Coberturas Conteúdo Eventos

Encontro de Pumas e DKW – Veteran Car Brasília, DF

Encontro de Pumas e DKW – Veteran Car Brasília, DF

Uma história de família

Evento reuniu cerca de 50 veículos na sede do VCBrasília

[dropcap]M[/dropcap]ais legal do que curtir um veículo antigo, é ficar perto de vários. 50 para ser mais preciso. Foi assim o encontro de DKWs e Pumas, realizado pelo Veteran Car Brasília, no último sábado (7 de maio).

Cerca de 50 veículos participaram do encontro
Cerca de 50 veículos participaram do encontro

pumadkwvcbmai16foto4

Entre tantos carros, cerca de dez eram da DKW Vemag – junção de uma empresa alemã (DKW) com uma fábrica de tratores brasileira (Vemag). Estima-se que elas, entre 1956 a 1967, tenham produzido, de forma pioneira, cerca de 110 mil unidades aqui no país. Modelos mesmo foram apenas cincos, um deles o “Pracinha” – o xodó do Raul Perilo. “Eu praticamente fui criado dentro de um Vemaguete. Meu pai teve três. Uma depois da outra. E foi o carro em que eu aprendi a dirigir. Dai veio essa paixão que permaneceu até hoje”.

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

DKW Belcar 1963
R$ 80.000,00

R$ 45.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

VW Brasília 1974
R$ 22.000,00

FNM Jk 2150
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

R$ 14.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

VW Kombi Standard 1995
R$ 55.000,00

Essa atual gestão do VCB tomou um caminho muito interessante: a promoção de reuniões com intensidade e com tema. Hoje, por exemplo, você tem os DKWVemag que acabaram fazendo uma ponte para os Pumas. Então, você tem, curiosamente, um enlace histórico. E está virando um hábito. Aos sábados de manhã, a pessoa quer ver automóveis, ela vem ao Veteran”.

Pegando carona na fala do nosso associado e curador do Museu Nacional do Automóvel, Roberto Nasser, é importante destacar a presença maciça do Puma Clube de Brasília que trouxe várias jóias, de todos anos e cores. Apaixonado pela marca, o Augusto Freire deu uma aula de história sobre o carro. “O Puma é uma evolução do DKW Malzone, fabricado para atender a equipe de competição da Vemag. A partir de 1967, eles fabricaram cerca de 130 Pumas DKW. Depois que Volkswagen comprou a empresa, a Puma passou a fabricar o carro na plataforma VW, que é esse modelo mais conhecido atualmente”.

Obrigado a todos que participaram de mais esse importante evento. Em breve, outras máquinas estacionarão na sede do VCB. O foco, agora, está na preparação de parte do nosso acervo para o Brazil Classic Show, em Araxá-MG, entre os dias 25 e 29 de maio.

O Veteran Car Brasília estará lá para representar não apenas o clube, mas todos os antigomobilistas da capital do país.

 

Texto e Fotos: Assessoria Veteran Car Brasília
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.