Coberturas Conteúdo Eventos

3º Encontro de Carros Antigos de Santana dos Montes e 5º Passeio da Liberdade, MG

3º Encontro de carros antigos de Santana dos Montes e 5º Passeio da Liberdade, MG

Um final de semana memorável!

Programação variada, homenagens em um clima de muita confraternização 

Hotel Fazenda da Chácara
Hotel Fazenda da Chácara

Desde que o governador Antônio Anastasia sancionou a lei “28 de outubro, Dia do Antigomobilismo Mineiro”, há cinco anos, todos os anos, em outubro, clubes de várias regiões de Minas Gerais se reúnem para comemorar essa data, no chamado “Encontro da Liberdade”. Trata-se de um encontro itinerante e cada ano é escolhida uma cidade turística de Minas para sediá-lo, como Ouro Preto, Tiradentes e Pedra do Sino.

Dentro da programação do evento: Passeio a cachoeira, lazer no hotel, visita a Fazenda Guarará, onde se fabrica vinho, cachaça e cervejas especiais
Dentro da programação do evento: Passeio a cachoeira, lazer no hotel, visita a Fazenda Guarará, onde se fabrica vinho, cachaça e cervejas especiais

Este ano, foi escolhida, Santana dos Montes e o Hotel Fazenda da Chácara foi o palco do 5º Encontro da Liberdade, organizado pelo Clube de Autos Antigos Rota Real – CAARR, Associação Galaxeiros das Gerais – AGG e Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora – CAAJF, no último final de semana, 17 e 18 de outubro de 2015. O evento coincidiu com o 3º Encontro de Carros Antigos de Santana dos Montes, realizado pelo CAARR.

A Praça ficou tomada pelos antigomobilistas e o público

No sábado pela manhã, Caio Mário Baptista Pereira, presidente do clube anfitrião, começou a receber os antigomobilistas que chegavam de viagem e os encaminhavam a um ônibus fretado para conhecerem a Fazenda Guarará, onde se fabrica vinho, cachaça e cervejas especiais, com degustação à vontade. À tarde, alguns preferiram curtir, em família, a ampla área de lazer do hotel. Outros preferiram conhecer as cachoeiras em torno do município.

santanadosmontes
À noite, uma grande festa foi realizada na Taberna, espaço de recepções e eventos do próprio hotel

À noite, uma grande festa foi realizada na Taberna, espaço de recepções e eventos do próprio hotel. Embalados por uma vibrante música ao vivo, puderam apreciar um buffet com ‘Comida de Boteco’ – tradicionais tira-gostos, muito conhecidos dos mineiros e também um tradicional jantar, acompanhados por drinks, vinhos e cervejas da região.

Caio Pereira, que fez questão de agradecer unido à toda a diretoria do clube: Reginaldo Milagres, Cleber Degani, Luciano Oliveira, Frederico Assumpção e Ronald Lucas
O presidente Caio Pereira do CAARR,  fez questão de agradecer unido à toda a diretoria do clube: Reginaldo Milagres, Cleber Degani, Luciano Oliveira, Frederico Assumpção e Ronald Lucas as homenagens recebidas
Homenageados
Acima Maurílio Alvim que recebeu uma homenagem especial. Abaixo Luís Fernando da Silva Bastos, presidente do CAAJF, Antônio do Monte Furtado Filho, presidente da AGG e Jorge Filho presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova lima.

Foi uma noite de muitas homenagens. Antônio do Monte Furtado Filho, presidente da AGG, Luís Fernando da Silva Bastos, presidente do CAAJF e Maurílio Alvim, ex-presidente, enalteceram o trabalho do CAARR, na pessoa do presidente, Caio Pereira, que fez questão de agradecer unido à toda a diretoria do clube: Reginaldo Milagres, Cleber Degani, Luciano Oliveira, Frederico Assumpção e Ronald Lucas. Caio ainda fez uma homenagem especial a Maurílio Alvim, lembrando que ele foi o primeiro a apadrinhar e dar apoio a seu clube.

veículos há mais de 30 anos. Neste, foram homenageados Alfredo Vazquez, do Rio de Janeiro-RJ com seu Fusca 1981
Alfredo Vasquez com seu Fusca 1981 foi homenageado por possuí-lo a mais de 30 anos (abaixo a sua história)

santanadosmontes15-fotofuscaAqui um pouco da história que temos com o valente “fusquinha”, ou, para nós, POSSANTE.

