Curiosidades

E o Landau se transformou em mesa de trabalho…

Projeto foi inspirado em carro da coleção de contador e especialista gaúcho

O contador gaúcho Gelson Joní Mathias Teixeira não esconde de ninguém sua verdadeira adoração pela linha Ford Galaxie (e também pelo Grêmio!). Mas sua relação com esse eterno ‘top de linha brasileiro’, não se limita à condição de um mero fã. Vai além, atingindo a categoria de especialista. Tanto que publicou em 2013 — em parceria com Marcelo Ávila Marques — o livro “Galaxie – Grandes carros, grandes amigos”.

Mas ele não parou por ai…

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

— Sempre via nos programas americanos que as partes dos carros viravam móvel e coloquei na cabeça que um dia teria a minha mesa com a frente de um Galaxie e utilizaria ela no meu trabalho. Já tinha visto uma num posto de gasolina, e já havia visto até cama. No primeiro momento os clientes se espantam, mas depois, lembrando do meu ‘currículo’ com Galaxie eles entendem — nos conta ele.

mesa_landau_gelson4
Três fases do Landau conversível, antes de se transformar em mesa de escritório

Mas um projeto tão especial não poderia de jeito nenhum retratar um carro qualquer. Tinha que ser a reprodução de seu Landau 1982, na cor Verde Astor, que Gelson ganhou de presente de aniversário de sua esposa, entregue com laço de fita e tudo!

mesa_landau_gelson3
O Landau ganho de presente  foi a inspiração

Para a empreitada foi utilizada a frente de um Landau conversível cor de rosa, já em ‘final de carreira’, encontrado em um ferro velho.

— Passei a ideia para o chapeador, que abraçou prontamente. Foi ele que projetou o esqueleto no qual as peças do carro se afirmam. Tive que ir atrás de frisos, rodas, calotas, cubo das rodas. A brincadeira durou quase um ano desde o dia que a frente chegou à minha casa. No início ficou muito alta e aos poucos fui rebaixando até chegar na medida ideal de mesa. Por dentro dela fiz um espaço pro computador, que como se fosse o radiador, ela acende os faróis e buzina! — explica Gelson.

Observe na foto a seguir, os detalhes da mesa e do escritório, com miniaturas nas estantes, objetos relacionados a encontros de carros antigos ao fundo e exemplares da revista Classic Show sobre a mesa. Piso quadriculado, tipico de garagens bem transadas. No encosto da cadeira, o detalhe é a ‘mira’ do capô do Landau.

mesa_landau_gelson5

Mas, como nem só de Galaxies vive um antigomobilista, Gelson nos surpreende com a notícia de que, para substituir a mesa Landau em Porto Alegre, começa a nascer um novo projeto:

— Sei que vai soar estranho, mas já comprei a frente de uma Kombi ‘vovozinha’. Semana que vem começa a sair do papel!

É que Gelson é amante dos automóveis antigos em geral, possuindo em sua eclética coleção, além de outros dois Galaxies, Fusca 1967, Mercedes Benz 500SL 1974, Caravan Ambulância 1988, Belina 1975, Del Rey Ouro 1981, Fiat 850 Spider e até um raríssimo Lincoln Continental Mark II 1956.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: arquivo pessoal

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.