Coberturas

Ponteio Dream Cars – Belo Horizonte, MG

A hora e a vez dos clássicos do ‘Velho Mundo’

Jaguar, Morris, Rolls-Royce, Fiat, Alfa Romeo, Porsche e outros modelos europeus fizeram o sucesso da segunda edição deste evento

O Ponteio Dream Cars 2017 aconteceu entre os dias 14 e 27 de setembro no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte-MG. Realizado pelo Clube de Veículos Antigos de Nova Lima-CVANL com o apoio do Instituto Cultural Veteran Car-VETERAN MG, Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais -CVAMG , FBVA e do Portal Maxicar de Veículos Antigos.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

Essa é a segunda edição da mostra e a cada ano temos um seguimento da indústria e uma personalidade homenageados. No ano passado os 60 anos da Indústria Automobilística Brasileira e o jornalista Boris Feldman foram os destaques.

Camanzi e Marinelli, os homenageados de 2017

Este ano a Indústria Europeia foi a reverenciada e dois europeus receberam suas estatuetas como homenageados. O primeiro foi o engenheiro e piloto Pino Marinelli, que começou sua carreira nos Estúdios Abarth em Turim, passando em seguida para a Fiat. Mudou-se para o Brasil em 1974 para erguer uma nova fábrica da marca. Lançou o Fiat 147 em 1976 e foi campeão do primeiro Campeonato Brasileiro de Marcas com o carro que acabara de lançar. Atualmente é chefe da equipe Marinelli Team.

O outro reverenciado foi o jornalista Emílio Camanzi pelos 50 anos de carreira passando pelo jornais: Diário da Tarde-MG, Estado de Minas e Jornal da Tarde-SP. Pelas revistas Quatro Rodas, Playboy, Super Moto, Esportes Náuticos, Grid e Auto Esporte. Apresentou o programa Vrum do SBT e atualmente apresenta o ‘Carros com Camanzi’ em seu canal no YouTube.

MG TD 1953
R$ 190.000,00

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

R$ 45.000,00

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

R$ 45.000,00

FNM Jk 2150
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

R$ 25.000,00

A homenagem aconteceu em um almoço de confraternização oferecido pelo Shopping Ponteio para expositores e diretoria do CVANL no dia 17/09 com show de blues e jazz de Edson Morais. Agradecimentos especiais foram feitos ao Sr. Cledorvino Belini, o presidente da Fiat Automóveis, que a revolucionou transformando a montadora de Betim-MG na segunda maior do mundo, sendo também o grande responsável pela aquisição da americana Chrysler. Ele cedeu um veículo de sua coleção para essa exposição, o Fiat Modelo 514, ano 1930.

Dr. Otávio Pinto de Carvalho e sua Alfa Romeo

Também recebeu agradecimentos especiais o presidente do Veteran MG, Dr. Otávio Pinto de Carvalho, que levou a fantástica Alfa Romeo Giulia Spider 1964 para a mostra. E o Dr. Guilherme Lacerda, presidente do CVAMG que por coincidência também levou uma Alfa Romeo, a GTV 1972.

Fiat 500 1969 gemeos

Para completar o time de carros italianos, também estavam lá encantando, principalmente às crianças, dois Fiat 500 de mesmo ano e mesma placa, ambos 1969, dos irmãos Leonardo e Darciley Campos Oliveira e o Fiat 600 de Cleber Amorim. Na confraternização estiveram presentes também os atuais campeões da Old Stock Car Vinícius Pimentel e Rodrigo Giordano. São parceiros, amigos, sócios, formam uma dupla campeã e, por coincidência, são pai e filho. Levaram este ano para o Dream Cars o Porsche 928 1979 e o Morris Mini Cooper 1978, réplica fabricada em sua empresa.

Neusa Botinha

Também presente a essa festa do automobilismo em Minas a Sra. Neusa Botinha representando as mulheres antigomobilistas na exposição, com seu Jaguar MK IX Automatic 1959. São várias no CVANL.

Triumph Roadster 1947

Os carros ocuparam todos os lugares do shopping. Os objetos à venda nas lojas pareciam decorar a exposição com temas europeus. Bem na entrada principal estava o Triumph Roadster 1947 do artista francês Patrick Cuenot que só possui carros raros em sua coleção. Alguns ficam no Brasil e outros na Europa. Chegou de Paris no dia 12/09 e no dia 13/09 bem cedinho levou seu carro à exposição, lembrando-se da promessa que havia feito três meses antes, quando embarcou para a França.

Em frente a ele, outro imponente inglês, o Rolls-Royce Silver Shadow 1975 (foto principal) de Paulo Nunes. As marcas francesas foram representadas de diferentes formas. O modificado Renault 4CV “Rabo Quente” 1952 do Dr. Manoel Porto e o originalíssimo Citroën 11 BL Traction Avant 1950 de Hugo de Moro. (O 4CV ganhou esse apelido no Brasil por ter motor traseiro e ser muito rápido. Chegavam ao país e logo eram transformados em carros para competições, principalmente em Interlagos).

O BMW 1800 de André Baptista e o BMW 635 CSi de Thiago Rocha arrancaram suspiros pela raridade, pela preservação e pela tradição da marca. Outra alemã não poderia faltar e a Mercedes-Benz foi muito bem representada pela 500 SL 1981 em perfeita conservação.

A Vauxhall, tão popular na Inglaterra e tão rara no Brasil, também esteve presente com o Wyvern 1949 de Plínio Fernandes. Evandro Kalil também levou um ‘lord’ inglês, o MG A 1955.

Lada Laika: diretamente da Rússia

Fechando a lista, estava lá um carro que foi fabricado por 41 anos. Foram vendidas 16,8 milhões de unidades desse que é o símbolo da indústria automobilística russa: o Lada Laika. Esse foi o ‘dream car’ de muitas famílias na Rússia e no Leste Europeu. Parabéns Dr. Luís Augusto Malta por preservar um carro histórico como esse.

Havia sido reservada uma surpresa. O Ponteio Dream Cars Europa recebeu a visita de uma norte-americana muito bem-vinda. A caminhonete Chevrolet 3100, ano 1951 do casal André Jardim e Júlia Prates. Eles a transformaram em MotorHome e sairão em uma viagem pelo mundo, pelos 5 continentes. Turistas japoneses que visitaram a exposição ficaram surpresos quando souberam que ela passará pelo Japão rodando com seu motor original. André montou e expôs, no jardim em frente ao shopping, toda a estrutura que o casal usará, até a barraca, que fica em cima do MotorHome. Este contém um cômodo com sofá, geladeira, fogão, pia e todo o ‘conforto’ que terão nessa aventura denominada ‘Expedição na Estrada‘.

Marinelli e Camanzi (ao centro) receberam o público no Clube do Livro

Enquanto isso, os homenageados deste ano receberam os visitantes para um bate-papo na sala denominada ‘Clube do Livro’ onde Emílio Camanzi autografou seu livro ‘Guia Off Road’.

Assim foi o Ponteio Dream Cars 2017 – Europa. O CVANL, com um ano de antecedência, já está com tudo pronto para a próxima edição. Quais surpresas virão por aí? Qual indústria e qual personalidade serão homenageadas? Saiba aqui, em primeira mão, no Maxicar!


Texto e fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.