10 Perguntas ao Presidente, com Fatima Barenco Conteúdo Nossos Colunistas

DANIEL NETTO — AVA – Paraíba do Sul, RJ

DANIEL NETTO — AVA – Paraíba do Sul, RJ

“Carro antigo tem que rodar!”

[dropcap]R[/dropcap]ealizar um evento, criar um clube ou associação, todos sabemos que não é uma tarefa fácil! Conseguir patrocínio, apoio do poder público… são inúmeros os obstáculos a serem vencidos. Mais diz o ditado que “quem tem padrinho não morre pagão”.   Pois é! Foi bem assim com a Associação de Veículos Antigos de Paraíba do Sul, RJ. Contando com toda a experiência do presidente da Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora, Jorge “Borboleta” Levy, o apoio da Prefeitura, do CDL de Paraíba do Sul, dos amigos e da família, tudo virou realidade e hoje esse evento já está em sua 3º edição com sucesso crescente.

Este mês converso com o grande amigo e presidente da Associação de Veículos Antigos de Paraíba do Sul (AVA-PS), Daniel da Costa Pereira Netto.

Nasci em Paraíba do Sul, no dia 24 de dezembro de 1983. Sou o filho mais velho. Me formei em Engenharia de Produção na UCP, em Petrópolis e em Ótico no Instituto ABACO, no Rio de Janeiro. Por opção, trabalho nas empresas da família. Sendo 2 óticas e 1 loja de instrumentos musicais, brinquedos, utilidades doméstica e artigos para pesca. Ainda sou solteiro e não tenho filhos. Meu hobby, além dos veículos antigos, é a pescaria!!! A pescaria herdei de berço, pois meu pai é pescador e meu avô também era. Por outro lado, puxei o lado da ferrugem de meu avô materno, pois ele restaurava móveis e vendia antiguidades aqui na cidade. Sempre nos eventos que vejo as antiguidades lembro do ‘Sr. Ferreira’. ”

______________________

1 Em primeiro lugar vamos conhecer a   Associação de Veículos Antigos de Paraíba do Sul, RJ. Nos conte como tudo começou?

À esquerda, com Jorge "Borboleta", um grande incentivador. À direita, uma panorâmica do Encontro AVA de Juiz de Fora, que reúne anualmente cerca de 600 veículos
À esquerda, com Jorge “Borboleta”, um grande incentivador. À direita, uma panorâmica do Encontro AVA de Juiz de Fora, que reúne anualmente cerca de 600 veículos

Um grupo de 4 Amigos — eu, meu pai ( também Daniel), Wladimir (Mimi) e José Oswaldo, sempre íamos aos encontros de veículos antigos de forma aleatória. Em 2009 fomos ao encontro da AVA-Juiz de Fora – MG, do Jorge Borboleta e o conhecemos. Ele me deu o seu cartão e disse: “Qualquer coisa que vocês precisarem, podem me ligar”. Em 2010 voltamos outra vez ao seu encontro. Em 2011, eu estava com uma dúvida sobre um veículo e resolvi ligar para o Sr. Jorge. Conversa vai conversa vem, ele me disse: “Daniel, eu já procurei saber de vocês aí de Paraíba. Vocês são gente boa! Por que vocês não fazem um encontro de veículos antigos aí? Eu ajudo vocês…”
Pronto! Plantou a semente! Kkkk! Em 2011 o grupo foi para Águas de Lindoia. Daí voltamos com muito entusiasmo e começamos a trabalhar para o 1º Encontro e a criar a AVA-PS. No encontro de 2012 em Juiz de Fora, conversamos rapidamente com o Borboleta, que pediu para procura-lo em sua casa… Marcamos uma visita. Fui eu e Mimi. Em uma tarde, Borboleta nos passou tudo sobre a Associação e o encontro de veículos antigos.

À esquerda, os fundadores da AVA-PS (todos de camiseta), junto à equipe da Prefeitura. À direita, Daniel e o prefeito municipal, Márcio
À esquerda, os fundadores da AVA-PS (todos de camiseta), junto à equipe da Prefeitura: José Oswaldo, Mimi e os dois Danieis, filho e pai.  À direita, Daniel e o prefeito Márcio de Oliveira

Levamos a ideia para o recém eleito Prefeito de Paraíba do Sul, Marcio de Oliveira, que abraçou a ideia e nos deu todo apoio. Assim, em Janeiro de 2012 criamos a AVA-PS e começamos a trabalhar para o 1º encontro. Esse que é totalmente beneficente com a ajuda em prol das Instituições de Caridade do Município. E para participar da AVA-PS o único pretexto é gostar de veículos antigos!

danielavaps_mini1Desde 2012 saímos convidando muitas pessoas, clubes e amantes dos veículos antigos. Muitos nem conheciam Paraíba do Sul. Vieram e gostaram.  Não perderam viagem… “

2 Além do evento anual que outras atividades vocês realizam?

Temos um Bate-Papo Mensal, todo 2º domingo do mês no Parque das Águas Salutaris, faça chuva ou faça sol. Estamos planejando um Encontro Mensal Noturno, pois um dia só no mês não está dando para colocar os papos em dia!

