Coberturas

Homenagem aos 50 anos de Lançamento do Opala – Niterói, RJ

O versátil cinquentão que marcou uma época

Primeiro automóvel de passeio da GM do Brasil reuniu proprietários e entusiastas no Sam’s Clube. Foram mais de 130 Opalas e Caravans em exposição

No último domingo, o Opala Clube do Rio de Janeiro e o Nictheroy Clube de Veículos Antigos se uniram mais uma vez para mais um evento de sucesso: a comemoração dos 50 anos do Opala!

Foram 130 Opalas, além de carros de outras marcas/modelos

O evento reuniu os melhores Opala do Rio de Janeiro, assim como os mais apaixonados opaleiros! Foram pouco mais de 130 Opalas e Caravans, que compareceram ao longo da manhã, vindos de todas as regiões do estado, para celebrar os 50 anos do lançamento de um dos mais cultuados automóveis no Brasil. Foi confeccionada uma camisa polo alusiva ao evento, além de um kit individual com placas, certificado e outros itens comemorativos para os inscritos previamente, além de banners alusivos à ocasião. A variedade de configurações dos exemplares em exposição, que foram posicionados de acordo com seu ano de fabricação, contou a história da linha Opala. Os visitantes tiveram a oportunidade de ver, por exemplo, Opalas 1969 e 1970 com interiores originais de fábrica nas cores azul, vermelho e branco, além do tradicional preto. Além da diversidade de cores das carrocerias, bem diferente dos dias atuais.

Belos interiores

Estiveram presentes Opalas das versões mais básicas até as mais luxuosas, passando pelos esportivos SS, nas opções coupé e sedan, além das Caravans, com motores de 4 ou 6 cilindros, álcool ou gasolina, câmbios manual ou automático, no assoalho ou na coluna, entre diversos outros itens. Assim, foi possível para o público presente entender a versatilidade da linha Opala ao longo dos anos de produção e como ela agradava a diferentes perfis de consumidor, ultrapassando a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.


Opala Sedan de Luxo 1970

Opala de Luxo Sedan 1972

Opala Especial Coupê 1972

Caravan SS 1978

Opala SS 1978

Opala Coupê 1980

Comodoro Sedan 1976

Diplomata Coupê 1986

Diplomata Sedan 1992

E, claro, tivemos a presença de diversos modelos de carros antigos, que vieram prestigiar a celebração dos 50 anos do Opala. O espaço destinado ao evento teve todas as suas vagas preenchidas, passando dos 200 veículos antigos no total.

O raro Vauxhall 1952 foi premiado

A tradição do sorteio de brindes para dois sócios do Nictheroy Clube presentes ao encontro foi mantida. E o troféu de destaque do mês foi entregue para um raro automóvel inglês de coração Chevrolet: o Vauxhall Velox 1952 do associado Carlão.

Entre os Opala, foram entregues troféus de destaque para três categorias:

  • Opala que mais rodou para chegar ao evento: Mário César Venâncio (Campos dos Goytacazes – RJ), Opala de Luxo 1969
  • Opala mais antigo (chassi mais baixo): André Bastos, Opala de Luxo 1969
  • Opala mais novo (chassi mais alto): Alexandro José Eiris, Opala Comodoro SL/E 1992

Após a entrega dos troféus, a história do Opala foi contada pelo Diretor Técnico do Nictheroy Clube e Diretor de Eventos e Divulgação do Opala Clube do Rio de Janeiro, Cezar Pitombo. Em seguida, placas de homenagem foram trocadas pelos presidentes de ambos os clubes, Francisco Esteves e Welco Amorim, celebrando essa antiga parceria de sucesso.

Welco Amorim e Francisco Esteves

Gostaríamos de agradecer a todos os clubes presentes, que ajudaram a abrilhantar o dia. Ao Sam’s Club, nosso parceiro de longa data, nossos mais sinceros agradecimentos por todo o apoio, na figura do Sr. Antônio, que foi indispensável em um evento deste porte.

As fotos da carreata foram gentilmente cedidas pelo Marcos Tadeu, presidente do Karmann Ghia Club do Rio de Janeiro, assim como as fotos aéreas são de autoria do Marquinhos Jaia, associado do Opala Clube do Rio de Janeiro.

Aguardem também nossa cobertura do evento em vídeo!


ÁLBUM DE IMAGENS


Texto: André Grigorevski
Fotos: André Grigorevski, Marcos Tadeu e Marquinhos Joia
Edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados