Coberturas Conteúdo Eventos

7º Encontro de carros antigos de Pitangui, MG

7º Encontro de carros antigos de Pitangui, MG

Um festa memorável!

300 anos de Pitangui com muitas raridades e momentos especiais…

No último dia 9 de junho, a cidade Pitangui, localizada no estado de Minas Gerais comemorou seus 300 anos de fundação e durante toda a semana os moradores e turistas se divertiram com desfiles, festas e exposições. Para fechar com “chave de ouro” as comemorações, os estimados carros antigos foram convocados para um evento especial que aconteceu no último domingo, dia 14 de junho: 7º Encontro de carros antigos de Pitangui.

Momentos da Exposição
Pátio repleto….

Falando um pouco sobre Pitangui, citamos o site da prefeitura que diz: “Não há dúvida de que Pitangui é uma cidade que respira história. Sua riqueza, em termos culturais, vai além do município, atingindo todo o Estado e o Brasil. Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, foi a Sétima Vila criada no Estado, em 1715, no ciclo do ouro, e elevada à cidade em 1855. Pertence hoje à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e ainda, ao Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes. Terra-mãe do Centro-Oeste Mineiro, por ser a cidade mais antiga da região, é berço de mais de 40 municípios de Minas Gerais. Pitangui é um convite ao turismo histórico, artístico-cultural e ecológico. Para se ter ideia do potencial histórico de Pitangui, é bom lembrar que a luta pela Independência do Brasil nasceu e culminou com a presença ativa de personagens de sua história. A cidade é um verdadeiro centro de DNA político. A tradicional família pitanguiense do século XVIII, de Antônio Rodrigues Velho (o Velho da Taipa) e, posteriormente, do casal Inácio de Oliveira Campos e D. Joaquina (a Dama do Sertão), deram origem ao tronco familiar político mais importante do País, que fez descendentes como: Getúlio Vargas, Campos Sales, Rodrigues Alves, Juscelino Kubitschek, Gustavo Capanema, Francisco Campos, Benedito Valadares, Pedro Aleixo, Milton Campos, Afonso Arinos de Melo Franco, Magalhães Pinto, Eduardo Azeredo e Aécio Neves.”

DKW Belcar, Passat, Gordini e Galaxie foram alguns dos veículos em exposição

Uma bonita história de 300 anos, com muitos “causos” especiais e momentos marcantes. O antigomobilismo entra nas comemorações com seus orgulhos proprietários oriundos de diversas cidades mineiras para prestigiar e parabenizar o aniversário da cidade. O evento foi realizado em uma área do restaurante Varandão. O restaurante oferece uma saborosa comida mineira e um excelente e acolhedor atendimento, disponibilizando todo conforto e acomodação, para clientes e o público em geral que prestigiavam o evento e observavam as preciosidades.

Comboio rumo a cidade de Pitangui
Comboio rumo a cidade de Pitangui

Belo Horizonte se mobilizou para dar os parabéns para Pitangui e reuniu grandes nomes do antigomobilismo mineiro. Logo as 07:00 de domingo, Dércio Ferreira (um grande nome em mecânica VW) e Dr. Milton (presidente dos DKWeanos) reuniram suas turmas e se encontram em um ponto estratégico na cidade de Betim para seguir em comboio rumo ao evento. Interessante observar a prevalência dos VW, desde os sempre presentes Fusca e família, mas os modelos Santana e Passat. O evento contava com uma bonita versão do VW Santana automático do ano de 1990 e um modelo belíssimo do VW Passat TS. A turma do Opala estava forte em sua participação, com modelos de bom gosto. Alguns carros curiosos marcaram presença, deixando o público em dúvida, pois alguns eram artesanais: obra do próprio dono.

Família Volkswagen marcando presença
Família Volkswagen marcando presença

É um ponto importante frisar, a forma acolhedora e sensível de recepção de algumas cidades mineiras. Pitangui foi uma prova disso, pois os organizadores do evento eram extremamente gentis e humildes, acolhendo todo modelo de veículo antigo sem distinção, para a realização de um evento onde o ponto alto foi a reunião e a boa conversa mineira.

Momentos da Premiação
Momentos da Premiação

Ao final do evento os organizadores pediram um minuto de atenção, pois estava no momento da premiação. E que animado foi este momento. Sr. Lacyr levou seu Fusca 1968 e saiu de lá premiado e muito feliz, figurando entre os cinco melhores carros do evento, mais que merecido! Figuraram ainda entre os cinco melhores, um belo DKW Belcar, um bonito Opala e um Fordinho 29. O grande Sr. Hilton Girão ganhou o primeiro lugar destaque com sua DKW Vemaguet, simplesmente maravilhosa (aqui temos um trio muito especial e simpático que é: o veículo impecável, o proprietário e sua esposa). Grata surpresa e com muita honra, este jovem mancebo que escreve este texto recebeu o prêmio de carro destaque em originalidade e beleza com o querido Fusquinha 1970, adiantando um excelente presente para o carrinho que no próximo dia 5 de julho completa 45 anos na mesma garagem, um marco.

pitanguijunmg-f3
Evento fez parte das comemorações de 300 anos de fundação de Pitangui

E assim foi o evento e as comemorações de 300 anos de fundação de Pitangui. Parabéns para todos os organizadores do evento, em especial ao povo maravilhoso de Pitangui e que venham mais 300 anos. Imaginem daqui a 300 anos, um evento com estes mesmíssimos autos antigos? Por que não? As gerações futuras carregam esta responsabilidade, pois com certeza, estes autos são eternos…

Parabéns Pitangui! Obrigado!

Texto e Fotos: Leo Brando
Edição: Fatima barenco

   ÁLBUM DE IMAGENS

Comentários do Facebook

Tags

Novidades dos Classificados