Coberturas

Dia Nacional do Fusca – São Bernardo do Campo, SP

Uma visão panorâmica (bem!) parcial do evento

Para lá de 1.000!

Volkswagens clássicos lotaram o estacionamento de shopping center. Originais, modificados, curiosos. Havia de tudo um pouco

Bem mais de 1.000 Fuscas (isso mesmo!) e seus derivados prestigiaram a comemoração do Dia Nacional do Fusca, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Organizado pelo tradicional Fusca Clube do Brasil – SP, o evento aconteceu no último domingo, 21 de janeiro, no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping.

Democrático como o próprio modelo, o evento reuniu de tudo em termos de Volkswagen refrigerado a ar. Entre os modelos originais, destaque para alemães 1957 e 1959; o 1200 1966 vermelho Granada; o 1500 1970 azul Diamante; e o “Bizorrão” 1600S 1975 branco Lotus;

Em primeiro plano, o “Horácio”, com o personagem de Maurício de Souza ao volante

Já famoso nos eventos paulistas, o 1300 1974 verde Hippie apelidado de “Horácio” também esteve presente e claro, com o personagem da Turma da Mônica ao volante. Pertencente ao presidente do clube organizador — Ervin Moretti — o carro até já ganhou até o autógrafo do próprio Maurício de Souza.

O Herbie de “Se meu Fusca Falasse” (ele sempre aparece…); o cor de rosa com provocantes cílios e carnudos lábios à la “Penelope Charmosa”; e um verde limão com portas suicidas foram alguns dos modificados bem curiosos. Mas havia também os mais convencionais, como os Bajas, os “old school” e os “rat”, esses cada vez mais numerosos.

Não faltaram também os bravos Fuscas de serviço: Telesp, Polícia, auto-escola e taxi. E entre as Kombis, também algumas nobres profissionais: ambulâncias e até mesmo uma “funcionária pública”, da Prefeitura local.

E os outros “parentes” também foram convidados para a festa, como Karmann Ghia, SP2, Variant, TL, Brasília, VW 1600 “Zé do Caixão” e Gol  — sim, ele já teve uma versão refrigerada a ar, lembra?

De Pernambuco a São Paulo: 2.700 km

Qual o Fusca que rodou a maior distância? Foi um 1300 branco Polar. Ele partiu de Igarassu – Pernambuco, distante nada menos que 2.700 quilômetros de São Bernardo do Campo. Isso é que é vontade de comemorar!

O Dia Nacional do Fusca é celebrado desde 1989.


ÁLBUM DE IMAGENS


Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.