Coberturas Conteúdo Eventos

Encontro Mensal do Parque da Luz – maio de 2016 – São Paulo, SP

O Clube do Fordinho é presença constante neste evento

Encontro Mensal do Parque da Luz – maio de 2016 – São Paulo, SP

Clube do Fordinho foi a estrela desta edição

Uma das mais tradicionais entidades brasileiras do antigomobilismo comemorou seus 45 anos de fundação

Os Fords Modelo A — ou simplesmente ‘Fordinhos’ — estão sempre entre as principais atrações dos Encontros Mensais do Parque da Luz. Via de regra perfilados em quantidades generosas, dão um colorido todo especial a esse grande cartão postal da Capital Paulista. Mas neste 1º de maio todos os holofotes estiveram voltados para eles, já que o Clube do Fordinho estava comemorando seus 45 anos de fundação.

Fords Modelo A nas versões Roadster e Speedster
Fords Modelo A nas versões Roadster e Speedster

Sua história começa em 1971, quando o publicitário Renato José Ribeiro Perracini sugere a seu irmão Ney a criação de uma associação para a preservação dos Fords Modelo A, que naquela ocasião eram apenas ‘carros velhos’ com cerca de 40 anos e estavam sendo abandonados ou vendidos a ferros velhos. A primeira reunião do futuro clube aconteceu em abril daquele ano e contou com menos de 10 pessoas.

luzmaio16_3
Dois exemplares do Modelo B, ambos de 1932. O sucessor do A deu início à era dos motores V8 na Ford. Era disponível em nada menos que 14 versões

Hoje, o Clube do Fordinho é um dos mais famosos do país, contando com membros em 130 cidades de 20 estados. Já passaram por seus quadros mais de 1.300 sócios desde a fundação.

A data significativa foi celebrada em grande estilo na estação da Luz, com grande número de automóveis e um churrasco para sócios e convidados.

Cadillac Conversível 1959. Símbolo de uma época de extravagâncias
Cadillac Conversível 1959. Símbolo de uma época de extravagâncias

É claro que não faltaram modelos de várias outras marcas, entre nacionais e importados; originais e hot rods. Destaque para os Cadillacs 1957 e 1959; para os Chevrolets fabricadas entre as décadas de 1930 a 50; para o Dodge Coronet 500 Conversível 1965; para Dodge Charher R/T brasileiro 1976; para o raro fora-de-série Concorde, fabricado no final dos anos 1970 em Jundiaí, interior de São Paulo.

O Concorde foi baseado no estilo dos sofisticados esportivos do início do Século XX
O Concorde foi baseado no estilo dos sofisticados esportivos do início do Século XX. Mecânica Ford V8 302

Momento especial também para a Família Abonante — a organizadora do evento — ainda recebendo os louros pelo grande sucesso da 3ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos, de Águas de Lindóia, que aconteceu na semana anterior, durante o Feriado de Tiradentes, e cuja cobertura completa você acompanhou aqui no Portal Maxicar.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados