Coberturas Conteúdo Eventos

V Aniversário dos Galaxeiros das Gerais – Belo Horizonte, MG

V Aniversário dos Galaxeiros das Gerais – Belo Horizonte, MG

Muito o que comemorar…

Evento aconteceu no Café Paddock  na orla da Lagoa da Pampulha 

Os Galaxeiros das Gerais nasceram, há cinco anos, dos sonhos e ideais de um grupo de amigos voltados para a defesa e preservação da memória do Ford Galaxie, reconhecidamente o maior ícone da história da indústria automobilística nacional, eleito pela imprensa automotiva, o melhor carro fabricado no Brasil. Para comemorar essa data uma grande festa foi realizada no último dia 30/05, em Belo Horizonte, cidade sede da instituição.

anivgalaxeirosmai15foto5
A festa aconteceu no Café Paddock Restaurante e Eventos

Entre os objetivos da Associação Galaxeiros das Gerais, estão: congregar proprietários e apreciadores de veículos antigos, mais especificamente do FORD GALAXIE em todos os seus modelos (Galaxie, Galaxie 500, LTD e Landau), estimulando a amizade e o espírito de colaboração coletiva; concorrer para a preservação do patrimônio automobilístico, cultural e educacional de época; promover o esclarecimento da opinião pública sobre a importância da preservação do patrimônio automobilístico e provê-la de informações; promover eventos de caráter social e cultural, passeios, desfiles e exposições de veículos antigos; cooperar com os poderes públicos, associações de classes e quaisquer outras instituições em tudo que possa interessar ao automobilismo da época; mobilizar a sociedade civil, visando integração e interação entre os seus membros, com uma programação cultural diferenciada, satisfazendo as necessidades de lazer.

anivgalaxeirosmai15foto2
Congregar proprietários e apreciadores de veículos antigos, mais especificamente do Ford Galaxie em todos os seus modelos é um dos objetos dos Galaxeiros das Gerais

Além de cumprir esses objetivos, impressiona o que alcançou esse clube com tão pouco tempo de existência.   Acompanhe a trajetória dele, que inicialmente era uma confraria de amigos fundada em 17 de junho de 2010, mas com o amadurecimento e crescimento do número de associados em todo o estado de Minas Gerais, em 17 de junho de 2011, foi criada legalmente a Associação Galaxeiros das Gerais, entidade de direito privado e sem fins econômicos. Um ano depois a Associação tornou-se um clube federado – filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos – que é a entidade máxima do Antigomobilismo Nacional. Em 19 de agosto de 2014, seu presidente foi convidado a assumir a função de Diretor Regional da RMBH, da Federação Brasileira de Veículos Antigos. Em 2015, a Associação atingiu o ápice. Conseguiu a homologação do Denatran para emitir o certificado de placas pretas por si própria, com total independência.

anivgalaxeirosmai15foto3
Comenda Associação Galaxeiros das Gerais, condecoração de honraria máxima do clube

Para comemorar essa trajetória galáctica e comemorar os cinco anos de muitas lutas e vitórias, foi criada a comenda Associação Galaxeiros das Gerais, condecoração de honraria máxima do clube, com o objetivo de agraciar personalidades e benfeitores por relevantes serviços prestados à Associação, à memória do Galaxie e, por extensão, ao antigomobilismo nacional. Os nomes indicados foram colocados ao crivo e aprovação da diretoria, em reunião solene.

Uma festa tão importante para comemorar essa data teria que ser em um lugar especial. Por isso, foi escolhido o restaurante Café Paddock, situado na orla da Lagoa da Pampulha, com espaço rústico requintado, com móveis em madeira bruta e de demolição, decorado com peças de época, que levam a nossa imaginação aos antigos casarões das fazendas mineiras. Anexo ao restaurante, uma surpresa: um anfiteatro com uma réplica de carruagem igual às usadas nas fabricações dos primeiros automóveis.

Os filhos e netos dos galaxeiros puderam aproveitar da mini fazenda que existe ali, com pôneis, mini vacas, porcos e animais típicos da roça, além dos passeios de charrete e a cavalo, acompanhados por instrutores. No almoço, os convidados apreciaram uma tradição mineira: uma deliciosa feijoada, servida no fogão à lenha.

Momento das homenagens

Logo após vieram as homenagens. O presidente do clube, Dr. Antônio do Monte Furtado Filho, em seu discurso inaugural, relembrou a trajetória do clube, exaltou a história do Galaxie e agradeceu a cada filiado, cada colaborador, cada convidado e   principalmente à sua família. Em seguida, Dr. Antônio pronunciou a história automobilística de cada agraciado e o chamava, juntamente com a família, entregando-lhe o estojo com a comenda banhada a ouro, com a logomarca do clube em alto relevo e um quadro com moldura em ouro envelhecido,com o certificado nominal de cada agraciado. Tudo de extremo bom gosto.

anivgalaxeirosmai15foto7
Cornélio presidente do Clube de Cachoeira do Campo preparou um vídeo onde cada trecho foi pronunciado por amigos e familiares do Dr. Antônio em uma grande homenagem

Foram agraciados todos os galaxeiros e também Robson Elias, presidente do Clube da Autos Antigos de Congonhas, Caio Mário Baptista Pereira, presidente do Clube de Autos Antigos Rota Real, Cornélio José da Silva, presidente do Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo, José Geraldo Braga, presidente do Clube Itabirito de Carros Antigos, Jorge Filho, presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Leo Brando, Francis Castaings, diretor do site Retroauto,  e o radialista e comunicador André Candreva. Com um discurso emocionante, a primeira dama do clube, Elis Regina Guimarães, revelou aos convidados, como o marido se dedica e trabalha incansavelmente pelo clube que preside.

anivgalaxeirosmai15foto6
Com um discurso emocionante, a primeira dama do clube, Elis Regina Guimarães, revelou aos convidados, como o marido se dedica e trabalha incansavelmente pelo clube que preside.

Dr Antônio pensou que fosse apenas homenagear, mas ao final foi ele quem recebeu muitas homenagens. Dos filiados, de esposas dos filiados, dos clubes visitantes que participaram do evento e uma grande surpresa preparada por Cornélio José, presidente do CCACC. Um vídeo com um texto preparado por ele, onde cada trecho foi pronunciado por amigos e familiares do Dr. Antônio. As pessoas que participaram do vídeo estavam em cidades totalmente diferentes e Cornélio, utilizando de nova tecnologia, recolheu o depoimento de cada um pelo whatsapp, editando e montando a homenagem. Na hora que foi apresentado o vídeo, todos os participantes, que vieram de suas cidades de origem, estavam ali, ao vivo, para darem um longo abraço no homenageado.

Ao se despedirem, os convidados ainda levavam dois mimos para casa: um chaveiro e um bóton confeccionados com o mesmo bom gosto da comenda. Foi festa de galaxeiro, mas toda festa desse clube pode ser chamada de festa de gala.

 

Texto e fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco

   EXPOSIÇÃO       ALMOÇO       HOMENAGENS

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados