MaxiBlog

Aplicativo da CNH Digital já pode ser baixado

Nova ferramenta entrará oficialmente em vigor em fevereiro, mas a primeira versão já está disponível para Android e IOS

Justamente no dia em que você esquece sua Carteira de Habilitação em casa, o guarda resolve lhe parar. Não esquenta! Se você não caiu na asneira de esquecer também o celular, o problema está resolvido. Basta apresentar a versão eletrônica.  Você já pode fazer o download da CNH Digital, que embora entre oficialmente em vigor em fevereiro de 2018, já tem uma versão disponível para os sistemas Android e IOS.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria pelo DENATRAN e SERPRO, tem apenas 4,89 mb e o mesmo valor jurídico e informações da versão impressa, que continuará valendo.

Mas para já fazer uso da novidade, é necessário ter a última versão da CNH, lançada em maio desse ano, que contém o QR Code — aquela imagem quadrada e estranha — que precisará ser fotografado através de seu smartphone, para que os dados sejam capturados e armazenados pelo aplicativo. Mas infelizmente, a partir daí começa a burocracia, como tudo que envolve o Poder Público: é necessário fazer a confirmação de dados (e-mail e telefone) em um posto do DETRAN. Eles irão lhe fornecer também uma senha de ativação, válida apenas para um aparelho.

Para quem ainda não tem a última versão da CNH, a coisa complica ainda mais: é preciso solicitar a 2ª via da Habilitação, com QR Code, ao custo de R$ 95,00 + a amolação de ir ao posto, entrar na fila…

Para o futuro está prevista a facilidade de poder conferir via aplicativo multas, perda de pontos e vencimento do documento. Caso o motorista perca o smartphone, será preciso fazer o bloqueio no site do DENATRAN, para impedir o uso indevido de seus dados.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.