Coberturas

Passeio na Estrada Velha  de Santos-SP

Belezas naturais, pontos históricos e muito ar puro…

Visita ao Parque Estadual da Serra do Mar foi o passeio organizado pelo Fusca Clube do Brasil 

A Estrada Velha de Santos localiza-se na Unidade de Conservação Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar.  A visitação é controlada pela Fundação Florestal e neste último Domingo (30 de Julho), o Fusca Clube do Brasil organizou e promoveu um Passeio nesta Estrada que além de gostoso e divertido, proporciona conhecer um pouco da nossa História.

Pouso de Paranapiacaba
Ervin, Nivaldo, Flavia e Lucia Helena

Além de descer a Serra, curtindo a linda paisagem, são visitados locais históricos:

  •  O Pouso de Paranapiacaba, construída em 1922, que servia de apoio aos viajantes.
  • O Rancho da Maioridade, em homenagem a Dom Pedro II
  • Belvedere Circular – Marca o primeiro encontro da Calçada do Lorena com a estrada (ao todo são 3 encontros).Realmente apresenta uma forma circular. A Calçada do Lorena normalmente é usada a partir deste ponto em excursões para o pólo ecoturístico, que se faz a pé, sendo que os turistas entram pela calçada neste ponto e saem no próximo encontro com a estrada.
  • Padrão do Lorena, em homenagem ao então  governador-geral da Capitania, Bernardo José Maria de Lorena, que mandou construir este caminho pavimentado, facilitando a subida da Serra. Foi por onde subiu Dom Pedro I, quando proclamou a Independência do Brasil, assim que chegou a São Paulo.
  • Pontilhão da Raiz da Serra Quilômetro 52 – O último monumento, já na planície, após o fim da serra. Foi construído junto com o fim da pavimentação com asfalto da estrada, com o propósito de homenageá-la. Não é de fato uma ponte, mas somente as “paredes” da ponte fincada no chão. Antes, passava, por ali, um rio, desviado para a construção da refinaria em Cubatão. Além desses monumentos, durante a estrada toda é possível encontrar mirantes.
Conheça o Fusca Clube do Brasil

Sobre o Fusca Clube do Brasil ( www.fuscaclube.com.br  ) :  Fundado em 28 de maio de 1985 ( 32 anos ) durante o II Salão do Automóvel Antigo, quando dois fuscamaníacos, Eduardo Ohara, Sérgio Eduardo Fontana, começaram a planejar a criação de um Clube para os milhões de brasileiros apaixonados pelo Fusca. Empolgado com a ideia, o amigo Demétrius Bérgamo juntou-se a eles. Nascia o Sedan Clube do Brasil. Em 10 de novembro, um passeio até o Pico do Jaraguá marcava o “batismo” do novo clube.

A presença de 70 carros neste primeiro encontro dava uma idéia do sucesso que estava por vir. Sete anos depois, o Sedan Clube recebia autorização da Volkswagen do Brasil para o uso da marca “Fusca”. Surge o Fusca Clube do Brasil, devidamente oficializado como entidade cultural, recreativa, desportiva, sem fins lucrativos. Hoje conta com cerca de 600 sócios ativos.

Diretoria Atual:
Diretor Presidente          Ervin Moretti
Diretor Vice Presidente Alexandre Almeida
Diretor Tesoureiro          Wagner F. Sierra
Diretor Secretário           William Abdo Naddaf
Diretor Social     Marcos Rodrigues
Diretor Técnico Francisco Vicente Fuzzi de Souza

Texto e Fotos: Ervin Moretti
Edição: Fatima Barenco

 

Comentários do Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados