Coberturas Conteúdo Eventos

Encontro mensal do Parque da Luz / maio de 2015 – São Paulo, SP

O Clube do Fordinho está completando 44 anos

Encontro mensal do Parque da Luz – São Paulo, SP

Sequências interessantes e um clube aniversariante

Em maio, conjuntos de dois, três ou mais exemplares que contam um pouco da história da indústria automobilística

Este mês como de costume recebemos do amigo Odair Ferraz as belas imagens do afamado encontro que acontece no Parque da Luz, um conhecido ponto turístico da Capital Paulista. Também como de costume, pudemos notar a excepcional qualidade dos veículos que frequentam este encontro. Mas nos chamou a atenção também a presença de dois, três ou mais automóveis com algo em comum, formando sem querer uma sequência que nos conta algo a respeito da história dos automóveis. Achamos que seria um ótimo mote para esta cobertura.

luzmaio2
Chevrolets 1939, 1940 e 1941: diferentes, mas nem tanto

Comecemos então pelos Chevrolets do pré-II Guerra mundial. 1939, 1940 e 1941 eram os anos de fabricação, representados por quatro exemplares (dois deles de 1940). Interessante perceber que embora basicamente iguais, os modelos mudaram sutilmente ano a ano, através de detalhes como grades e parachoques. Note como os faróis ficaram cada vez mais embutidos nos paralamas…

luzmaio9
E na sequencia, dois Chevrolets da década de 1950

Pulando para a década seguinte, mais dois Chevrolets, um 1955 e outro 1956. Depois da Grande Guerra, não apenas os Chevrolets, mas todas as marcas americanas mudaram seus estilos radicalmente.

luzmaio3
Pick-ups da linha 3000. “Boca de Sapo” e “Martha Rocha”

Ainda os Chevrolets da mesma década. Só que agora as pick-ups. O modelo 3100 é sem dúvida um dos mais famosos de todos os tempos da “marca da gravatinha”. E quem curte veículos antigos tem a versão apelidada de “Boca-de-sapo” como uma referência. Ela começou a ser fabricada no final dos anos 1940 e sua produção foi até 1953, quando deu lugar uma versão muita parecida, mas que tinha como principal diferencial o modelo da grade. Este foi fabricado somente por dois anos e foi apelidado no Brasil de “Boca de Bagre”. Em 1955, tudo diferente na nova 3100, que aqui ganhou a alcunha de “Martha Rocha”.

luzmaio6
Impecáveis Jeepinhos de duas gerações

Ainda na linha de utilitários de origem norte-americana, dois simpáticos Jeeps, de gerações distintas. O vermelho, um CJ3 genuinamente “made in USA” fabricado em 1954; o verde, um brasileiro CJ5 é de 1962. Ambos impecabilíssimos!

luzmaio4
Traction Avant e DS: duas revoluções francesas

Atravessando o oceano, chegamos à França, onde o Citroën Traction Avant reinou durante 23 anos. Revolucionário quando lançado — por inovações como a tração dianteira e o assoalho plano, em 1955 deu lugar uma nova revolução: o DS, com sua suspensão hidropneumática e visual para lá de arrojado.

luzmaio5
Icônicos modelos Porsche: 356 e 911

Da marca alemã de superesportivos, dois dos modelos mais icônicos de sua história. O 911 — lançado em 1963 como 901 e em seguida rebatizado — e seu antecessor, o 356 primeiro modelo da marca Porsche, lançado em 1949. Os exemplares da Luz, da versão “C” provavelmente sejam réplicas.

Puma GT 1968 e GTE 1972
Puma GT 1968 e GTE 1972

Entre os modelos nacionais, dois lindos esportivos Puma da primeira fase com mecânica Volkswagen. Um GT vermelho 1968 com detalhes como o parabrisa com cantos ‘vivos’, retrovisor instalado no paralama e rodas de ferro em estilo ‘cubo rápido’. Já o GTE laranja foi fabricado em 1972. Em comum entre eles o charme das “guelras de tubarão”, da discreta biqueira dianteira e das bolhas nos faróis.

Veja o álbum de fotos e descubra outras sequências interessantes: Impalas, Mustangs, Corvettes…

luzmaio8
Os Fordinhos exibiam orgulhosos a bandeira do clube

Para terminar,   parabenizamos o Clube do Fordinho, que comemorava seus 44 anos com churrasco e diversos exemplares do Modelo A dos quadros do clube perfilados e enfeitados com bandeirinhas.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

   ÁLBUM DE IMAGENS

Comentários do Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp