Curiosidades

Recaro: a história da mais famosa fabricante de bancos do Mundo

Marca alemã nasceu em 1963. Mas tem origem no iniciozinho do Século XX, como fabricante de carrocerias

Quando falamos em bancos para automóveis, qual a primeira marca que vem à sua mente? Aposto que você respondeu Recaro!

É que essa fabricante alemã se tornou ao longo do tempo a maior especialista no assunto e já forneceu (e continua fornecendo) os mais modernos, ergonômicos e seguros bancos para as principais marcas de automóveis do planeta. Geralmente equipam aqueles modelos mais esportivos, inclusive no Brasil.

Aposto que você também é um fã da Recaro! Mas você sabe algo a respeito da sua origem? Pouca gente sabe! Assim, o mega site americano Hemmings resolveu contar a história dessa respeitada empresa — com sede em Stuttgart — criada em 1963, mas que tem origem em 1906, quando Willhem Reutter fundou uma pequena empresa — depois rebatizada de Stuttgarter Karosseriewerke Reutter u. Co. — que acabou se tornando um dos maiores nomes na fabricação de carrocerias da Europa no Século passado.

Foi a Reutter que, por exemplo, fabricou para Ferdinand Porsche os primeiros protótipos do Fusca e também os 40 modelos definitivos, em 1938. A parceria com a família Porsche continuou, com a produção dos 500 primeiros 356.

A cooperação entre as duas empresas durou até 1963, quando a Porsche acabou assumindo todo o controle acionário da Reutter.

Foi a partir deste fato que nasceu a Recaro, cujo nome é a junção das palavras REutter e CAROsserie.

Conheça essa história completa no Hemmings. A matéria está naturalmente em inglês, mas nada que o tradutor automático do Google não resolva.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: montagem sobre imagens da Hemmings

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp