Coberturas Conteúdo Eventos

Encontro Mensal do Parque da Luz – Junho – São Paulo, SP

Lado a lado, dos raros Esplanadas

Encontro Mensal do Parque da Luz – Junho – São Paulo, SP

O francês que se naturalizou americano

Esplanadas e outros belos modelos enfeitaram o conhecido espaço paulistano

luz_junho_2
Primeira versão do Esplanada, com apenas dois faróis
[dropcap]M[/dropcap]odelo difícil de se encontrar normalmente nos encontros de carros antigos, o Esplanada nasceu Simca e depois tornou-se Chrysler, após a compra da marca de origem francesa pela gigante norte-americana em 1967, negócio que teve como principal objetivo facilitar sua instalação no Brasil, com o aproveitamento da fábrica e da rede de concessionárias Simca. Mas ao invés de descontinuar a produção do Esplanada (e também do Regente — sua versão mais simples), a Chrysler tratou de dar um “um banho de qualidade” no modelo, prolongando sua sobrevida, até que o Dart fosse lançado, o que aconteceu em 1969. Segundo consta, foram ao todo exatas 53 melhorias.

De qualquer forma, o fato de ter sido fabricado apenas durante quatro anos, torna o Esplanada um dos mais raros nacionais dos anos 1960. Mas quem prestigiou a edição de junho (7) do Encontro Mensal do Parque da Luz, na Capital Paulista, teve o privilégio de admirar bem de pertinho, não um, mais dois exemplares. Um branco e um dourado, ambos já produzidos com o selo Chrysler, com quatro faróis (a versão Simca possuía apenas dois).

Mas, é claro, não apenas isso. Já notabilizado pela alta qualidade dos automóveis mensalmente participantes, o evento trouxe mais uma vez lindos e variados exemplares do carismático Ford Modelo A, coloridos e incrementados hot rods, originais americanos e europeus de décadas diversas e nacionais de altíssimo padrão, incluindo a Kombi. A ‘velha senhora’, cuja produção foi definitivamente encerrada em dezembro de 2013, virou o carro antigo da moda, não apenas aqui no Brasil, mas também na Europa, Estados Unidos e Japão, lugares para onde exemplares nacionais têm sido exportados, alcançando valores de alguns milhares de dólares.

Este evento acontece todo primeiro domingo do mês.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.