MaxiBlog

Tiririca foi o relator do Projeto de Lei da “Capital Nacional do Antigomobilismo”

Na montagem, o agora ex-deputado na atual sede do Museu Roberto Lee

Título foi dado em janeiro de 2016 à Caçapava, no interior de São Paulo, cidade que abriga o Museu Roberto Lee

Na última quarta-feira — 6 de dezembro — os brasileiros foram surpreendidos com a renúncia do folclórico Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva — o palhaço “Titirica” —, após 7 anos de mandato. Na ocasião o parlamentar por São Paulo fez seu primeiro e único pronunciamento no Plenário da Câmara. Como sempre acontece em assuntos polêmicos, não tardou a surgir boatos a respeito de sua passagem por Brasília. Um deles dizia que ele jamais apresentou qualquer Projeto de Lei. Mas a notícia é falsa. Ele é autor de 59 PLs, mas apenas um virou lei de fato: o que instituiu o Programa de Cultura do Trabalhador e criou o Vale-cultura.

Ai você já deve estar se perguntando: “O que essa notícia sobre o Tiririca tem a ver com um portal especializado em carros antigos?”

A gente explica: é que o palhaço-deputado era um dos membros da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e foi também o relator do projeto que foi aprovado e virou a Lei 13.244, que deu à cidade paulista de Caçapava o título de “Capital Nacional do Antigomobilismo”.

A cidade abriga um dos mais conhecidos museus de automóveis do Brasil: fundado na década de 1960 como Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas pelo colecionador Roberto Lee, a entidade se tornou uma das maiores atrações da cidade. Mas com a morte de Lee, acabou fechando as portas anos 1990. Desde então viu anos e anos de abandono. Hoje, aos poucos, o que restou do acervo de automóveis começa a ser restaurado. Como o prédio original também está em estado deplorável, desde o dia 24 de novembro, o agora Museu Roberto Lee está funcionando provisoriamente no Centro Cultural. Veja a reportagem da TV Bandeirantes.

Texto e edição: Fernando Barenco

 

Museu de antigomobilismo Roberto Lee

Reabertura do Museu de antigomobilismo Roberto Lee em Caçapava – SP.

Publicado por Caçapava na Real em Quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.