MaxiBlog

Dual Ghia: um Chrysler com traje italiano

Conhecida no Brasil principalmente pelo Karmann-Ghia, da Volkswagen, a italiana Carrozzeria Ghia, fundada em 1919, em Turim trabalhou sob encomenda para diversas outras marcas, principalmente as italianas, como a Fiat e a Alfa Romeo.

Mas na década de 1950 ela foi responsável por ‘vestir’ um automóvel com chassi e mecânica norte-americana, mais precisamente da Chrysler. Dual Ghia é o nome do esportivo lançado em 1956 pela Dual Motors, cujo projeto foi baseado em um carro-conceito da própria Chrysler, assinado pelo famoso Virgil Exner, construído pela própria Ghia e apresentado três anos antes.

Os chassis modificados de Dodge equipados com potentes motores V8 Hemi D-500, de 315 polegadas cúbicas eram enviados para a Itália, onde eram ‘encarroçados’. O trabalho era todo feito manualmente e conta a história que eram necessárias mais de mil horas de trabalho para finalizar cada automóvel, que então era levado de volta aos EUA. Por isso, cada Dual Ghia acabava custando mais caro que um Cadillac Eldorado.

Foram fabricados apenas 117 exemplares, dos quais estima-se que tenham restado 30 atualmente. E dois deles estão à venda. Esses que ilustram essa nossa matéria. O azul é 1957 e encontra-se em Englewood, Colorado. Custa US$ 460 mil. Já o vinho é 1958 e pode ser visto em Milford, Ohio. Esse é mais baratinho: US$ 425 mil. Quem se habilita?

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados