Conteúdo Repórter Maxicar

História e preservação no Museu do Automóvel de Curitiba

O espaço abriga 74 veículos, entre nacionais e importados

História e preservação no Museu do Automóvel de Curitiba

Acervo é composto por veículos dos sócios do clube mantenedor

O Museu do Automóvel de Curitiba – PR conta com dezenas de modelos antigos de automóveis, antiguidades mecânicas e uma biblioteca especializada em veículos.Tudo começou em 1969, quando um grupo de entusiastas por automóveis antigos fundou o Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná – CAAMP. Esse museu temático, especializado em veículos automotores e similares, é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta categoria e é administrado pelo CAAMP, desde quando foi inaugurado e o seu acervo, pertencente aos sócios do clube, conta com 74 peças expostas de maneira permanente, podendo a chegar em 150 carros, divididos em quatro categorias: antique, vintage, milestones e classic. Na entrada de um de seus galpões, uma placa em homenagem a um dos precursores desta cultura no Brasil, Roberto Lee.

museu_curitiba2
Acima, o Fordinho T de entregas do Matte Leão. Abaixo o DeSoto da Miss Marta Rocha

museu_curitiba3

Entre os automóveis expostos, pode-se encontrar um Ford T Delivery 1919, que pertenceu à empresa Matte Leão, o DeSoto 1954, que foi de Marta Rocha — este carro foi o prêmio dado quando a miss ganhou o concurso nesse mesmo ano da fabricação do veículo.

O F Indy PacWest de Mauricio Gugelmin e o MacLaren F1 de Emerson Fittipaldi
O F Indy PacWest de Mauricio Gugelmin e o MacLaren F1 de Emerson Fittipaldi

Para os amantes de competições, uma cena inusitada: A McLaren F1, que era pilotada por Emerson Fittipaldi na década de 1970, ao lado de um Fórmula Indy do piloto Maurício Gugelmim, utilizada em sua última corrida na categoria.

museu_curitiba5
O raríssimo Cord 812 Phaeton 1937

Um Cord 812 Phaeton 1937 é uma das peças mais raras e valiosas do museu, um triciclo Harley-Davidson HD, outrora utilizado pelo departamento de trânsito de Curitiba também marca presença.

museu_curitiba6
Cords L-29 Sedan 1930 e 812 Sedan 1937

Outras das muitas atrações encontradas no museu são os dois Cords L-29 1930 nas versões Sedan e Roadster e os dois 812 Sedan 1937 (sim, este museu possui cinco Cords!); o Chevy Impala 1958; o Chrysler Grand Caravan tipo Woodie da década de 1980, além de uma ala de carros nacionais, onde estão a Simca Esplanada 1968, o Gurgel BR 800, Opalas, Fuscas, Pick-up Fiat 147, Alfa Romeo 2300, e o DKW Candango 1961.

Simca Esplanada e Gurgel BR 800
Simca Esplanada e Gurgel BR 800

A reportagem do Maxicar foi recebida pelo Sr. Renato Munhoz Braga, diretor técnico do Museu do Automóvel e Antiguidades Mecânicas do Paraná, a quem, desde já, agradecemos a calorosa recepção. O Museu do Automóvel está localizado, desde 1973, no Parque Barigüi, à Av. Cândido Hartmann, 2300, Mercês e é visita imperdível para quem vai à capital paranaense, sendo ou não amante do antigomobilismo.

   ÁLBUM DE IMAGENS

Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fernando Barenco  

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados