Coberturas

10ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul, SP

10ª Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul, SP

Um evento cheio de atrações no Parque Chico Mendes

2º Encontro Nacional do Simca Clube do Brasil aconteceu em paralelo ao encontro principal. Teve ainda motorhomes, foodtrucks, shows…

[dropcap]R[/dropcap]eluzentes antiguidades automotivas enfeitaram o bucólico Parque Chico Mendes, de São Caetano do Sul – SP, em um evento que se estendeu pelos últimos 4 dias de julho — 28 a 31 (de quinta-feira a domingo). Foi a 10ª edição da Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais, organizada pelo Automóvel Clube do Grande ABC e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

O evento foi uma das principais atrações do aniversário da cidade — que em 2016 está completando 139 anos — e se destacou pela excepcional qualidade dos automóveis, o que pode ser constatado pelas fotos de Odair Ferraz.

Dez anos separam os dois Chevrolets
Quase dez anos separam os dois Chevrolets

Marcas que compõem a americana General Motors estiveram bem representadas por lá. Da popular Chevrolet, os Masters do final dos anos 1930, passando pelos Impalas e Bel Airs das décadas de 1950 e 60, aos esportivos Corvette com modelos de três gerações, incluindo a rara e muito valorizada primeira, lançada em 1955.

Corvettes de 4 distintas gerações
Corvettes de 3 distintas gerações: em ordem inversa,  1ª, 3ª e 4ª

Da Buick, um LeSabre Conversível com seu rabo-de-peixe, um Riviera 1969 e outro 1971 com sua incomparável vigia traseira panorâmica. Da Pontiac, um esportivo Firebird 1973. E finalmente, da top de linha Cadillac, exemplares da década de 1950 que fazem qualquer antigomobilista que se preze suspirar, incluindo um Coupê DeVille 1959.

Cadillac Coupê DeVille 1959 na foto maior. Ao Lado, Pontiac Firebird e Buick
Cadillac Coupê DeVille 1959 na foto maior. Ao Lado, Pontiac Firebird 1973 e Buick Riviera 1971

A Borgward — fabricante alemã fundada em 1890 e que teve suas atividades encerradas 1963 — esteve no ABC Paulista com três exemplares de seu mais famoso modelo, o Isabella. Todos da versão Sedan fabricados em 1957, 58 e 59 (existiu também o modelo SW, denominado Combi). Em 2015 a marca Borgward foi ressuscitada pelo neto de seu fundador e produz no momento uma pequena linha de SUVs.

Dois dos três Isabella
Da Alemanha, dois dos três Isabella

Da italiana Fiat, um formoso ‘calhambeque’ 509 Spider produzido em meados da década de 1920. Da França, um Renault 16 TS 1972. Da Inglaterra, a simpatia do Austin Healey 3000 1965.

Fiat 1927
Fiat 509 Spider

Dodges importados e nacionais ocuparam o mesmo setor do evento. Lado a lado, um americano Custom Royal 1957 e três Chargers R/T brasileiríssimos. O mesmo aconteceu com os Galaxies, com os nacionais 500, LTD e Landau, junto a um LTD Coupê Hardtop 1967 norte-americano. Atração à parte a ala dos Opalas.

Setores dos Dodges e dos Opalas
Setores dos Dodges e dos Opalas

O evento foi a oportunidade de ver de perto também modelos nacionais raros, entre eles os esportivos Brasinca 4200 GT — vulgo “Uirapuru”, e o DKW GT Malzoni (modelo precursor do Puma), além do exclusivíssimo Willys Itamarati Executivo — uma limousine cuja produção foi de meras 27 unidades — e do ultra-básico Teimoso, a versão popular do Gordini.

Itamaraty Executivo (e), GT Malzoni e Brasinca Uirapuru
Itamaraty Executivo (e), GT Malzoni e Brasinca Uirapuru
Na sequência três Willys/Renault: Dauphine, Teimoso e Gordini
Na sequência três Willys/Renault: Dauphine, Teimoso e Gordini

Paralelo ao evento oficial, aconteceu também o 2º Encontro Nacional do Simca Clube do Brasil, que reuniu nada menos que 23 exemplares deste brasileiro de raízes francesas, incluindo versões raras como dois SW Jangada, um Presidence e um Rallye, além é claro, de Chambords e Esplanadas, essas ultimas fabricadas em 1969, já com a marca Chrysler.

Acima, diversos Chambord. Abaixo, Presidence e Jangadas
Acima, diversos Chambord. Abaixo, Presidence e Jangadas

Teve ainda exposição de motorhomes e trailers, foodtrucks e shows musicais. Programa para toda a família, num dos cartões postais da cidade.

 

   ÁLBUM DE IMAGENS

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.