Coberturas Conteúdo Eventos

3º Encontro Estadual de Veículos Antigos – Niterói, RJ

3º Encontro Estadual de Veículos Antigos – Niterói, RJ

Cada vez melhor….

Repetindo o sucesso de sempre, evento reuniu cerca de 700 veículos antigos na orla do  bairro de São Francisco

A chegada ao evento é desfile de preciosidades
A chegada ao evento é um desfile de belas máquinas

Neste domingo dia 2 de Agosto aconteceu o Terceiro Encontro Estadual de Veículos Antigos. Amizade e companheirismo: foi assim que o Nictheroy Clube de Veículos Antigos concentrou mais uma vez a força de seus sócios para realizar a terceira edição do Encontro Estadual de Veículos Antigos, um evento que já nasceu grande e é atualmente o maior do estado do Rio de Janeiro. Contando com o apoio da prefeitura para a realização do evento, cerca de 700 veículos antigos estiveram presentes ao longo do dia, vindos de todas as regiões do estado e de estados vizinhos, trazendo seus carros, rodando nas estradas, as vezes por mais de 300 Km, para prestigiar o evento.

Cerca de 700 veículos antigos estiveram presentes ao longo do dia, vindos de todas as regiões do estado e de estados vizinhos

O evento em uma das regiões mais bonitas de Niterói e o dia ensolarado levaram um público estimado de 15.000 pessoas a prestigiarem o encontro e ver carros produzidos desde a década de 10 até os anos 80 cuidadosamente distribuídos por toda orla do  bairro de São Francisco, em Niterói. Famílias inteiras, muitas com crianças pequenas, vieram de todas as partes da cidade. Modelos raros puderam ser vistos, como o Ford T 1919, (é o veículo mais antigo emplacado no estado), uma BMW Isetta 300 1957 (veículo semelhante a Romi-Isetta produzida no Brasil) e um Karmann-Ghia 1963 Typ 34, de fabricação alemã e cuja carroceria não chegou a ser produzida por aqui. Os “fordinhos”, aliás, mereceram local de destaque e compareceram novamente em bom número e em diferentes anos de fabricação e variedade de carrocerias.

Presença marcante dos veículos nacionais
Presença marcante dos veículos nacionais

Entre os nacionais, destacou-se a grande presença dos Fuscas e seus derivados de motor “à ar”, além do bom número de outros modelos que fizeram parte da vida dos brasileiros, como Opala, Passat e Galaxie/Landau. A Viação 1001 mais uma vez levou seu antigo ônibus de 1964, com chassi Mercedes e carroceria Ciferal. Também uma variedade enorme de tendas com peças, miniaturas e acessórios fez a festa dos antigomobilistas que volta e meia precisam de alguma peça para seus veículos. As miniaturas fizeram a alegria da criançada.

nictheroyestadualago15-foto2
BMW Isetta 300 1957 (veículo semelhante a Romi-Isetta produzida no Brasil) e um Karmann-Ghia 1963 Typ 34, de fabricação alemã e cuja carroceria não chegou a ser produzida por aqui.

Além dos veículos antigos em exposição, público e expositores puderam assistir o show da banda Bloody Mary & The Munsters, que literalmente sacudiu a Orla de São Francisco com seu som fenomenal e foi a sensação do dia tocando por cerca de 3 horas o mais puro rock! E além da música, a banda também levou seu carro antigo, que ficou em exposição na frente do palco: uma pick-up Ford 1929 “hot rod”.

nictheroyestadualago15-foto4
No alto o Cadillac 1947 abaixo Ford Ranchero GT 1979 e Impala 1968

A segurança foi exemplar com a presença da Guarda Municipal que auxiliou na organização. Com uma infraestrutura super organizada, restaurantes em toda a orla, os expositores, visitantes e seus familiares permaneceram o dia todo conhecendo um pouco mais sobre a história do antigomobilismo, ouvindo “causos” de seus proprietários, tirando fotos, em suma, aproveitando a grande festa.

