Coberturas Conteúdo Eventos

4ª Expocar — Encontro de Automóveis Antigos e Hots – Antonio Carlos, MG

4ª Expocar — Encontro de Automóveis Antigos e Hots – Antonio Carlos, MG

Quebrando a rotina

Cerca de 200 veículos antigos movimentaram as ruas da tranquila cidade do interior de Minas

200
O evento contou com a participação de diversos modelos importados

A 4ª edição da EXPOCAR aconteceu no último final de semana, na cidade de Antônio Carlos, promovida pela Sociedade do Carro Antigo de Barbacena-SCAB em parceria com a prefeitura do município. Atrações diferentes, nos dois dias do evento, movimentaram a tranquila cidade do interior de Minas. No sábado, 22/08, o clima foi de descontração.

antoniocarlos15_foto6
Churrasquinho, amigos e familiares reunidos…

O presidente Cláudio Mazzoni recebia os expositores que , após a inscrição, se reuniram na praça principal da cidade em torno de Luizinho de Freitas, que veio de Petrópolis – RJ e improvisou ali um churrasco, sem maiores cerimônias.

A Confraternização acontceu na noite de sábado no La Bamvb
A Confraternização aconteceu na noite de sábado no La Bamba

À noite, a confraternização foi em Barbacena, distante apenas 11 km de Antônio Carlos. O também antigomobilista, Marozan Ferreira, recebeu em seu bar temático, os colegas nesta festa organizada pela SCAB. O La Bambas proporcionou uma noite animada. Decorado com objetos de época espalhados pela casa, boa música, ambiente alto astral e televisores passando clássicos do cinema mudo criaram um clima nostálgico, ideal para um evento dessa natureza.

antoniocarlos15_foto5
No alto o De Sotto, 1952. Abaixo Fleetmaster, 1948 e ao seu lado o Studebaker 1950

No domingo, 23/08, após a inscrição, foi servido um café da manhã no ginásio de esportes, reunindo as pessoas que chegavam de diferentes cidades. Em seguida, esposas, filhas e namoradas dos expositores tiveram direito a uma sessão de maquiagem e cuidados com a pele com representantes de uma marca de cosméticos. Um sorteio de brindes, entre os inscritos, também movimentou o evento. Por falar em inscritos, o público pôde ver em Antônio Carlos, o Buick Eight, 1950, do colecionador Pedro Ladeira, fundador e primeiro presidente da SCAB. A Chevrolet foi bem representada pelo Fleetmaster, 1948, de Robson Elias, presidente do Clube de Autos Antigos de Congonhas e outro, 1946, de José Losch, de Barbacena e ainda o Styleline, 1951, canadense, do ex-jogador do América-RJ, Paulo Calderaro.

antoniocarlos15_foto2
Opel Kapitan, 1951, de Ernandes Ramos. Ramos, vice-presidente e também fundador da SCAB, mostrava com orgulho uma foto desse mesmo carro no 1º encontro oficial da SCAB, em 1988

Desfilaram ainda pelas ruas de Antônio Carlos, o De Sotto, 1952, de Jorge Levy, presidente da Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora; o Studebaker Commander, 1951, de Sérgio Viana; o Ford 1936 de Ígor Loschi, automóvel mais antigo do evento e o Opel Kapitan, 1951, de Ernandes Ramos. Ramos, vice-presidente e também fundador da SCAB, mostrava com orgulho uma foto desse mesmo carro no 1º encontro oficial da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, em 1988, mas a SCAB já promovia encontros informais anteriormente, sendo o clube mais antigo da região.

No alto o Ford 1931, o mais antigo do evento. Abaixo o Willys Interlagos, 1965 ao lado a F 75, 1974 debutando no evento

Entre os esportivos, um raro Willys Interlagos, 1965, de Eduardo Leite. Uma pick-up se destacava na exposição. A F 75, 1974, do colecionador Cláudio Abreu Campos, de Barbacena. Pela primeira vez, Cláudio levou-a a um encontro. Pertenceu ao Exército e foi totalmente restaurada por ele. Na caçamba, duas Lambretas, também de sua coleção. Como todo o centro da cidade ficou tomado pelo encontro, dois ambientes musicais aconteciam simultaneamente.

Café da manhã e boa música fizeram parte da programação do evento
Café da manhã e boa música fizeram parte da programação do evento

Em um setor, música mecânica, dos anos 1940 em diante e em outro setor, um show de Rômulo Tolomelli com músicas dos anos 1960, 70 e 80. Às treze horas, o comunicador e radialista, André Candreva, deu início à cerimônia de homenagens. Nela, o presidente Claúdio Mazzoni entregou um belo troféu aos presidentes dos clubes de Minas Gerais e Rio de Janeiro ali representados, agradecendo a presença e o apoio da Prefeitura Municipal e do Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Leandro.

Clubes Homenageados
Diversos clubes foram homenageados

Foram homenageados o Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, o Clube de Carros Antigos de Barroso, de Dores de Campos, de Lavras, de Santos Dumont, Clube de Autos Antigos Rota Real, Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora e de Paraíba do Sul-RJ, Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Clube de Autos Antigos de Congonhas e Antigomobilistas de Leopoldina.

Em seu discurso, o prefeito, Raimundo Nonato Marques, parecia emocionado. Agradeceu a presença de todos os visitantes e fez uma súplica ao presidente Mazzoni, de que continue realizando esse encontro em sua cidade. Nonato faz parte do grupo de prefeitos que já descobriu os inúmeros benefícios que uma cidade recebe com um encontro de carros antigos.

Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco

   Exposição       Momentos

    Confraternização       Homenagens

Comentários do Facebook

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • EXPOCAR 2015 – MAIS QUE UM ENCONTRO, UMA FESTA DE AMIGOS!!!
    Boa noite
    Mais uma vez a pequena e pacata cidade mineira de Antônio Carlos, recebeu e foi o grande palco do Antigomobilismo e principalmente das grandes amizades.
    Com uma presença recorde de mais de 200 automóveis antigos, o município neste último fim de semana dias 22 e 23 de agosto, “Fez do Passado um Grande Presente Para o Futuro”. Quem esteve presente, mais uma vez curtiu e compartilhou um clima familiar, onde cada um se sentia em casa e como não poderia deixar de ser rodeado de amigos.
    A Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, agradece do fundo do coração a todos os Expositores que com suas máquinas maravilhosas abrilhantaram mais uma vez o evento, Prefeitura e Secretaria de Cultura de Antônio Carlos que novamente com extrema competência e seriedade tornaram possível a realização do encontro.
    Um grande e forte abraço a todos
    Claudio Mazzoni – Presidente da SCAB

Novidades dos Classificados