“Temos um fusca ano 1981, comprado em 1983. Como temos por esporte o camping, decidimos então fazer viagens em estilo rústico. Isto é, em primeiro lugar acampando, depois pernoitando em postos de gasolina 24 horas e, por último, hotéis e pousadas. Assim, desde 1983, dentro desse estilo, fizemos nossa primeira “grande” viagem. Ela foi programada para irmos até Guarapari (ES), mas, acabamos chegando até Salvador (BA). Daí em diante não paramos mais. Nosso espírito aventureiro foi nos levando cada vez para lugares mais distantes. Assim, já temos percorrido o Brasil de São Luís (MA) até o Chuí (RS) e o Pantanal (MT). Depois nos aventuramos a sair do Brasil e começamos indo até Buenos Aires (AR). Temos em nosso histórico já conhecida a Argentina, desde Humahuaca até o Ushuaia (isto quer dizer o país de ponta à ponta), todo Uruguai, Paraguai e Chile. As viagens maiores foram o USHUAIA (conhecido como a terra do fogo ou fim do mundo), na Argentina, que rodamos um total de 16.046 km e o DESERTO DO ATACAMA, no Chile com 16.296 km percorridos em 33 dias. A viagem ao Deserto do Atacama foi o grande desafio de nossas aventuras. Atingimos altitudes de mais de 5.000m e temperatura de cerca de -22º. Tudo Isso, nosso POSSANTE superou bravamente. Vale ressaltar que a cada destino escolhido íamos conhecendo muitos lugares. Além das maiores viagens que fizemos em nossas férias, também, não perdíamos os finais de semana prolongados. Nessa ocasião, partíamos para conhecer cidades e parques nacionais e estaduais de Minas Gerais, São Paulo e o interior do próprio RJ. Informamos que, à título de esclarecimento, nessas ocasiões ainda estávamos trabalhando. Hoje, podemos nos deter mais dias em cada lugar e desfrutar de forma mais tranquila, pois, já somos um casal de aposentados”.

Alfredo e Gilda

No encontro de Santana dos Montes é tradição o CAARR homenagear pessoas que possuem veículos há mais de 30 anos. Neste, foram homenageados Alfredo Vasquez, do Rio de Janeiro-RJ com seu Fusca 1981, com o qual já percorreu quase toda a América do Sul.

Marcos Vinícius Pardini, de Barbacena-MG com seu Dodge Polara, 1981. Frederico Assumpção, de São Brás do Suaçuí-MG, com seu Jeep Willys,1958 e Daniel Ferrari, de Conselheiro Lafaiete, com sua F 75, 1971. Léo Brando, de Belo Horizonte-MG, também foi homenageado pelo CAARR, por seu trabalho de coberturas de eventos para este portal.

Cerca de 140 veículos antigos ocupando toda a área central de Santana
Cerca de 140 veículos antigos ocupando toda a área central de Santana

No domingo foi a vez da grande exposição com cerca de 140 veículos antigos ocupando toda a área central de Santana. Em destaque, os veículos citados acima. O inscrito recebia um kit com troféu e camisa alusivos ao encontro. Foram montadas duas tendas para darem suporte aos expositores e um palco, onde um show animava a festa, onde também ocorreram também outras homenagens.

Chevr
Acima Chevrolet Amazona 1963. Abaixo Opala 1974 e Kombi 1977

Um clube de carros antigos leva à cidade onde chega muitos benefícios: entretenimento, cultura, shows, divisas e boas lembranças do passado. A pequena Santana dos Montes retribui à altura, aos antigomobilistas, com sua simpatia, natureza exuberante, hospitalidade e magníficos hotéis-fazenda.

Parabéns ao CAARR que tem realizado eventos marcantes na região da Estrada Real

Um final de semana memorável, para se comemorar uma data tão importante. Parabéns ao CAARR que tem realizado eventos marcantes na região da Estrada Real. Fica a expectativa: Qual cidade será escolhida para ter esses benefícios e sediar o 6º Passeio da Liberdade?

 

Texto: Jorge filho
Fotos: Jorge Filho, Mateus de Assis, Leo Brando e
Organização do Evento

Edição: Fatima Barenco

   Exposição     Momentos 
   Jantar de Confraternização     Homenageados

Comentários do Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados