Coberturas

1998-2018 – Vinte anos de Fusca Club ABC

Deu festa!!!

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Kombi do Clube, resultado de uma ação entre amigos, já que o Fusca Club do ABC nunca cobrou mensalidades de seus associados

No sábado, dia 16 de junho de 2018, o Fusca Club ABC realizou a sua festa de 20 Anos no Piso G5 do Shopping Golden Square de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Este evento foi uma edição especial do ciclo de eventos realizados no convênio entre o clube e este shopping que realizam, conjuntamente, os eventos mensais que são os “Encontros dos Clássicos”.

Chamada do evento “Encontro dos Clássicos – Edição Especial. O Fusca Club do ABC organiza estes eventos mensais numa área excelente, coberta e com toda infraestrutura de um shopping (Divulgação Fusca Club ABC)

Fundado em 1998 o Fusca Club do ABC tem muitas histórias para contar e eu tenho a satisfação de ter participado de muitos dos eventos deste clube amigo. Voltando para o ano de 1999, um registro do início dos passeios do clube:

Da esquerda para a direita: Fusca 1967, branco, do Edi (que depois foi roubado de dentro da garagem da casa dele); Fusca 1954, preto, do Geleia e Fusca 1965, azul, do Luciano (foto Edi Fernandes)

Das fotos do evento eu escolhi para a foto de abertura uma que mostra muito sobre o espírito de grande família deste clube: é a foto do momento de os filhos de sócios do clube apagarem as velinhas do bolo depois do “parabéns a você”, todos já vestindo a camisa do clube. A esperança é que alguns deles sigam as pegadas dos seus pais e mantenham esta chama acesa por muitos anos.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Kombi do Clube, resultado de uma ação entre amigos, já que o Fusca Club do ABC nunca cobrou mensalidades de seus associados, mas teve que batalhar para poder oferecer os eventos, com direito a brindes e tudo mais. O clube tem trabalhado a venda de camisetas, adesivos e lembranças para levantar recursos. Esta Kombi será o escritório ambulante do Clube:

Nesta foto os dois marcos do clube: a barraca do clube e, atrás, a Kombi do clube, aquisições que se farão presentes nos eventos futuros (foto Edi Fernandes)

Todos os participantes do evento receberam um diploma de participação, um adesivo do evento, um vale bolo de aniversário e um número para o sorteio de brindes.

Este é o adesivo do evento (Divulgação Fusca Club ABC)

Abaixo a reprodução do diploma do evento:

Este é o Certificado de Participação em tamanho A4

Numa carrocinha o bolo de aniversário esperava pelos participantes em embalagens individuais:

Mas havia um outro bolo, este dedicado às velinhas com o número 20 e dedicado para cantar os parabéns para o clube. Foi feito um tipo de diorama para compor o clima da festa, tudo isto tendo o banner do clube de pano de fundo; este foi o cenário da foto de abertura desta matéria.

Mesa carinhosamente preparada com o bolo oficial de aniversário com as velinhas indicando 20 anos do clube (Foto autor)

A área do piso G5 do shopping foi toda ocupada pelo evento, tanto pelos carros participantes, como por um mercado de pulgas com várias barracas.

Vista parcial da área destinada aos carros participantes (Foto autor)
Vista parcial da área destinada ao mercado das pulgas (Foto autor)

Agora vamos ver algumas fotos dos carros que estiveram por lá. Logo na entrada do G5 estava estacionada esta réplica de uma rádio patrulha da Policia militar, com as suas cores, insígnias e equipamentos de época. Um trabalho meticuloso e bem-sucedido do Irineu Capozzi Jr.:

O Irineu, orgulhoso, ao lado de sua radio patrulha particular (Foto autor)

Fazendo parte da tribo dos Fuscas + Carretinha, o amigo Antônio Carlos Chiaretto posa em frente de seu carro, detalhe para a pintura da Basílica de Aparecida na carretinha:

Antônio Carlos Chiaretto e sua dupla Fusca + Carreta, lembrando que o Segundinho, Fusca com carreta do Nauro Júnior está agora na Rússia para acompanhar a Copa 2018 (Foto autor)

Vindo de Cabo Frio, Rio de Janeiro, o Giovanni Moreira Afonso, aproveitou para participar da festa de aniversário:

Aqui estamos apontando para o cartaz que traduz a filosofia do Giovanni: “Fusca parado não faz história” e naquele dia ele tinha completado a marca de 3.000 km rodados em suas férias de 2018 (Foto autor)

Estes encontros também são uma ótima oportunidade para encontrar amigos como foi o caso do Luiz Eduardo Costa e esposa:

Eu bem que avisei que com o meu peso o Fusca iria “afundar” e não deu outra, ficou parecendo um Fusca rebaixado (Foto autor)

Quando alguém aponta uma câmera fotográfica logo se reúne um alegre grupo de amigos para tirar “aquela” foto, como a que vai abaixo:

Da esquerda para a direita: Wagner Telles, Reginaldo, eu, Marcos, Edi Fernandes e o Giovanni Afonso (Foto autor)

A uma certa altura o Edi pegou o microfone e fez uma resenha dos vinte anos do clube. Eu tive a oportunidade de dizer algumas palavras também e recebi um lindo quadro comemorativo dos 20 anos do clube. Abaixo algumas fotos desta parte da festa:

Este é o quadro comemorativo dos 20 anos do clube que eu recebi de presente (Foto autor)

Uma homenagem merecida: o Antônio Carlos Chiaretto foi portador de um ofício de 14 de junho de 2018 do Deputado Estadual Pedro Kaká, endereçado ao Presidente do Fusca Club do ABC, Edivaldo Fernandes, parabenizando-o pela data. A entrega desta carta faz parte do vídeo abaixo que mostra alguns trechos das falas da parte comemorativa da “parte oficial” da festa:

Outra visita que deu o seu recado ao microfone foi o Fernando Barbato da Volkswagen que aparece na foto abaixo:

Da direita para a esquerda: Fernando Barbato, Edi Fernandes, Luiz Medeiros, Ruth e Anderson (Foto autor)

Uma dupla de bons músicos tocou durante o evento, o repertório agradou a todos:

A dupla “Vox Company” brindou os presentes com boa música (Foto Fusca Club ABC)

As crianças não foram esquecidas, pois foi montado um “espaço kids” com Fuscas e Kombis impressos em papel e muitos lápis coloridos para as crianças brincarem:

O cantinho dedicado para as crianças (Foto Fusca Club ABC)

Seguem mais algumas fotos de carros que participaram do evento:

Reitero o que eu já disse durante o evento, quando fui convidado a dizer algumas palavras: a Família Fusca Club ABC está de parabéns por seus 20 anos e os votos são de muitos anos mais neste ritmo de trabalho e com toda esta amizade que eles têm uns pelos outros.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.