Alexander Gromow

Volkswagen Oktoberfest 2017 em Hong Kong

Pela primeira vez um encontro de amantes da marca organizado pela Volkswagen em Hong Kong, na China

Ainda no início da década de noventa eu fiz contato, na época ainda por correio, com vários presidentes de clubes de Fusca pelo mundo. Isto foi necessário para a divulgação da ideia do Dia Mundial do Fusca, que eu estava gestando depois do encontro de Bad Camberg em 1991, na Alemanha; a outra finalidade destes contatos era a definição do dia mais adequado para esta comemoração.

Todos estes contatos internacionais recebiam uma cópia do “A BANANINHA”, boletim interno do Fusca Clube do Brasil, que na época era bilíngue, português e inglês – com isto foi possível divulgar este clube para o mundo, tornando-o conhecido e respeitado internacionalmente.

A comunicação com os clubes internacionais era feita na página do editorial, este ocupava meia página, a outra metade era a seção “Some words to our friends abroad” (algumas palavras para nossos amigos do estrangeiro) que eu usava para fazer contato com clubes do estrangeiro. Isto incluía o Andrew Ng, que na época representava o Hong Kong Beetle Club que não existe mais, hoje ele é membro do Bug in Hong Kong Club.

Hoje, com 52 anos de idade, o Andrew Ng, que é supervisor de garantia em pós-venda de carros, e que já teve vários Fuscas, tem um Super Beetle 1303 ano 1972; ele pretende ficar com este carro para sempre (Foto: SCMP Pictures):

Dei uma pesquisada em meu arquivo de “A BANANINHA” e encontrei a sua primeira versão “speed” (velocidade, rapidez), eram boletins menores que apareciam entre as versões plenas. É a edição de abril de 1993. Abaixo é apresentada a reprodução da capa e da página do editorial, onde eu ressaltei o trecho no qual o Andrew Ng é citado (seu nome está ressaltado com marcador amarelo).

Pois bem, de lá para cá eu mantive contato com o Andrew que recentemente escreveu relatando o primeiro evento envolvendo clubes da marca que a representação da Volkswagen em Hong Kong patrocinou. Para a alegria dos amantes da marca Volkswagen daquele território autônomo – uma região administrativa especial da China, antiga colônia inglesa, situada no sudoeste da China.

Eu tenho uma visão global do movimento fuscamaniaco graças ao Dia Mundial do Fusca e a todos os contatos que foram feitos e continuam a ser feitos com clubes de várias partes do mundo. Mas muitos de meus leitores e leitoras chegam a se surpreender quando eu apresento algo sobre eventos em países remotos.

Com esta matéria serão dados alguns detalhes do movimento de amantes da marca Volkswagen, incluindo os amantes de Fusca em Hong Kong. Com uma área de 1.104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Para se ter uma ordem de grandeza vamos tomar o estado de Israel que tem uma área de 21.900 km², ou seja é vinte vezes maior em área, mas tem praticamente a mesma população! E, apesar do “aperto” geográfico e da grande densidade populacional, Hong Kong abriga muitos clubes de carros e vários deles são dedicados a veículos da Volkswagen.

Hong Kong com suas 260 ilhas territoriais e penínsulas está localizada na costa sul da China e é delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional e é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Abaixo uma foto noturna com uma fantástica vista de Hong Kong vista do Victoria Peak, foto de 2013 (fonte: Wikipédia)

Abaixo um mapa simplificado de Hong Kong onde eu marquei os locais das festividades, a flecha da esquerda aponta para o local do logotipo VW 80 que ocorreu na localidade chamada Sunny Bay, que fica próximo ao Hong Kong Disneyland Resort. Já a flecha da direita indica o local do Ma On Shan Whitehead BBQ place, onde foi realizada a festa dos 80 anos.

O evento que vamos ver foi realizado no dia 22 de outubro de 2017, a organização foi da Volkswagen Hong Kong, com o mote da comemoração dos 80 anos da marca Volkswagen.

Isto porque há 80 anos, no dia 28 de maio de 1937 foi fundada a empresa “GEZUVOR – Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens GmbH” (Empresa para a preparação do Volkswagen alemão Ltda., aqui o termo “Volkswagen” já é um nome próprio e se refere a um automóvel – o Fusca). Terminada a fase de projeto do carro e início da construção da fábrica, a razão social da GEZUVOR foi mudada para Volkswagen GmbH, onde este “Volkswagen” já quer dizer o nome de uma empresa que iria fabricar o carro Volkswagen. Esclareço isto, pois como vemos em alemão há 3 significados para a palavra Volkswagen, a saber: 1-substantivo que quer dizer “carro do povo”, 2-nome próprio de um carro e 3-nome próprio de uma empresa. O desconhecimento desta “trilogia de nomenclatura” frequentemente leva a interpretações erradas.

Este logotipo fez parte da imagem corporativa da Volkswagen durante outubro de 2017, como se pode ver nesta tela do site da Volkswagen de Hong Kong; desta maneira os 80 anos da Marca foram aproveitados também do ponto de vista comercial:

Hoje em dia o Grupo Volkswagen, cuja história começou com a produção do Fusca e que nestes oitenta anos se transformou num agente global, conta com 12 marcas, 120 fábricas em quatro continentes e mais de 620.000 funcionários com mais de dez milhões de veículos vendidos por ano.

