Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Minha palestra “Fusca — o seu nascimento na Alemanha”, em Taubaté – SP

Evento foi organizado pelo CAAT

O presidente do CAAT, Aldo D. Toledo Fusco é um assíduo leitor do AUTOetusiastas e a leitura diária das novidades, por volta do meio dia, faz parte de sua agenda. Aliás, é uma coisa de que ele não abre mão!

Eu fiz a minha parte divulgando a palestra no Facebook, com este cartazinho

Como eu costumo, de vez em quando, citar itens de minhas palestras em resposta a alguns posts de leitores de minhas matérias na coluna Falando de Fusca, o Aldo acabou detectando uma oportunidade, a saber, de aumentar o viés cultural das atividades do CAAT através de uma palestra minha. E foi assim que o assunto progrediu através de contatos no Facebook, até que a palestra acabou sendo realizada no sábado passado, 5 de março.

Fomos recebidos com toda a cortesia lá no Hotel Faro de Taubaté e a primeira coisa a fazer foi ajustar o equipamento para a palestra.

Depois do almoço voltamos ao auditório onde a audiência já estava aguardando. No início da palestra eu fui agraciado com um lindo Troféu de Agradecimento.

Na concepção do troféu, o Aldo se baseou numa antiga propaganda da Kombi de 1969 que mostrava uma Kombi com um Fusca pintado em sua lateral e da ideia ele foi aos fatos e surgiu este fantástico Troféu de Agradecimento, pirogravado e cuidadosamente recortado de maneira nobre e perfumada, cedro rosa, de maneira que se pode destacar a parte da Kombi ficando o Fusca.
Deu para ficar emocionado fácil, fácil!!!

O videoclipe que se segue mostra o início da palestra com a entrega deste Troféu de Agradecimento.

A mensagem do Aldo sobre a palestra foi a seguinte:

Com a presença de fuscamaniacos vindos de várias cidades do Vale, do Rio de Janeiro e de São Paulo, o CAAT realizou neste sábado , a palestra sobre as origens do Fusca, a partir de 1938, brilhantemente dada por Alexander Gromow, considerado o maior conhecedor do assunto VW.
Começando pela origem da palavra Volkswagen , seu significado e as aplicações , passando depois pelas polêmicas sobre os pseudo inventores , as mecânicas usadas pelo Fusca e seus concorrentes , o Volkswagen da Ford , sim ele existiu, e todo desenvolvimento e construção da fábrica, sua destruição na 2 Guerra Mundial, sua reconstrução e o sucesso do carro. Foram 3 horas que passaram rápido, pela fluência do palestrante e pelo assunto tão interessante. Esta foi a primeira de uma série de palestras sobre a Volkswagen , o Fusca e a Kombi.

Em breve agendaremos outras.

Aldo D. Toledo Fusco

Algumas fotos da palestra.

Aliás eu dou meus parabéns ao CAAT Clube de Autos Antigos Taubaté, na pessoa de seu presidente pela incrível organização do evento, realizado no excelente Hotel Faro de Taubaté, num auditório adequado, com equipamento de mídia e pessoal de apoio muito bons, e com Coffee-Break e um lanche final que mais parecia um delicioso jantar.
Não tenho palavras quanto ao público ouvinte, formado de verdadeiros amigos que dedicaram sua atenção às um pouco mais de duas horas de palestra! Houve participação através de perguntas e um muito gentil apoio através das longas palmas no final da palestra!!! Obrigado!!!

Segue o videoclipe com o final da palestra com parte do vídeo da produção de Fuscas na era Nordhoff, os slides finais e o agradecimento.

Um dia para ficar guardado no lado direito do peito.
E mais um passo dado adiante na senda de divulgar a história do Fusca de maneira a criar uma base de conhecimento aos que me honraram com sua presença de modo a poder se defender das bobagens que circulam na Internet e até em alguns livros falaciosos…

O Aldo organizou uma foto de grupo que mostra o excelente astral do grupo apesar da longa palestra. E posso afirmar que todos permaneceram ligados o tempo todo na apresentação, uma plateia espetacular! Esta foto é a foto destacada desta matéria.

Um reencontro depois de 20 anos

No dia 26 de junho de 1996, numa cerimônia interna na Fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, foram feitas fotos de despedida do Fusca Itamar; conforme registrado na página 80 de meu livro ‘EU AMO FUSCA – A história Brasileira do carro mais popular do mundo’.

Pois não é que uma das pessoas que apareceu na foto, o Paulo Guino, na época ele era funcionário graduado da Volkswagen do Brasil na área de qualidade, compareceu à palestra com um exemplar do livro para que eu o autografasse. Na ilustração abaixo a foto de despedida que ele e eu aparecemos:

AG-N1-Foto-20 (Copy)

Vinte anos depois uma foto registra o nosso reencontro. O Paulo é colecionador de carros antigos e sócio do CAAT. Na foto eu estou segurando o livro aberto em sua página oitenta.

AG-N1-Foto-19 (Copy)


__________________
Os créditos das fotos são de Sérgio Garcia, Giancarlo Alves Faria, Paulo Guino e Lu Gromow.
Foto montagem e edição dos vídeos são minhas.

 Alexander Gromow – Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Tudo bem GromoW! Tenho 3 coisas para comentar! Esta é á minha palestra dos sonhos, o qual tenho enorme vontade de poder assisti-lá algum dia!
    O troféu foi uma ideia super original! Não tenho dúvida que irá brilhar, junto com suas outras condecorações!
    E por final, rever um amigo da famosa e emblemática foto de despedida, deve ter sido emocionante!

    Para descontração: Você guardou o blazer Vermelho até hoje?

Novidades dos Classificados