Coberturas Conteúdo Eventos

Festa de Confraternização dos Galaxeiros das Gerais – Nova Lima, MG

Os modelos da 'Família Galaxie' foram os donos da festa

Festa de Confraternização dos Galaxeiros das Gerais – Nova Lima, MG

Uma tarde de companheirismo e homenagens

Foi anunciada também a criação da Associação Mineira de Antigomobilismo

Diversos clubes de antigomobilismo mineiros prestigiaram a Festa de Confraternização 2015 dos Galaxeiros das Gerais, que aconteceu no último sábado, 14 de novembro, no Condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima.

Automóveis em exposição em frente, enquanto os convidados participavam da confraternização
Automóveis em exposição em frente, enquanto os convidados participavam da confraternização

O evento teve início à uma hora da tarde e enquanto os convidados se divertiam no almoço que acontecia no Restaurante El Fuego, os automóveis antigos permaneciam perfilados bem em frente, ocupando completamente os dois lados da rua principal do Condomínio, despertando a curiosidade dos moradores e visitantes.

O Landau Nacional de Série Especial (e) e o Galaxie Conversível americano
O Landau Nacional de Série Especial (e) e o Galaxie Conversível americano

Como não poderia deixar de ser, o Galaxie em suas diversas versões foi o astro da festa. Entre os diversos exemplares presentes — quase todos pertencentes a membros do clube — três se destacaram. O Landau 1979 na exclusiva cor ‘Vermelho Scala’, é um dos apenas 300 exemplares fabricados pela Ford naquele ano para comemorar seus 60 anos de instalação no Brasil. Já o belo Galaxie 500 XL é um legítimo conversível fabricado em 1966 nos Estados Unidos. Outros detalhes que o diferem da linha Galaxie brasileira são o fato de ter apenas duas portas e vir equipado com bancos dianteiros individuais. É mesmo uma pena não o termos tido por aqui. Em seu país de origem, a linha Galaxie era bem ampla. Além da versão Sedan de 4 portas (como o nosso) e o Conversível, havia ainda o Hardtop Coupê de duas portas e a Station Wagon.

Elias (e) e Antônio na 'reestreia' do Landau 1975
Elias (e) e Antônio na ‘reestreia’ do Landau 1975

Já o presidente dos Galaxeiros das Gerais, Antonio do Monte Furtado Filho, encarregou seu amigo Elias, da Oficina Milkar V8, de restaurar em tempo recorde seu Landau 1975 — que antes era azul — e agora ganhou a bonita combinação de cores Vermelho Cádmio com teto em vinil bege. O trabalho impecável foi concluído em apenas 45 dias, a tempo de o carro participar dessa festa de confraternização.

Uma bela dupla de Ferrais. Vermelhas, como toda Ferrari deve ser...
Uma bela dupla de Ferrais. Vermelhas, como toda Ferrari deve ser…

Em exposição também nas ruas do Alphaville diversos modelos esportivos importados. O jornalista automotivo Boris Feldmann compareceu a bordo de sua Ferraria 308 GTB fabricada em 1977. Rivalizando com essa, uma 365 GTC produzida em 1969. Modelo muito raro (e caro) teve sua produção limitada a 168 exemplares fabricados entre 1968 e 1970 e seu design é assinado pelos estúdios Pininfarina.

Além de perfeita, a réplica tem o charme da placa 'FTB 1956'
Além de perfeita, a réplica tem o charme da placa ‘FTB 1956’

Além das italianas Ferraris, havia ainda dois alemães: Mercedes Benz 500 SL 1982 e Porsche 928 S 1981; um inglês: MGB 1979; e um americano: Ford Thunderbird 1956. Bem, esse realmente parecia ser… mas não era. Seu proprietário, o amigo Eder Gomes, nos confidenciou que de tão perfeita, sua réplica já ‘enganou’ até conhecedores de carros antigos. “Este Thunderbird é único no mundo!”, nos contou. Ele tem toda razão! Em 1984 a fabricante brasileira de réplicas Glaspac apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo este primeiro protótipo com carroceria em fibra de vidro, que pretendia comercializar no Brasil — com motor 6 cc do Opala — e no exterior — com o Ford V8 302. Mas por dificuldades comerciais a empresa acabou encerrando suas atividades em 1987 e o Thunder nunca chegou a entrar em produção. Então restou este exemplar único construído com peças de acabamento genuínas do famoso conversível americano.