A comemoração dos 80 anos do Grupo Volkswagen teve duas partes:

A primeira ocorreu numa data anterior e num local chamado Sunny Bay. Esta pré-comemoração contou com a participação dos seguintes clubes: VW Golf Owner Club (Clube dos Proprietários de VW Golf), o VW Tiguan Club (Clube do VW Tiguan) e o Classic Car Club of Hong Kong (Clube de carros Clássicos de Hong Kong). Esta festa culminou com o logotipo VW 80 sendo formado por carros da marca, que pode ser visto abaixo de dois ângulos, detalhe para os dois Fuscas que compuseram este logotipo:

Centralizando o logotipo VW 80 e detalhando melhor os dois Fuscas que fizeram parte dele, temos:

O pessoal que participou da festa do logotipo dos 80 anos participou com muita alegria. Abaixo, na foto, pessoal do VW Tiguan Club:

No dia 22 de outubro de 2017 o local da festa foi o “Ma On Shan Whitehead BBQ place” uma grande churrascaria à beira mar. No estacionamento foram montados dispositivos que permitiam testar veículos Volkswagen, e os test drives eram abertos aos participantes do evento.

A chamada do evento no Facebook é uma interessante peça de comunicação. Através de um desenho todas as atrações do evento são anunciadas: a referência central são uma Kombi e um Fusca, desenhados em ponto maior para destacar a sua importância; acima deles são apresentados os test drives de Tiguans e Golfs. À esquerda é indicada a grande tenda, com as cores da Alemanha, com as churrasqueiras individuais, a cerveja que era alemã, e moças em trajes típicos alemães de Oktoberfest. À direita dos dois aparece o playground inflável, abaixo do Fusca as barraquinhas com brincadeiras para as crianças e adultos; e no canto direito do desenho a participação com uma entidade para a adoção de cães abandonados. A margem inferior mostra que tudo isto ocorre à beira mar. Um belo exemplo de infográfico:

De uma maneira discreta, porém clara, num semicírculo laranja estão os patrocinadores coadjuvantes que fizeram o evento junto com a Volkswagen. Foi um belo desafio de coordenação, que acabou sendo muito bem-sucedido.

Na foto abaixo à esquerda estão as barracas do evento, com toldo azul; ao lado deste está o grande playground inflável; à direita da foto o grande estacionamento com os equipamentos montados para os test drives de carros com tração 4×4:

O convite para a festa foi feito a todos os clientes da Volkswagen de lá, e a vários clubes; como, por exemplo, os clubes Bug in Hong Kong (Fusca em Hong Kong), the Hong Kong Beetle Club (Clube do Fusca de Hong Kong), The Vorsicht Hong Kong (este tem um nome divertido, pois Vorsicht quer dizer cuidado em alemão), the VW Golf Owner Club (Clube dos proprietários de VW Golf).

O Andrew Ng chegou cedinho ao evento. A entrada da churrascaria foi toda decorada com faixas e totens, à direita da foto fica a churrascaria, que tem um estilo bem diferente como veremos adiante; ao fundo, embaixo do toldo, alguns carros especiais, como veremos adiante também:

Esta moda de uma churrascaria com as churrasqueiras dentro do salão e as pessoas assando a sua comida ainda não chegou no Brasil, ainda bem que é um ambiente aberto, pois a fumaça deve ser um problema. Abaixo a grande tenda da churrascaria “self-grill”:

Agora vamos dar uma olhada naquele toldo que estava atrás do Andrew. Na foto em que o Andrew está dá para ver a silhueta de uma Kombi, ela aparece claramente na foto abaixo e divide o espaço com uma Variant alemã e um Fusca Speed:

As fotos não conseguem dar uma visão clara de como o evento foi distribuído nas instalações do Ma On Shan Whitehead BBQ place, mas dando uma olhada na fotografia disponível na Internet, e usando algumas flechas coloridas temos:

  • Flecha cor maravilha: Área dos test drives
  • Flecha cor laranja: playground inflável
  • Flecha cor amarela: toldo com carros especiais
  • Flecha cor branca: restaurante com churrascaria “self-grill”
  • Flecha cor vermelha: entrada principal (onde foi tirada a foto do Andrew)
  • Flecha cor azul: mais toldos para carros participantes e barracas de atrações

Algumas fotos dos carros estacionados sob toldos azuis dispostos ao lado do prédio do restaurante (flecha azul da direita). Começando pela foto onde o Fusca do Andrew é o primeiro da direita, na extrema esquerda da foto dá para reconhecer o portão de entrada:

Seguem-se fotos de outros carros participantes:

Uma das atividades deste evento envolveu a Society for Abandoned Animals Limited (Sociedade para animais abandonados Limitada) emocionou os participantes, pois trouxe alguns dos animais livres para adoção para o evento:

Seguem-se mais fotos do evento para dar uma ideia sobre os test drives de carros com tração integral, atrações para as crianças, ambiente “alemão” com meninas vestidas com trajes típicos e comida alemã e lindos brindes patrocinados pela indústria local de confecções “Chocolate”:

Fechando a matéria um vídeo produzido por um dos co-patrocinadores, uma empresa de drones:

Como podemos ver, a participação da Volkswagen em eventos envolvendo clubes da marca é sempre bem vinda, seja aqui no Brasil, seja do outro lado do mundo, em Hong Kong na China. Outra coisa que esta matéria ilustra é que o amor pelo Fusca e por seus parentes próximos é global e independe em que pais se esteja; isto demonstra que o Dia Mundial do Fusca é sim uma homenagem universal a este carros que foi, é, e sempre será uma unanimidade universal.

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Tudo bem GromoW! Que festa extraordinária! Em clima de Oktoberfest, ficou ainda melhoar! Não tem como negar! O Fusca é o maior simbolo mundial sobre rodas! Só quem possui um Fusca, sabe o que é o verdadeiro amor por um carro!
    Adorei esta matéria!

    Até!

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp