Do Lixo ao Luxo Interatividade

Ford LTD, 1976 – Rodrigo Basílio – Leopoldina, MG

Um presente para meu pai

Nome: Rodrigo Basílio
Cidade: Leopoldina, MG
Marca/modelo: Ford LTD
Ano de fabricação: 1976

Meu nome é Rodrigo Basílio, sou de Leopoldina-MG e desde criança sou apaixonado por carros antigos e em especial a linha Ford Galaxie. Esse é um Ford LTD 1976, que foi comprado para nosso pai em 2009, nós o encontramos em estado praticamente de abandono, dentro de uma olaria e encoberto por muita poeira da cerâmica e estrume de galinha. Mesmo sendo um LTD 76 estava com vários adornos trocados por de um LTD 81. O levamos de prancha para casa, lavamos, e fizemos com que o motor funcionasse , completamos óleo da caixa, trocamos os pneus e arrumamos os freios. E na empolgação tentamos fazer duas viagens, inclusive para o Rio de Janeiro, mas não tivemos sucesso, parou no meio do caminho problemas na caixa automática, outra foi para Encontro de Ubá-MG , antes de chegar furou o selo do motor. Depois disso resolvemos fazer toda parte mecânica, motor por completo (trocou pistões, válvulas, bomba de água e óleo, etc…) revisar caixa hidramática, troca de coroa e pinhão diferencial, suspensão completa e parte elétrica. E nesse meio tempo, ficamos sabendo que se tratava de modelo ainda nunca visto, segundo os maiores conhecedores de Galaxie no Brasil, com aquela característica de fabrica, a combinação de cor ” B Y ” carroceria Branco Nevasca e com teto de Vinil marrom, além do câmbio automático, ar condicionado e vidros verdes. Mas com a parte de mecânica pronta, passamos a viajar com confiança para encontros e passeios, mas ainda estava com o aspecto feio e descaracterizado, mas rodamos dessa forma até 2014. Foi quando eu e Meu Irmão Adão Junior, decidimos restaurar o carro conforme saiu de fábrica, e começamos a busca de informações sobre fornecedores de peças, material, além do nosso conhecimento de já ter galaxie a 16 anos conciliado a muitas dicas e conversa com vários amigos e proprietários de galaxie de todo Brasil. Mas esbarramos na dificuldade de oficina de lanternagem, então decidimos fazer por nossa conta em uma chácara nossa, todos os dias depois do trabalho e aos sábados e domingos, salvo algumas folgas, somente a pintura final levamos para uma estufa, contratamos um funileiro e dois pintores amigos, e eu e meu irmão entramos de auxiliar, desmontador, ajustador, consultor técnico e etc… Desmontamos todo o carro e escovamos cada parafuso. De peça nova só o vinil e todas as borrachas , do resto foi tudo recuperado e restaurado. Do inicio da desmontagem até a primeira volta, durou 9 meses. Foi uma experiência única, não tivemos nenhum tipo de atraso ou aborrecimento durante o período, nossos pais ficaram satisfeitos pelo investimento etc. E para sacramentar toda a dedicação, o carro foi vistoria e  emplacado como veículo de coleção.

Comentários do Facebook

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Parabéns Rodrigo e toda a equipe, que trabalhou nessa restauração, do LTD 76, pelas fotos dá para ver a qualidade,do serviço que foi executado. Restarei um carro(Variant 75) bem mais simples que esse LTD, e sei bem das dificuldades que se encontra ao levar um projeto desses adiante. Mais uma vez, parabéns a todos.

  • Olá Rodrigo, sou o Ronaldo, também de Leopoldina e tive o prazer de ver este lindo automóvel aqui em Juiz de Fora na semana passada no encontro do AVA no estacionamento do Carrefour. Você Rodrigo e Adão Junior estão de parabéns por esta restauração e carinho por automóveis antigos.Valeu e um forte abraço.

Novidades dos Classificados