Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Comemoração do Dia Mundial do Fusca de 2016 em Olímpia SP

DMF2016-Olímpia-00-01
Com este letreiro Olímpia recepciona seus visitantes

A iniciativa desta comemoração foi do Presidente da Associação Amigos do Fusca, Nilton Flávio Santos, que, pela segunda vez, trouxe Alexander Gromow para a cidade de Olímpia em São Paulo. Uma simpática Estância Turística, a Capital Nacional do Folclore é internacionalmente conhecida por seu Parque das Águas.  O Nilton comentou que: “Quando Gromow veio pela primeira vez gostou muito de Olímpia, criou amizade com a gente e está nos proporcionando mais uma vez a possibilidade de trazer essa cultura, esse potencial que ele tem de conhecimento sobre a história do Fusca”.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia, dentro da filosofia de seu presidente, Luiz Antonio Moreira Salata, de abrir o legislativo ao povo para atividades culturais abriu suas portas para a realização de mais uma festividade para comemorar o Dia Mundial do Fusca (DMF), celebrado em 22 de junho de cada ano, desta vez em seu plenário – na forma de uma palestra.
A Câmara Municipal, Casa Legislativa Dr. Alfonso Lopes Ferraz, possui todos os equipamentos necessários para a realização de palestras, tais como um moderno equipamento audiovisual, confortáveis acomodações para mais de 100 convidados, ar climatizado. Além de possuir um corpo de técnicos especializados para assistir o palestrante durante a palestra.

DMF2016-Olímpia-01b
Amplo e moderno plenário da Câmara Municipal de Olímpia

Antecedendo a palestra, houve uma concentração de Fuscas e outros modelos na Praça da Matriz, e um alegre grupo de veículos aproveitou o dia radiante para, com sua presença, festejar o Dia Mundial do Fusca.

Uma faixa comemorativa indicava o evento que estava sendo comemorado, seus dizeres eram: “Olímpia – SP comemora o Dia Mundial do Fusca com o Alexander Gromow – obrigado pela presença”.

DMF2016-Olímpia-02a
Da esquerda para a direita: Nilton Flávio Santos, Alexander Gromow e o Vereador Guto Zanette

Seguem-se algumas fotos dos carros que participaram desta fase do evento, tiradas em vários instantes do encontro:

Uma curiosidade, e uma boa dica, foi o Fusca equipado com ar condicionado da empresa Auto Club de São José do Rio Preto, uma necessidade em várias regiões brasileiras. Seguem as fotos desta adaptação:

Um pouco antes das 15h00 os carros que estavam na Praça da Matriz foram se alinhando para uma carreata até a Câmara Municipal. O Presidente da Câmara, Luiz Salata, foi até lá conferir o encontro na praça e presenciar o início do comboio ao lado do Nilton Flávio Santos.

DMF2016-Olímpia-09-02
O comboio foi sendo formado sob a supervisão do Presidente da Câmara Luiz Salata e do Presidente do Clube Nilton Flávio Santos

Os carros alegremente percorreram as ruas de Olímpia com destino à Câmara Municipal:

DMF2016-Olímpia-10-01a
A Carreata seguiu rumo à Câmara Municipal liderada pelo Nilton Flavio Santos pelas ruas centrais de Olímpia

Chegando lá, e como era um sábado, todas as vagas do estacionamento estavam à disposição dos carros da Carreata que foram tomando seus lugares.

Com todo mundo acomodado, e como é praxe neste tipo de eventos, foi apresentado um interessante vídeo institucional da Câmara Municipal.

Durante a abertura da seção, um momento não programado, com um bolinho simbólico, foi feita uma homenagem ao Nilton Flavio Santos, o aniversariante do dia. Em seguida ele fez a sua saudação inicial reverenciando as autoridades e visitantes especiais presentes:

DMF2016-Olímpia-12-01a
Instantes antes do Nilton apagar as velinhas do seu bolinho de aniversário. Da esquerda para a direita: Luiz Salata, Nilton Flavio Santos e Alexander Gromow

 

DMF2016-Olímpia-12a
Durante a abertura da seção o Nilton fala para o público presente. Da esquerda para a direita: Luiz Salata, Nilton Flavio Santos, Alexander Gromow e Guto Zanette

Terminadas as formalidades foi dado início à palestra: “O Fusca chega ao Brasil, vence e se despede duas vezes”:

DMF2016-Olímpia-13-01a
Iniciando a palestra

 

DMF2016-Olímpia-13a
No excelente plenário todos tinham uma visão privilegiada da palestra

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, e em breve estará disponível a versão editada da palestra.

Na conclusão da palestra, uma grata surpresa. O Nilton Flávio dos Santos obteve junto à Prefeitura do Município um Decreto Lei que recebeu o número 6.383 datado em 22 de junho de 2016, por coincidência o Dia Mundial do Fusca, assinado pelo Prefeito Municipal Eugenio José Zuliani, declarando como Visitante Ilustre do Município da Estância Turística de Olímpia, o Senhor Alexander Gromow, criador do Dia Mundial do Fusca. Uma grata e significativa surpresa. Coube a Marcoantônio Pinto Neto – Tijolinho, assessor do Deputado Estadual Itamar Borges, entregar esta honraria.

DMF2016-Olímpia-14a
Momento da entrega da Declaração de Visitante Ilustre. Da esquerda para a direita: Luiz Salata, Marcantônio Pinto Neto, Alexander Gromow e Nilton Flavio Santos

 

DMF2016-Olímpia-15a
Esta é a foto da honraria recebida por Alexander Gromow

Com uma foto em grupo, Alexander Gromow se despediu da atenta e simpática audiência.

DMF2016-Olímpia-16a
A foto em grupo foi uma atividade alegre que encerrou esta seção cultural da Câmara Municipal de Olímpia

Para complementar as informações seguem algumas fotos selecionadas feitas pelo fotógrafo oficial da Câmara Municipal, Helio Garcia:

Veja o restante das fotos feitas por Helio Garcia num álbum no Flickr.

Após a palestra foram oferecidos salgadinhos e refrigerantes que foram servidos no saguão de entrada da Câmara Municipal, onde fica a galeria de fotos dos ex-presidentes desta casa.

DMF2016-Olímpia-17a
O Alexander e o Nilton, segurando o seu bolinho de aniversário, no Saguão da Câmara Municipal em frente da galeria de fotos dos ex-presidentes

Mudando de assunto, ao chegar no Tuti Resort, onde o Alexander Gromow ficou hospedado, uma grande surpresa: uma Kombi Last Edition fazendo o transporte de hóspedes:

DMF2016-Olímpia-18a
Será que os hóspedes sabem em que raridade eles estão sendo transportados?

A chegada de Alexander Gromow, em sua segunda estada no Tuti Resort, foi registrada na mídia social deste resort:

DMF2016-Olímpia-19a
O Nilton e o Alexander sendo recebidos pelo Tuti Resort de Olímpia, um campeão brasileiro em número de hospedagens

Aqui também é feito o registro de alguns dos presentes que foram recebidos durante esta estada:

DMF2016-Olímpia-20a
Lindas toalhinhas do evento, personalizadas

 

DMF2016-Olímpia-21a
“No Reino do Saci” obsequiado por seu autor, Mário Francisco Montini, provedor da Santa Casa de Misericórdia e ativo historiador atuando na preservação da história de Olímpia e de sua cultura, além de trabalhar na preservação das fontes hídricas locais

No fim desta estada o casal Vilma e Nilton se despediu do casal Maria Lucia e Alexander no aeroporto de São José do Rio Preto:

DMF2016-Olímpia-22a
Da esquerda para a direita: Vilma, Nilton, Alexander e Maria Lucia

 

Os herdeiros da saga do Fusca e de seus parentes próximos

Pela segunda vez um grupo de jovens comparece a uma palestra de Alexander Gromow, eles são membros do “Grupo MIXED – Olímpia SP”. Todos se acomodaram na última fileira e prestaram muita atenção na palestra.

DMF2016-Olímpia-23a
Pessoal do Grupo MIXED na última fileira de cadeiras, encostados na parede dos fundos da sala

É uma alegria ver que jovens que nasceram depois da era na qual o Fusca reinava absoluto o escolheram para seu hobby. Alegria, pois esta é a geração que poderá dar continuidade à Saga do Fusca entre nós e mantê-lo presente por mais tempo. Tomara que eles assumam a função de Fuscamaniacos do Futuro!

Como na palestra de 2013 eles pediram para tirar uma foto com Alexander Gromow e a postaram em sua página no Facebook. O pessoal que aparece na foto é o seguinte, da esquerda para a direita:
Em pé: Uilian Reinaldo Pelini, Thales Travagin, Ednaldo Xavier de Lima, Tarcisio Sanches, Guilherme Constâncio Rodrigues, Alexander e Maria Lucia.
Agachados: Alex Ivo de Aguiar, Jonathan Zeni e Leonardo Roza.

DMF2016-Olímpia-24a
A tradicional foto com o Grupo MIXED, agora em sua edição 2016

Fotos de: Helio Garcia, Nilton Flavio Santos e Alexander Gromow

 

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Gromow! Fico muito feliz por este reconhecimento! Li todas suas matérias no Maxicar e no Auto entusiastas (Falta o Fusca Série Bravo) e embora não nos conhecermos pessoalmente, onde só nos falamos por telefone, e por tudo isto descrito, me sinto uma grande amigo seu!
    Tudo que você fez e faz pelo antigomobilismo e em especial, nosso amado Fusca, lhe faz uma pessoa muitíssima especial, pois você divide seu conhecimento com todo seu público e o mais gratificante, todo seu público, se sentem seu amigo!
    Parabéns por este reconhecimento! Sou muito feliz por ser seu amigo e agradeço á Deus, por poder termos essa paixão em comum com você e todos os amantes do Fusca e VW em geral!

Novidades dos Classificados