Belcar e Vemaguet, ambas fabricadas em 1967, o último ano da marca
Belcar e Vemaguet, ambas fabricadas em 1967, o último ano da marca

A Linha DKW nacional foi bem representada, já que estava presente um clube especializado na marca: os DKWeanos das Gerais. Em Alphaville, a linha completa dos pitorescos carros de origem alemã, movidos por motores de três cilindros e dois tempos: Belcar, Vemaguet, Pracinha, Candango e até um raro Fissore.

Matheus Mendonça e Renato XXX recebem suas comendas das mãos de Antônio do Monte
Matheus Mendonça e Renato Mauro recebem suas comendas das mãos de Antônio do Monte

Foi uma tarde de celebração e homenagens. A diretoria dos Galaxeiros das Gerais concedeu a alguns dos presentes a Comenda do clube. Foram agraciados os ‘Galaxeiros’: Alexandre Lúcio dos Santos, Kaiter Adriane Saldanha, Leonardo de Miranda, Milton Vasques Thibau de Almeida, Rogério Santos, Ricardo Kamil, Sérgio Magalhães Freitas, Mateus Mendonça Dias Pereira e Rodinei Magela Ribeiro. Os antigomobilistas Ernandes Ramos, da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena e Renato Mauro de Paiva Oliveira, do Clube Opaleiros de Barbacena, além do Portal Maxicar de Veículos Antigos também foram contemplados com a Comenda. Gustavo Brasil e Pio Autos Antigos receberam placas de Menção Honrosa.

À esquerda, o vice-presidente dos Galaxeiros LeonardoXXX entrega a homenagem ao Clube do Puma. À Direita, o diretor José Célio homenageia o Garagem XXX
À esquerda, o vice-presidente dos Galaxeiros Leonardo Rockefeller entrega a homenagem ao Clube do Puma. À Direita, o diretor José Célio homenageia o Garagem Antiga

17 clubes presentes ao evento também foram homenageados, através de seus presidentes ou membros da diretoria: Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte, Clube do Puma de Minas Gerais, Clube Itabirito de Carros Antigos, Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo, Clube de Autos Antigos Rota Real, Clube de Autos Antigos de Congonhas, Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Clube do Fusca BH, Clube Garagem Antiga, Clube Opaleiros da Real, Instituto Cultural Veteran Car Clube de Minas Gerais, Clube Portal do Fusca, Clube DKWeanos das Gerais, Clube The Bugs, Clube Ratoramas, Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Clube Opaleiros de Barbacena.

Os convidados receberam medalhas e outros brindes
Os convidados receberam medalhas e outros brindes

Antônio do Monte Furtado Filho anunciou também a criação da Associação Mineira de Antigomobilismo, entidade que terá em seus quadros os clubes de veículos antigos de Minas Gerais, museus de veículos antigos, imprensa especializada, e comércio especializado em veículos antigos e peças para eles. De acordo com Antônio, diversos clubes já demonstraram interesse em se filiar à nova associação. Ainda este ano, será realizada a primeiro reunião, quando será aprovado o estatuto e será eleita a sua primeira diretoria. Confira no box abaixo, os objetivos da Associação Mineira de Antigomobilismo.

Foram distribuídos diversos brindes entre os presentes, como medalhas de Honra ao Mérito, chaveiros e pins. Os membros do clube receberam também um emblema, para ser afixado nas grades dos Galaxies.

Momento do jantar, oferecido há 30 pessoas
Momento do jantar, oferecido a cerca de 30 pessoas

Na noite de sábado foi oferecido um jantar aos participantes hospedados no Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses, que aconteceu na restaurante do próprio hotel. Para encerrar o final de semana, domingo um café da manhã com todos presentes ao jantar da noite anterior.

   EXPOSIÇÃO        MOMENTOS
   HOMENAGENS        JANTAR & CAFÉ DA MANHÃ

Associação Mineira de Antigomobilismo

Objetivos

– Elaboração de um calendário anual de eventos, que atenda aos diversos interesses dos clubes associados e que permita uma maior mobilidade dos antigomobilistas entre os mesmos;
– Reunião de proprietários, apreciadores e simpatizantes de veículos antigos, promovendo uma maior aproximação e estimulando o espírito de coletividade;
– Preservação da cultura automobilística de época;
– Esclarecimento da opinião pública sobre a importância da preservação da história do antigomobilismo;
– Utilização das redes sociais e eletrônicas, visando a promoção de troca de informações e experiências entre a Associação, os clubes e seus associados;
– Consultoria na organização de eventos de caráter social e cultural, desfiles e exposições de veículos antigos;
– Cooperação com a sociedade, poderes públicos, empresariado, comércio e associações, objetivando a defesa do antigomobilismo;
– Incentivo ao desenvolvimento de imprensa especializada;
– Valorização dos museus de veículos antigos;
– Apoio ao comércio especializado de veículos antigos e autopeças.

Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco

Comentários do Facebook

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá Amigos :
    No Próximo Ano Estarei Aí no Encontro de Galáxia de Nova Lima Cidade dos Meus País Que Nasceram Aí.

    Sou o Presidente do CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL e MiNi DACON 828 Aqui Em São Paulo na Capital Ok Amigos

    Eu Tenho ( 05 Cinco ) Nick’s e PAG e Chubby dos ( 06 Seis ) Modelos Fabricado Pela Dacon Que Estará Aí no Próximo Ano

    Tenho 1 Um MP Lafer 1972 Eu Escrevi 1972 Amarelo PROTÓTIPO Chassis MP 0006 Com As Portas SUICIDA Igual o MG Inglês de Onde e Derivado o MP Lafer Ele Não NÃO Tem Vidro Nas Portas Só Lona Com Plástico e Coloca Gasolina Pela Tampa do Falso Radicado e + Etc
    ….. OBS : Neste Ano de 1972 Foi Fabricado SÓ ( 06 Seis ) MP’s Existe ( 04 Quatro no Brasil e ( 02 Dois ) Foi Exportado Para Alemanha e Bruxelas Fazer Salão de Automóvel Lá Ele Original de Fabrica Com Plaqueta e Documento e o Chassis Ok
    …… OBS : Eu Sou EX Funcionário da Fábrica da MP Lafer Por Longos 11 nos Onde Trabalhei Em Diversos Setores da Produção E Sou EX Funcionário da Gurgel Também Ok Amigos

    Tenho 1_Uma GAIOLA Como Motor AP Turbo Que Nunca Pegou Terra ou Barro Que Ganhou Troféu Lá Em Água de Lindoia Como Destaque

    Tenho 1 Um Buggy MiNi Kadron de 2.53 de Comprimento Para 2 Pessoas Adultas de Fabricação Própria Que Vou Começar a Fabricar Ele Agora Com Chassis Proprio Tubular …… OBS : APROVADO Pelo Mestre ANÍSIO CAMPOS Projetista do Buggy KADRON Em 1969 Ok

    Estou Nestes E-Mail :

    Clube.Nick.Pag.Dacon.Br@Gmail.Com
    Ou
    Peças.MPLafer.Originais @Gmail.Com

    —– Tenho TODAS As Peças Original e Novas Ok Amigos
    Ou
    CiaBuggyTriPimenta@Gmail.Com
    Ou
    Fones 11-99902-1570 Vivo ou 11-9596-98961 da Tim Ok Amigos

    ABRAÇO do PIMENTA de São Paulo

Novidades dos Classificados