Maxicar.com.br - O seu portal de veículos antigos
RETORNA À PÁGINA PRINCIPAL
 
 
Modelo:


Documento sem título

 Outras Colunas   

Documento sem título

 

 

O vôo do Fusca para a história

Durante o 8º Encontro Nacional do Fusca em Interlagos um Fusca Série Ouro pilotado por Oswaldo Steves decolou para um lindo vôo de 12 metros.

O momento em que o Fusca estava em pleno vôo. A concretização de um sonho de muitos anos. Uma grande emoção para todos que estiveram em Interlagos naquele dia e uma imagem inesquecível!

Foi sempre um sonho que eu tive: realizar o vôo de um Fusca em um dos muitos eventos realizados em Interlagos durante a minha gestão como Presidente do Fusca Clube do Brasil. Mas era uma coisa de difícil realização, muitos fatores tinham que se encaixar para que a coisa desse certo.

No evento realizado no dia 23.06.1996, finalmente, tudo se encaixou perfeitamente. A Volkswagen do Brasil, como já era tradição, ajudou na realização do evento e incluiu um Show da Equipe Steves, cujo ponto alto seria o vôo de um Fusca Itamar especial, um Série Ouro, carro que marcou o fim definitivo, desculpem o pleonasmo, da fabricação do Fusca no Brasil. O carro foi cedido pela VW e preparado para o salto na Ala Zero da Fábrica em São Bernardo do Campo.

Fusca Itamar Série Ouro protagonista do “Vôo do Fusca”, estacionado na área dedicada aos carros de exposição à disposição do público

O Oswaldo Steves inicialmente se inspirou para começar a fazer acrobacias com automóveis num show realizado em 1964 em Interlagos por uma equipe francesa liderada por Jean Suni; o interessante é que eu tive a oportunidade de assistir a este show também. Eu fiquei curioso sobre a pressão que era usada nos pneus dos carros que andavam sobre duas rodas e perguntei ao próprio Jean que me informou que eles calibravam com 50 libras! O Steves iniciou o seu trabalho de um modo independente com um Gordini, depois foi contratado pela Chrysler e no fim de 1969 entrou na VW onde ficou até recentemente, quando passou o bastão para o seu filho João Paulo.

O 8º Encontro Nacional do Fusca também festejou o Dia Mundial do Fusca e foi um belo evento. Registrou a participação de 1.472 veículos, sendo 1.301 Fuscas, 35 Kombis, 19 Karmann-Ghias, 6 TL’s e 21 de outros modelos. Foi o segundo em quantidade de carros dos três que tiveram contagem certificada.

Foi um dia cheio de atrações para todas as idades. Para as crianças, o Jornal Primeira Mão realizou um concurso de pintura com a distribuição de brindes. Para os adultos, o programa incluiu voltas em comboio no autódromo, concurso de carros, prova de arrancada até para veículos 1200 (que sabidamente fazem de zero a cem quilômetros por hora em tempo suficiente...).

O Concurso Cultural promovido pelo Primeira Mão tinha como prêmio maior uma bicicleta o que motivou a participação de centenas de crianças.

Sim, mas o evento contou com o Show da Equipe Steves... Derrapadas, ‘fritadas’ de pneus, estacionamento em alta velocidade entre dois veículos, pára-choque humano, entre outras manobras proporcionadas pelos pilotos da equipe. Com a participação de pessoas escolhidas no meio do público, foram feitos “passeios” sobre duas rodas sempre em veículos da linha Volkswagen.

Andar sobre duas rodas, um dos pontos fortes da Equipe Steves, que em 1996 usava picapes Saveiro em seus shows

Mas certamente o ponto alto foi o Vôo do Fusca. Para todos, e para mim em especial foi um momento de grande emoção. O Steves, que fez shows com Fusca durante muitos anos, há muito tempo não realizava esta manobra com este tipo de carro. Quando ele terminou o salto e voltou subindo na rampa, sua emoção era visível. Ele deu várias batidas no teto do carro e quem estava perto, como eu, pôde ver que lágrimas vertiam de seus olhos, era emoção pura!

O que aconteceu é difícil de descrever, nada melhor do que ver o vídeo que mostra, inclusive em câmera lenta, o fantástico Vôo do Fusca:

Graças a este vôo o meu sonho se realizou e foi testemunhado por fuscamaniacos emocionados como eu e agora, depois de 14 anos este vídeo irá mostrar como foi este momento inesquecível, também para a nova geração de adeptos do hobby.

