a nossa historia merece respeito e comprometimento, isto nao é comercio, isto tem ser paixão obrigado


Data: 25/8/2010
Nome: Gustavo Teixeira
Email: gustavoteixeira73@gmail.com
Mensagem: Caro Barenco,

Ótimo artigo. Ético como sempre. O que necessita ser mudado na legislação sobre as placas pretas é a necessidade de revisão atual da concessão. Pois até onde tenho conhecimento, uma vez concedida a placa preta ela é por prazo eterno. Este é o problema. Deveria, a cada venda do carro ou a cada certo prazo de tempo, haver uma nova vistoria para a confirmação da manutençao da placa preta. Quanto às irregularidades de placas pretas concedidas a carros inadequados o que se faz necessário é muita fiscalização e denúncia.
Quanto à inspeção em SP, creio que tal fato é ilegal no que tange a carros antigos, ou seja, com mais de trinta anos, fato que poderia sim comportar, ao meu ver, uma ação judicial para revisão da reprovação.


Abraços, Gustavo Teixeira.


Data: 28/8/2010
Nome: Naftalina Clínica Geriátricomotiva
Email: contato@naftalinaautos.com.br
Mensagem: Prezados senhores.
A Naftalina se sentirá honrada em ajuda-los a aprovar seus carros na inspeção veicular.
Contamos com um programa de pré inspeção com 100% de aprovação para veículos antigos e motores V8.
Estamos a disposição. www.naftalinaautos.com.br


Data: 31/8/2010
Nome: Luciano Victal
Email: lucianovictal@hotmail.com
Mensagem: Parabéns ao amigo Fernando pela importante iniciativa. Várias abordagens acima são apropriadas apesar de alguns pontos serem repetitivos e pouco conclusivos. Entendo toda a questão como sendo de ordem primeiramente organizacional. Todas as entidades, sem exceção, existentes, são introspectas, pouco abertas ao diálogo e a nova idéias e quase nada flexíveis. Entendam as colocações serem racionais. Devemos, a exemplo de outras entidades termos uma estrutura organizacional como referência de legalidade, hierarquia e disciplina. Deveremos ter uma Confederação Brasileira de Antigomobilismo que faria a gestão das Federações Estaduais de Antigomobilismo que por sua vez normatizariam os Clubes Antigomobilistas. Estatutos padrões seriam redigidos (com inclusão das especificidades de cada clube), Chapas deveriam ser eleitas através de voto direto dos associados, sendo que os Clubes seriam subordinados às Federações e as mesmas subordinadas à Confederação. Somente os veículos de associados, registrados nas entidades e em condições para tal, receberiam o registro legal no Denatram de " Veículo de coleção " utilizando uma placa identificativa de cor preto. Os demais veículos de coleção, não registrados nas entidades, após vistoria feita pelas mesmas, receberia do Denatram o registro como veículo " Especial ". Fiz uma breve exposição das normatizações e regulamentações que deveriam ser instituídas para formalização legal do modelo de Estrutura Organizacional ideal; feito isso, encaminha-se via "Deputado Federal" que na maioria das vezes não lembramos o nome do cidadão que elegemos, e solicitamos sua aprovação a título de "Projeto de Lei". Uma vez aprovada, instituímos as entidades, formalizamos e aplicamos as ações e aí sim, teremos como discutir aspectos globais da atividade cultural. Antes disso, estamos igual a piada do joãozinho que estava brigando com o pai se iria ou não no banco da frente do carro que o mesmo iria comprar quando ganhasse na loteria. Um abraço a todos



Data: 13/9/2010
Nome: Rafael Zimmermann
Email:
Mensagem: Só mesmo nesse país atrasado que tem se tornado o Brasil uma mera placa serve para provar aquilo que quaisquer olhos podem ver, ou seja, que carro bom, é carro bem conservado. Já existe a Placa Preta para diferenciar carros "originais" com certo percentual, enquanto outros muito bons, e proximos do nivel de PP não a tem e nem por isso ficam devendo. Agora existe politico tentando criar a "Placa Amarela", que seria uma sub-categoria da Placa Preta, para carros antigos modificados ou abaixo do percentual de originalidade. Levante a mão quem não gostaria de curtir seu carro antigo da forma mais simples possivel, sem aporrinhações, sem questionamentos, sem dúvidas, sem a necessidade de placas especiais?? Infelizmente não temos este direito. Estamos no Brasil, aqui todos somos culpados de alguma coisa até que se prove o contrário. Então vamos tentando provar que nossos carros antigos são bons, com placas pretas, amarelas, roxas, etc... quantas forem criadas, porque os olhos já não querem ver.


Data: 17/9/2010
Nome: Gustavo F. Teixeira
Email: gustavoteixeira73@gmail.com
Mensagem: Amigos,

As associações que não forem sérias na vistoria de placa preta podem ser extintas por desvio de finalidade. Basta fiscalização sobre veículos aprovados como placa preta e comunicação ao Ministério Público Local para ação judicial cível contra a Associação que trapaceia nestas vistorias. Sim, elas podem ser multadas, advertidas e fechadas pelo Ministério Público. Mas nós precisamos fiscalizá-las e a maior prova do "crime" são carros totalmente mexidos e sem originalidade com placas pretas.

Abraços, Gustavo


Data: 6/12/2010
Nome: ERVIN MORETTI
Email: ervinmoretti@uol.com.br
Mensagem: o mais triste é que todos sabem quais são as pessoas e os clubes q


Data: 19/8/2011
Nome: Paulista Otário
Email: pau@listaotario.com
Mensagem: A verdade é que o povo num passa de um Jeca tatu da vida... ninguém é unido e é com isso que eles contam, pois, respeitar o meio hambiente é uma coisa, usá-lo como meio de extorsão $$$$ é outra !! e dá-lhe futebol e mulher pelada !!! PARABÉNSS A TODOS



trocar imagem


<<VOLTAR AO ÍNDICE DE ARTIGOS

Fernando Barenco é administrador do Portal Maxicar. E-mails para esta coluna: fernando@maxicar.com.br

 

©Reprodução proibida sem prévia autorização

Número de acessos a esta matéria: Count