nictheroyestadualago15-foto5
Show da banda Bloody Mary & The Munsters, que literalmente sacudiu a Orla de São Francisco

Durante o evento, Alexandre Thomaz, presidente do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, recebeu do diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos e presidente do Veteran Car Club do Rio de Janeiro, Gustavo Tostes, uma placa de homenagem da FBVA ao clube pela realização do evento. O clube também recebeu uma homenagem dos amigos do KM Rodados de Rio das Ostras e do Karmann-Ghia Clube do Rio de Janeiro. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também prestigiou o evento e compareceu acompanhado pelo vice-prefeito Axel Grael e pelo presidente da Neltur, Paulo Freitas.

Entrega de trófeus

Foram distribuídos 10 troféus de destaque entre os veículos inscritos. O objetivo não foi destacar apenas os melhores, pois esta tarefa seria injusta em meio a tantos antigos raros e em excepcional estado de conservação que estavam presentes, mas sim uma forma de homenagear simbolicamente todos os participantes através de alguns deles. Os premiados foram, por ordem cronológica:

•  Ford A 1929 (Ribamar)
• Ford A 1931 (Miguel)
• Cadillac 1947 (Roberto Ruschi)
•  Corcel 1975 (Amauri)
• Fiat 147 1977 (David)
• Ford Ranchero GT 1979 (Mário Lopes)
• Fusca 1300 1980 (Hélder)
• Passat TS 1982 (Marcos Vinicius)
• Opala Diplomata 1982 (Marcos Paulo)
• Caravan 1982 (Vinicius)

nictheroyestadualago15-foto8
Presença do Prefeito de Niterói(2º a esq)Rodrigo Neves, acompanhado pelo vice-prefeito Axel Grael(1ºa dir) e pelo presidente da Neltur, Paulo Freitas(2º a dir)

Promovido pelo Jornal O Fluminense, patrocinado pela CRAC e pelo SINDILOJAS, e organizado pelo Nictheroy Clube de Veículos Antigos, o evento foi uma excelente opção de lazer neste domingo. Uma realização da Prefeitura de Niterói e da NELTUR  que, como sempre, vem prestigiando eventos desta natureza que tanto a cidade precisa.

Ao final do evento, cerca de 2 toneladas de alimentos foram arrecadados. Estes alimentos já estão sendo destinados a quatro instituições beneficentes e ajudarão centenas de pessoas.

nictheroyestadualago15-foto9
Em 2016 tem mais…

A diretoria aproveita o espaço para fazer um especial agradecimento àqueles sócios  que, desde às 6:00 horas da manhã,  já estavam de “plantão”  para auxiliar na montagem das tendas, na organização, na recepção dos visitantes, no estacionamento e em todas as atividades relacionadas diretamente ao evento de modo que tudo transcorresse da melhor forma possível.  Somente com o apoio desta turma foi possível fazermos a festa com o brilho que merece.

nictheroyestadualago15-foto7
Agradecimentos a todos!

O NCVA agradece também a todos os expositores e clubes que participaram deste evento, aos patrocinadores, a NELTUR e a Prefeitura de Niterói.  A 4ª edição do evento já tem data marcada, primeiro domingo de agosto de 2016! Que venham os 30 anos do Nictheroy Clube de Veículos Antigos! Agora é tratar de trabalhar mais para fazermos um “Quarto Encontro” ainda melhor!

 

Texto e Fotos: Nictheroy Clube de Veículos Antigos
Edição: Fatima Barenco

   Momentos      Exposição      Homenagens

 

 

Comentários do Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Parabéns a todos do Nictheroy, por essa grande festa, foi um prazer poder participar. Os amigos do Km Rodados Veículos Antigos – Rio das Ostras, parabenizam pelo sucesso do Evento e pela qualidade do mesmo.