Coberturas

Encontro Mensal do KGC de Carros Clássicos – Janeiro de 2018 – São Paulo, SP

O Buggy Kadron foi lançado em 1969 com o nome de Tropi

Na primeira edição do ano, dois modelos projetados por Anísio Campos

Com mecânicas VW e carrocerias em fibra de vidro, Dacon Pag Nick e Buggy Kadron são bem raros atualmente

Em 1969, mestre Anísio Campos apresentava o Tropi, um dos pioneiros buggys brasileiros (ao lado do Bugre, fabricado em Rio Bonito – RJ), depois rebatizado de Buggy Kadron. A fórmula era a clássica, com carroceria em fibra de vidro (fabricada pela Puma) e chassis encurtado + mecânica refrigerada a ar do Fusca.

Dacon Pag Nick da segunda geração, para 4 pessoas

19 anos depois nascia outra obra do famoso designer brasileiro: o Dacon Pag Nick, um mini-carro com plataforma e mecânica AP 1.8 dos VW Gol/Voyage/Saveiro. Originalmente com apenas dois lugares e curiosas ‘alças’ na parte traseira, o Pag Nick logo ganharia uma versão de 4 lugares (sem as tais ‘alças’). Foram fabricadas apenas 200 unidades.

Hoje, esses dois carros são muito raros e a chance de ver ambos em um mesmo evento é bem pequena. Mas eles estiveram presentes na primeira edição de 2018 do Encontro Mensal do KGC de Carros Clássicos, que aconteceu no último domingo, 14 de janeiro. Aliás, do buggy foram dois exemplares.

Puma GT 1500 1968

E antes que esqueçamos, havia ainda um raríssimo Puma 1968, modelo de estreia da versão Volkswagen desse que foi o esportivo brasileiro de maior sucesso de todos os tempos. Com chassi encurtado e mecânica do Karmann Ghia, essa versão de 1968 tem características muito particulares, como rodas de aço estampado com calotinhas imitando as de cubo rápido, retrovisor externo instalado no paralamas e vidros dianteiro e traseiro com cantos vivos. O motor era o 1500 e a denominação era apenas GT. Embora tenha sido uma criação de Rino Malzoni, conta a história que o projeto recebeu várias sugestões de… Anísio Campos.

Então, que nos perdoem os Chevrolets Special de Luxe 1941 e Bel Air 1956; o Plymouth 1949; o Dodge Le Baron 1979; os diversos Mercedes-Benz; o Jaguar CJ6 1972; o Ford Coupê ‘Street’ 1937; o Vauxhall Veloz 1950; a dupla de Mini Coopers; e até mesmo os ‘donos da casa’: os Karmann Ghias. Mas Anísio Campos foi o grande destaque desta primeira edição do Ano Novo.

Lembramos que este evento acontece todo 2º domingo do mês, na Praça Província de Saitama, no Alto de Pinheiros.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.