Como registro histórico segue o álbum de imagens deste evento com as respectivas legendas.


 

Alexander Gromow - Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto.


Maxicar.com.br - O seu portal de veículos antigos

COMENTÁRIOS PARA ESTA MATÉRIA


Data: 8/10/2010
Nome: pwg@terra.com.br
Email: pwg@terra.com.br
Mensagem: Sempre com boas novidades, mesmo que sejam de 14 anos passados! Nada melhor do quê reviver as marcantes homenagens aos nossos queridos carros.
Obrigado, Alexander e parabéns...

abração, Paul


Data: 8/10/2010
Nome: Abrahão
Email: jrabrahao@terra.com.br
Mensagem: Olá grande amigo Alexander,
quem lê seu artigo e assiste o filme se emociona.
Obrigado por dividir conosco esse seu acervo rico em detalhes que nos faz emocionar.
Eu estava lá, e vendo o filme a saudade bateu forte.
O frances que voce também assistiu nessa época, e mencionou na reportagem, (posso me enganar) não era com SIMCA que ele fazia as acrobacias em duas rodas?
Parabéns e obrigado por nos propiciar momentos tão prazerosos.
Seu amigo, Abrahão


Data: 8/10/2010
Nome: FRED
Email: cap.fred@hotmail.com
Mensagem: É muito agredável ver e rever matérias sobre o FUSCA. Parabéns Alexandre por essas e outras matérias belissimas sobre a lenda que se chama FUSCA.


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Paul Gregson,
Grato por abrir a série de comentários deste artigo.
Fiquei um tempo sem poder escrever devido a meus compromissos. Estive em Paris e Curitiba participando de seminários técnicos onde dei palestras, e no "entrementes" muita coisa por fazer...
Mas este vídeo veio bem na hora que abriu uma brecha e eu consegui escrever o artigo histórico...
Um abraço
Alexander


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Paul Gregson,
Grato por abrir a série de comentários deste artigo.
Fiquei um tempo sem poder escrever devido a meus compromissos. Estive em Paris e Curitiba participando de seminários técnicos onde dei palestras, e no "entrementes" muita coisa por fazer...
Mas este vídeo veio bem na hora que abriu uma brecha e eu consegui escrever o artigo histórico...
Um abraço
Alexander


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro amigo Abraão,
Primeiramente grato por seu comentário.
Acho que falar sobre este evento é resgatar uma parte importante da senda dos grandes eventos já realizados no Brasil e em especial um evento que teve este “plus” que foi o “Vôo do Fusca”.
Você sempre foi uma presença assídua naquela época, me lembro muito bem disto.
A equipe do Jean Suni fez acrobacias com veículos Simca sim, está correto. E naquele tempo o Box ainda era de madeira, ficava onde agora é o acesso ao Box atual e existia uma ponte ligando-o às arquibancadas decorada com um meio pneu – propaganda da Firestone.
O Autódromo era bastante primitivo e a pista tinha o traçado integral com uma oferta incrível de emoção para pilotos e público.
Aqui se poderia falar muito, como era o caso dos carros que acabavam caindo nos lagos...
Um abraço
Alexander


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Fred,
Grato por seu comentário.
Com esta matéria eu inicio uma série de reminiscências que irão falar sobre eventos passados. De vez em quando vamos voltar no tempo e ver como foram eventos que marcaram época.
O fato de você acompanhar meu trabalho é um incentivo e um prestígio para mim.
Saudações
Alexander


Data: 8/10/2010
Nome: Giancarlo
Email: sedan6271@bol.com.br
Mensagem: Eu estava la...e sem vergonha de falar, chorei de emoçao...
Foi emocionante....
Eu nem consegui filmar...
E aquele FUSCA SERIE OURO, por onde andará ???

PARABENS Sr. ALEXANDER, Otima lembrança...

Giancarlo - Sedan 62 e 71


Data: 8/10/2010
Nome: Reynaldo Rodrigues
Email: rcadrey@ig.com.br
Mensagem: Adorei a matéria, este Sr. sempre nos impressionando com suas matérias e conhecimento sobre nosso amado Fusca. Ontem tive o imenso prazer em conhecer pessoalmente este ilustre Sr. Alexander Gromow, na "Feira Internacional de Segurança e Proteção- FISP."


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Giancarlo,
Quando eu estava escrevendo este artigo eu estava exatamente pensando nas pessoas que participaram comigo daquele evento. Fiquei imaginando se alguma destas pessoas iria ler o artigo e mais ainda se iria fazer um comentário...
Sim, até agora você e o Abraão se pronunciaram neste espaço, que bom ter o comentário de vocês.
Sim a emoção foi muito grande, concordo plenamente, e foi grande para a maioria dos que estavam lá. Sem esquecer que para mim teve o gosto da realização de um sonho e logo pelas mãos de um dos papas das acrobacias automobilísticas no Brasil, o Steves, que também chorou naquela oportunidade.
A multidão de Fuscamaniacos festejou o vôo como se estivesse festejando o gol do seu time preferido – isto está claramente registrado neste vídeo histórico que agora está à disposição de todos os amantes do carro.
Eu também gostaria de saber o paradeiro daquele Fusca Série Ouro...
Grato por seu comentário
Alexander


Data: 8/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Reynaldo Rodrigues,
Pois é, na quinta-feira, dia 08.10.2010, lá na FISP foi inusitado. Eu estava falando com meu ex-colega Marco Temporin ponto a conversa em dia depois de uns anos que não nos víamos e dizia que no que se refere ao hobby talvez eu fosse mais conhecido fora do Brasil do que aqui. Exatamente neste momento você irrompeu no corredor por entre a multidão com sua saudação amiga e comentou que apesar de não me conhecer pessoalmente até aquele momento já sabia muito sobre mim através da Internet – até tínhamos trocado e-mails e mensagens.
Como era de se esperar o marco ficou absolutamente atônito com o ocorrido, foi muito divertido.
É gratificante ser reconhecido no corredor abarrotado de uma feira gigantesca por uma pessoa como você que apóia o meu trabalho.
Muito grato por isto.
Um abraço
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Reynaldo Rodrigues
Email: rcadrey@ig.com.br
Mensagem: Para mim é que foi um enorme prazer, venho acompanhando sua trajetória alguns anos e não tive a oportuniadade de conhecê-lo em nenhum evento comemorativo nem em encontros de VW´s a ar, fui conhecê-lo na FISP!!!! Enviei e-mail com meus números, espero poder encontrá-lo em outra ocasião.

abraços


Data: 9/10/2010
Nome: Rebuli / Kombi Clube Curitiba e Fusca Mania Clube Curitiba
Email: rebuli.marco@ol.com.br
Mensagem: Mestre...embora muitos reparem apenas no salto do fusca Itamar, deixando assim passar desapercebidos o salto inspirador que este momento propiciaram para o fortalecimento do habito de grupos de fuscas se reunirem por todo nosso Brasil, assim criando os clubes de fuscas, vc sabe bem disse, pois me comentou isso em um de nossos agradáveis bate-papos.

"Um pequeno salto para um fusca, um grande passo para a quantidade de clubes de fusca".

Neil "ALEXANDER GROMOW" Armstrng

Abraços do Rebuli!!!!


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro amigo Rebuli,
Concordo com você no que se refere à importância da divulgação das atividades que levam ao movimento de motivação e fortalecimento do habito de grupos de Fusca se reunir em todo o Brasil. Hoje em dia temos muito mais grupos em atividade e um passo importante a ser dado seria a formação de uma Federação de Clubes e de Associações dedicadas ao Fusca e seus Parentes Próximos em nível Nacional. Como eu sempre digo, o cordão umbilical que une todos estes grupos é o importante motor VW Boxer refrigerado a ar, sendo assim esta federação, de modo simplificado, poderia ser a Federação Brasileira dos Clubes Dedicados a Veículos Equipados com Motor VW Boxer. A meta de tal federação é o apoio logístico aos grupos, o apoio técnico sobre os carros e a formação de uma entidade coesa com representatividade decorrente da quantidade de federados.

Falando de Neil Armstrong você acertou, um de meus passeios preferidos é a NASA em Cabo Canaveral. Pena que a administração Obama esta desmontando este importante centro de pesquisa espacial já que cortou severamente seus recursos financeiros.
Saudações refrigeradas a ar
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alexandre Machado
Email: amff2@uol.com.br
Mensagem: Fantástico!
Muita saudade daqueles tempos e do meu fusca.
Parabéns Gromow.


Data: 9/10/2010
Nome: LORENTE
Email: LORENTE@BTINTERNET.COM
Mensagem: MR GROMOW,,,
REALMENTE UM MARCO NA HISTORIA DO NOSSO FUSCA,...
E OLHA QUE DECOLAGEM PERFEITA E ATERRISAGEM FENOMENAL,,
UM FORTISSIMO ABRACO
LORENTE


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Amigo Alexandre Machado Fernandez Filho,
Como vai esta linda cidade que é Curitiba?
Grato por seu comentário e tenho certeza que o Fusca deixou saudade em muitas pessoas assim como você reportou ser o seu caso.
Um abraço
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro “SIR” Lorrente,
Um recado diretamente de Londres é uma distinção!
E sua Kombi como vai?
O Oswaldo Steves marcou história no Brasil e agora a sua companhia de shows com automóveis está sendo liderada por seu filho João Paulo. Temos vários pilotos deste nível que até realizam loopings em estruturas relativamente precárias armadas em ruas e praças deste Brasil. Mas quando o assunto é VW a família Steves vem logo à mente de todos.
Um abraço e até junho 2011 em Bad Camberg...
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alvaro Manso
Email: af.manso@uol.com.br
Mensagem: Caro Alexander, fico pensando no sangue frio que o Oswaldo Esteves teve para fazer este salto com o fusca em 1996, haja coragem e que precisão meu caro!!! Gostaria muito de estar presente na época, mas já deu para sentir através do seu artigo e dos comentários dos amigos que foi realmente um belíssimo dia de curtição e prazer aos apaixonados pelos fuscas. Parabéns mais uma vez!!
Abs,
Álvaro


Data: 9/10/2010
Nome: Paulo Mota (VW-Carreta)
Email: (recebido por e-mail)
Mensagem: Mestre A.Gromow
É sem duvidas muito bom ler suas historias e ver como você roda esse mundo falando sobre a minha, a nossa paixão, e saber como você uma pessoa de tanto carisma e simplicidade. Conheci você pessoalmente em Tiradentes MG de e almoçamos juntos, com o Juliano de Poços de Caldas MG e fico honrado em ter seu livro autografado e citado "ao Paulo Mota do Fusca+Carreta". Esse vídeo é lindo e não sei bem se você irá a Tiradentes esse ano e se irá fazer a segunda parte da palestra, caso for me confirme, pois na verdade eu só irei a Tiradentes se você for dar a palestra, pois estou em fase final de obra e a grana esta curtíssima, mas... A.Gromow é A.Gromow e não posso deixar de escutá-lo, há e NAO DIEXE DE LEVAR ESSE VIDEO PARA EXPOR NAQUELE TEATRO, ACREDITO QUE O PUBLICO VAI PULAR DA CADEIRA. UM ABRAÇO E OBRIGADO POR TODA ESSA TRAJETORIA E INCENTIVO A NÓS FUSCAMANIACOS. Falando em clubes mundo afora, toda primeira quarta-feira de cada mês faço aqui em minha cidade, Araruama - RJ um bate-papo e sempre é emocionante. Gostaria muito em ter algo seu que pudesse me presentear. Não sei o que, deixo por sua criatividade.
Um bom dia e ótimo fim de semana.


Data: 9/10/2010
Nome: Pedro Henrique
Email: pedrohalb@yahoo.com.br
Mensagem: Olá grande Alexander Gromow, tudo bem? Estivemos juntos em maio deste ano, lembra?
Bem, é uma grande honra poder assistir a este grande evento histórico, que muitos fuscamaníacos, inclusive eu, nem imaginavam que tivesse acontecido. Foi uma bela apresentação, fora os carros expostos na época, ainda com placa amarela.
Quando puder, não deixe de nos agraciar com seus artigos históricos. Conforme te disse pessoalmente, sou seu grande fã.

abração,

Pedro.


Data: 9/10/2010
Nome: Eder Roberto Gomes
Email: ccabh@ig.com.br
Mensagem: Mais uma rica apresentação do Fantástico Alexander... Mais uma vez, PARABÉNS, amigo! Eder


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Paulo Mota (VW-Carreta),
Grato por suas palavras!
A minha ida à Tiradentes está programada segundo o Magno Costa me informou. A palestra já está pronta e eu vou levar este vídeo do Vôo do Fusca sim.
Espero que suas finanças permitam a sua ida até Tiradentes que este ano irá fazer um mix entre Fusca e Jazz – com a parte cultural conforme foi no ano passado.
Um abraço
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Reynaldo Rodrigues
Email: rcadrey@ig.com.br
Mensagem: O Sr. Gromow achando que é mais conhecido fora do Brasil!!! Mas se até o Jô Soares já teve a oportunidade de apertar sua mão e entrevistá-lo;

http://123nonstop.com/videos-Soares,_Alexandre



Data: 9/10/2010
Nome: Filippo
Email:
Mensagem: Magnifico! Ancora una GLORIA per il Nostro Maggiolino (Fusca)


Data: 9/10/2010
Nome: Rogério Caldas de oliveira
Email: 911.rogerio@gmail.com
Mensagem: Estava sumido hein! Ótima matéria de retomada! Como você finaliza, uma matéria, também para a nova geração de adptos do Hobby! Já não sou tão novo assim (38), mas na época, embora simpatizante dos VW´S, não possuia a essência do antigomobilismo como hoje! Este momento documentado, nos faz retornar no tempo e poder ver os detalhes de época, como as placas amarelas!
Valeu por estes momentos!!


Data: 9/10/2010
Nome: Elcio Roberto Medeirtos
Email: elcioroberto@ig.com.br
Mensagem: Fiquei imensamente feliz ao encontrar essa fita VHS do evento que filmei em 1996, e mais ainda em poder lhe enviar a imagem em video que digamos estava "faltando" no curriculo do Alexander como presidente do clube do Fusca.
Como sempre meu caro amigo Alexander Gromow, voce sempre nos surpreendendo com materias e livros fantasticos sobre essa paixão arrebatadora que é o sempre glorioso Fusca, que quer queiram ou não, foi e sempre sera o carro que iniciou a industria automobilistica aqui no Brasil.
Parabens e abraços !!!


Data: 9/10/2010
Nome: Magno Costa
Email: magno@agenciab4.com.br
Mensagem: Nossa uma grande materia, estou emocionado, obrigado Alessander por poder nos proporcionar isto.
Um grande abraço e nos encontramos em breve meu nobre amigo.
Acesse www.classicfusca.com.br


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Pedro Henrique,
Realmente, lá se vão 14 anos, que idade você tinha em 1996? Ademais você mora no Rio de Janeiro e as notícias não se espalhavam tão facilmente. Naquele tempo eu fazia os registros dos eventos, na medida do possível, através do boletim interno do clube, o “A BANANINHA”, mas agora temos a facilidade da Internet e dos equipamentos com as máquinas fotográficas com funções de gravação de vídeo.
Irei processar os dados que tenho e divulgar eventos “antigos” para que não caiam o esquecimento. Existem coisas interessantes, aguarde…
Grato por seu comentário e um abraço
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Álvaro Manso,
Imagine você como as coisas eram quando o Oswaldo Steves fazia o show dele com Fuscas na década de 60 e 70… O tipo de rampa que eles usam não admite erro, é uma coisa para profissionais. O salto foi arriscado já que o Steves não usava este tipo de carro em seu trabalho há um bom tempo e teve que se valer de sua experiência.
Grato por seu comentário.
Um abraço
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Eder,
Grato por seu comentário.
Espero encontrá-lo em Tiradentes este ano.
Saudações
Alexander


Data: 9/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Reynaldo Rodrigues,
Grato pela réplica e ai vai a tréplica…
O Site que você indicou está apresentando um vídeo que eu havia colocado na Internet para divulgar a entrevista com o Jô Soares. Mas há outras entrevistas minhas que já fazem parte de uma antologia no meio dos Fuscamaniacos. Uma é a entrevista com a falecida TV Jovem Pan – que foi um osso duro de roer, e outra, dividida em 4 segmentos, é um excelente trabalho feito junto à Rede Vida. Se você ficou curioso vá até a pagina abaixo que tem links para todos este vídeos. Depois envie seus comentários. Link:
http://www.fuscabrasil.net/videos/Gromow-index.htm
Saudações


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Filippo,
Bello che hai preso il tuo tempo a commentare questo articolo.
E 'bello ricevere i tuoi commenti inviati da San Remo Italia.
Spero di vedervi in Bad Camberg.
Saluti
Alexander


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Rogério Caldas de Oliveira,
Eu esclareci o motivo do sumiço em minha resposta ao Paul Gregson, a saber viagens ao estrangeiro e depois à Curitiba entremeadas com muito trabalho.
É interessante como o detalhe das placas amarelas foi observado aqui nos comentários. E isto faz parte da história, as placas inicialmente de seis números e de cor laranja passaram a ter duas letras e quatro números e a cor amarela para finalmente receber três letras, manter quatro números e serem pintadas de cinza.
Grato por seu comentário
Saudações
Alexander


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Elcio Roberto Medeiros,
Como você pode ver o vídeo do Vôo do Fusca logo resultou nesta matéria e se você conferiu a versão que carreguei no YouTube você verá a indicação à VIXES Vídeo. Acho que ainda temos material para recuperar e apresentar ao pessoal dentre o que foi gravado em eventos no meu tempo de FC do Brasil. Vamos pesquisar.
Grato pela ajuda naquele tempo e agora.
Um abraço
Alexander


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro amigo Magno Costa,
O homem “Classic Fusca”!
Agradeço a seu comentyário e você pode estar certo que eu também ainda me emociono ao rever o Vôo do Fusca...
O interessante nestas novas tecnologias é que nós podemos divulgar este tipo de material de uma maneira muito mais abrangente, neste caso também graças ao suporte da equipe do Portal MAXICAR, do Fernando e da Fátima.
Sim, nos veremos em breve em Tiradentes.
Um abraço
Alexander


Data: 10/10/2010
Nome: Tulio Lazarini
Email: tulio.lazarini@gmail.com
Mensagem: Caro Alexander,

Que tempos gloriosos foram aqueles para o Fusca Clube... saudades... hoje, acredito que estamos renovando o ânimo, especialmente aqui no Centro Oeste, com o VW Boxer Clube assumindo o papel de partícipe na efervescência antigomobilista da região.

Contudo, ainda temos uma lacuna muito difícil de preencher, a do estudo e preservação da história do Sedan. Eu tento, com dificuldade, preservar um acervo pessoal que fica sempre à disposição do VWBDF, mas quase ninguém faz uso dele... Os clubes estão se tornando um espaço de lazer e exibição apenas, isso é triste.

E por isso sua coluna aqui na Maxicar é tão relevante. Seu valoroso acervo, aqui materializado e eternizado, vai deixando para a minha geração e para as próximas todos os fatos e feitos do Sedan aqui no Brasil e no mundo. Mais uma vez, valeu!

Saudações refrigeradas a ar!


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Confrade Túlio Lazzarini,
Sim, realizamos grandes eventos naqueles tempos, dois deles estão registrados no Livro Guinness edição brasileira – é possível que eu vá tratar de um ou outro em meus próximos artigos...
Concordo com você em gênero número e grau no que se refere à importância da preservação da história do Fusca, aliás, esta é a minha bandeira há uns trinta anos!
Neste sentido, graças à iniciativa do Magno Costa, eu dei início ao trabalho como palestrante sobre a história do Fusca. Este inicio foi no Classic Fusca em Tiradentes no ano passado e darei continuidade este ano. Neste ano, através da ação do Humberto Horta, foi feito um Seminário sobre o Fusca em Manaus, com duas palestras em dois dias seguidos. Espero que se sigam outras palestras...
Isto se soma aos livros, às entrevistas, aos Sites, à coluna Volkswagen World aqui no Portal MAXICAR e assim por diante.
Sim, você tem razão, aqui no MAXICAR já está se reunindo um acervo interessante, e espero que minha ocupação me permita ampliá-lo cada vez mais.
Grato por seu comentário e um abraço
Alexander


Data: 10/10/2010
Nome: Fábio Strazzeri
Email: (recebido por e-mail)
Mensagem: Querido Alexander !!!
Eu estava Lá e foi maravilhoso ; parabéns por esta reportagem onde mostra a coragem do Fusca , e lógico da equipe STEVES.......!!!!
Fadú


Data: 10/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Fadú,
Que bom receber uma mensagem de mais um dos participantes daquele evento e em especial você que tanto colaborou naquela época.
O Fusca sempre foi e continua sendo um herói, e o Steves também!
Um grande abraço
Alexander


Data: 11/10/2010
Nome: Sheila Palhano
Email: (recebido por e-mail)
Mensagem: Oi amigo!!!!
Parabens pela materia, e nada melhor na vida que ver um sonho realizado,
nao importa quanto tempo demore, so nao podemos desistir nunca.
Grande abraco.


Data: 11/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Cara Sheila,
É isto mesmo, não devemos nem podemos esmorecer jamais.
Neste caso, como digo na matéria, ocorreu uma somatória de conjunções favoráveis que envolveram a disposição da VW em ajudar, a realização do Show da Equipe Steves durante o evento, a disponibilidade de um carro para fazer o vôo, pessoas que ajudaram muito...
Grato por seu comentário.
Um abraço
Alexander


Data: 11/10/2010
Nome: Reynaldo Rodrigues
Email: rcadrey@ig.com.br
Mensagem: Caro Gromow, você deu um show naquela entrevista com a extinta TV Jovem Pan, isso você fez, e posso dizer que com muita categoria! Eles tentaram denegrir a imagem do Fusca, mas você foi "10".
Eu não tinha conhecimento destas entrevistas, estou baixando agora.

abraços


Data: 12/10/2010
Nome: Jorge Barros
Email: jorgebarrosneto2010@hotmail.com
Mensagem: Meu caríssimo amigo Conde Xela, Alexander Gromow.


Adorei o teu artigo!


Veja, só...Outro dia, lá pelos idos de 1644 na cidade do Recife, um outro Conde, o Maurício, também desafiou Newton e fez um boi voar! Sim, um boi vôo sobre a ponte que ele diligentemente mandou construir para ligar a Ilha do Leite ao continente litorâneo pernambucano, por ocasião das festividades de sua partida em retorno para a Holanda!

Veja só que coincidência...eis que 352 anos depois do feito de Nassau, tu, queridíssimo amigo, também um nobre, também um russo-germânico, também um ícone do empreededorismo, promoveste algo inusitado e fizeste um FUSCA voar! Será "mal" da realeza, esse desejo de querer fazer as coisas voarem???

Meu caro..., sendo a força genética desse líquido azul que corre em tuas veias ou não, por conta do enorme privilégio que tenho de te conhecer bem, como conheço te há tantas décadas, e tendo "inszwischen" testemunhado e aplaudido tantas façanhas do teu admirável talento e da tua inesgotável verve criativa, não me assombra mais nada vindo de ti, nobre amigo!

Costruistes - e segues construindo, para deleite e orgulho dos teus amigos - uma fantástica história de vida, baseada na valorização do talento e da inteligência, no zelo com a integridade ética e moral, na incansável busca por fazer sempre o melhor, na preocupação com a perfeição dos detalhes e com o ditoso carinho que tens com os teus amigos. És grande, meu caro! O teu nome se escreve - e sempre se escreverá - com todas as letras maiúsculas; ALEXANDER ALEXANDROVICH GROMOW !

Receba um grande e saudoso abraço do teu amigo de sempre,


Jorge Barros


Data: 12/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Amigo Jorge Barros,
Fiquei curioso para saber mais sobre a história da vaca voadora do Conde Maurício de Nassau, líder da invasão holandesa, que além do episódio do ruminante voador deixou traços étnicos que se refletem em sararás de olhos claros que encontramos pelas ruas do Recife...
¡Tus palabras déjanme de veras halagado mi noble y admirado amigo!
Acho que não adiantaria dizer que as façanhas que você aponta talvez decorram mais da teimosia do que dos fatores nobres e positivos que você enumerou.
Fique certo que na mesma proporção que você me unge com seus comentários sobre o meu modo de agir eu retribuo com a minha admiração por tudo o que você já realizou como profissional e principalmente como pessoa.
Com o meu grande agradecimento por seus generosos comentários
Aceite o meu abraço fraterno
Alexander Gromow


Data: 13/10/2010
Nome: Alexandre Vilas
Email: alexpianista@hotmail.com
Mensagem: haaaa!!!

Caríssimo Conde Xela !!!
Achei que jamais assistiria um vídeo de um fusca voando que não fosse filmado ou produzido pelos Estúdios Disney hehehehe!!!

Que alegria me proporcionou esse vídeo!!!

O que poucos sabem, é que todas as minhas aulas de auto-escola (feitas pasmem a mais de 15 anos) foram dadas em fusca! Minha prova prática de motorista fora feita num fusca e é claro que foi só alegria!!!

Hoje mesmo especulava sites a procura de um fusca bonito e conservado para minha aquisição !!!

São coisas que somente apaixonados por esse VW entendem...

Belíssimo arquivo este, obrigado por compartilha-lo conosco!!!

Meus parabéns!!!

Espero conhece-lo em breve!
Alexandre Vilas - ELAM



Data: 13/10/2010
Nome: Alexander M. Fleming
Email: amfleming@uol.com.br
Mensagem: Caro Gromow,

Muito legal esse flash-back, com video e tudo!
Quando você mencionou Esteves, uma luzinha acendeu.
Lembro de ter visto toda a equipe em Interlagos, mas, não consegui lembrar exatamente quando foi. Durante um bom tempo eles estacionaram as cegonhas com os carros aqui na
Aclimação, perto do Parque, eu passava todo dia a caminho do serviço. Parabéns pelo seu direcionamento no Clube do Fusca e o artigo.

Abraços !!!

Fleming


Data: 13/10/2010
Nome: CLAUDIO MAZZONI
Email: desktop@barbacena.com.br
Mensagem: Parabéns Alexanderrrrrrrr, legal realizar um grande sonho, e quando este sonho é compartilhado, é logico, se torna realidade. Espetáculo o vídeo e a acrobacia.

Grande abraço a vc, nos econtraremos novamente em Tiradentes
Claudio Mazzoni


Data: 14/10/2010
Nome: Augusto Mäder
Email: augustovmader@gmail.com
Mensagem: GROMOW,
prezado colega,

É com a alegria de sempre que recebo mais esta tua reportagem sobre o inesquecível FUSCA!

Saiba que teu entusiasmo e dedicação à lenda do automobilismo brasileiro nos emociona.

Coisa rara neste Brasil, tua persistência em prol do tema FUSCA só pode ser movida por um amor profundo pelo veículo que tanto marcou nossa geração e a de nossos pais...

Particularmente, o histórico "Vôo do Fusca" de 1996, aqui tão bem relatado por você, nos emociona sobremaneira pelo rememoração ora provocada e pela oportunidade de se arquivar este feito tão marcante.

Agradeço-te pela honra de pertencer a teu mailing list, pois me orgulho de haver sido teu colega na EEUMack e, principalmente, face a teu destacado e louvável currículo profissional.

Abraços sinceros do
Augusto Vercesi Mäder


Data: 15/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Alexandre Vilas,
Achei interessante a sua observação sobre os filmes da Disney, o Herbie veio obviamente à mente com suas peripécias incríveis, bem lembrado.
Muita gente teve sua iniciação a volante com um Fusca, sei disto, se bem que no meu caso foi um Citrën 11CV Normal, obviamente de cor preta e isto ocorreu em Porto Alegre – veja a foto do “Pata Choca” já em são Paulo e em boa companhia de um Fusca – isto no fim da década de 60: http://www.flickr.com/photos/gromow/2562688641/in/set-72157605513281339/
Quanto à sua procura de um Fusca acho que o pessoal do Portal MAXICAR pode ajudar, volta e meia aparecem Fusca em bom estado prontos para trocar de dono.
Muito obrigado por seu comentário
Um abraço
Alexander


Data: 15/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro amigo Fleming,
A Equipe Steves continua fazendo shows pelo Brasil, agora sob a liderança do filho do Oswaldo, o João Paulo. Eu conheço a rua da Aclimação que você citou eu também costumava passar por lá.
Muito obrigado por estar sempre participando com seus comentários, valorizando com isto o meu trabalho.
Um abraço
Alexander


Data: 15/10/2010
Nome: Alexander Gromow
Email: a.gromow@hotmail.com
Mensagem: Caro Claudio Mazzoni,
Grato por seu comentário.
Sim, a acrobacia do Oswaldo Seves foi perfeita, na câmera lenta é possível ver detalhes do vôo.
Em Tiradentes pretendo realizar mais um sonho que é a complementação da palestra do ano passado, agora falando do Fusca no Brasil. Vamos ver a audiência que teremos...
Um abraço
Alexander


Data: 15/10/2010
Nome:
Email:
Mensagem: Caro Augusto Mader,
Recebo seus comentários com satisfação e orgulho, pois eles vêm de um admirado colega de turma, hoje um Mestre em Engenharia, um engenheiro, como eu, que no ano que vem completará 40 anos de profissão.
Eu também me emocionei quando consegui o material em vídeo deste evento em Interlagos detalhando o Vôo do Fusca, acho importante ir rememorando estes eventos, pois caso contrário eles irão se perder no limbo do passado.
Um grande abraço
Alexander Gromow


Data: 20/10/2010
Nome: Juliano Dalla Rosa
Email: clubedofuscapocos@yahoo.com.br
Mensagem: Mestre Gromow..

Mais um belo artigo....
Realmente emocionante...
So mesmo o Fusca para nos proporcionar estas sensações..

Com certeza estarei em Tiradentes para a segunda parte da palestra.. IMPERDIVEL!!!


Abs

Juliano D. Rosa


Data: 26/10/2010
Nome: Marcos Aurélio Magaton
Email: marcosmagaton@hotmail.com
Mensagem: Valeu Alexander!
Ficamos lisonjeados pela publicação de nossa foto em sua ótima coluna.
Grande abraço,

Marcão
Atlas Acessórios Automotivos.


Data: 10/11/2010
Nome: inacio
Email:
Mensagem: Sr. Alexander...fui as lagrimas assitindo o voo historico do serie ouro...simplesmente, indescritivel.................



trocar imagem


<<VOLTAR AO ÍNDICE DE ARTIGOS

Número de acessos a esta matéria: Count

©Reprodução proibida sem prévia autorização