3 Agora em maio, nos dias 23 e 24, acontecerá o 3º Encontro de Veículos Antigos da AVA-PS. Como estão os preparativos?

Já está quase tudo pronto! Estamos trabalhando muito para receber os amigos antigomobilistas aqui em nossa cidade. Quero aqui mandar um abraço, reconhecer e agradecer ao casal Wladimir e Selma pela doação que eles fazem ao evento. São mais de 3 meses, a gente se falando todo dia, pedindo patrocínio às empresas, planejando o evento, que quando passa, agente até sente falta…

Momentos do Encontro Anual de Veículos Antigos de Paraíba do Sul: sucesso crescente!
Momentos do Encontro Anual de Veículos Antigos de Paraíba do Sul: sucesso crescente!

4O sucesso já é marca registrada desse evento que cresce a cada ano. Você esperava toda essa repercussão?

Não! Ninguém esperava! Foi, realmente, uma surpresa muito grande! Desde 2012 saímos convidando muitas pessoas, clubes e amantes dos veículos antigos. Muitos nem conheciam Paraíba do Sul. Vieram e gostaram. Não perderam viagem… Graças a Deus, todos os lugares que agente vai, só temos elogios.

5 O local do evento não poderia ser mais atrativo e acolhedor, o Parque de Águas Minerais Salutaris. Fale um pouco sobre esse espaço para quem ainda não o conhece.

O Parque de Águas Minerais Salutaris, fundado em 1887 é a 1ª Estância Mineral do Estado do Rio de Janeiro. Com três tipos de águas: ferruginosa, alcalina e magnesiana. Suas belezas naturais, as raras águas minerais e o ambiente tranquilo fazem do local um dos parques mais admirados do interior do Rio de Janeiro.

As belezas do Parque das Águas Salutaris
As belezas do Parque das Águas Salutaris

6 Sabemos o quanto é difícil ter o apoio do poder público para a realização de um evento. Como foi essa parceria com a Prefeitura Municipal e a CDL Paraíba do Sul?

Temos todo o apoio da Prefeitura de Paraíba do Sul, levamos o projeto para o Prefeito Marcio de Oliveira e ele abraçou a idéia na mesma hora, colocando toda a equipe da Prefeitura à disposição do que a gente precisar.

Já a CDL de Paraíba do Sul, foi a grande chave para o encontro. É difícil até de falar… Sou comerciante, os fundadores da AVA-PS, todos são comerciantes. E tudo que é bom para a economia do município a CDL apóia.

danielavaps_mini2Fiquei 6 meses procurando um carro para comprar. Pensei: “vou arrumando devagar…kkk!” Me lasquei! Foram 3 anos de reforma!

7 Um momento marcante que mereça destaque para a AVA-PS.

O momento marcante para AVA-PS foi no 1º Encontro ver uma fila imensa de veículos antigos esperando para entrar no evento! Ná véspera, às 23h00 estávamos no Parque e estava chovendo muito, até pensamos: “Não vai dar ninguém no encontro!” Teve até um amigo que ligou pra gente: “Olha… a fila de carros está aqui na ponte!”

Não podemos deixar de falar nos seu8 “xódo sobre rodas”. Sabemos que gosta dos 4×4. Nos conte como começou o seu envolvimento com os carros antigos?

Com sua companheira de andanças em passeio por Tiradentes, MG
Com sua companheira de andanças em passeio por Tiradentes, MG

Desde pequeno acompanho meu pai. Ele já teve Caravan, Kombi, Gol e sempre nos finais de semana arrumando os carros. Eu adorava! Depois comprou uma D-20 Cabine Dupla, Sonho de todo pescador!

A F75 no dia da compra, em 2009. Que transformação!
A F75 no dia da compra, em 2009. Que transformação!

Desde muito Jovem, os veículos 4×4 me chamavam a atenção. Sempre comprava revistas especializadas. Quando me formei, já com um dinheirinho sobrando, resolvi comprar meu 1º carro. Pensei em até comprar um carro zero, mas não tinha o dinheiro todo e não queria fazer dívida. Comprei uma Ford F-75 4X4 1976, no dia 9 de março de 2009. Fiquei 6 meses procurando um carro para comprar. Pensei: “vou arrumando devagar…kkk!” Me lasquei! Foram 3 anos de reforma! Gastei todas as minhas economias, muitos finais de semana de trabalho como mecânico, pintor, montador, eletricista…

O “X” da questão: como sou adepto da filosofia de que carro antigo tem que rodar, essa pick-up é o veículo que me leva para pescar na Ilha, local onde adoro estar. E pro meio do mato, onde as condições da estradas é muito precária, quase uma trilha.

9Tem sido cada vez maior a participação dos chamados “novos clássicos” nos encontros. São os automóveis fabricados nos anos 1980, 90 e até 2000. Como dirigente de clube de automóveis antigos como você vê a participação desses veículos mais modernos?

Os novos clássicos são a atualização do ramo de veículos antigos. Que por sinal são os carros que havia na minha infância. Super apoio a presença de novos clássicos nos eventos. Meu pai mesmo tem uma D-20 Cabine Dupla 1989, super conservada, que já está indo nos encontros.

Com a namorada Raquel (e) e com os pais
Com a namorada Raquel (e) e com os pais

10 Nossa entrevista está chegando ao fim e deixamos aqui com a palavra o nosso grande amigo e presidente Daniel Netto, a quem agradeço imensamente pela grande colaboração ao nosso Portal Maxicar e a todos que nos prestigiam com suas visitas, para que possam conhecer um pouco mais sobre os clubes de carros antigos brasileiros. O espaço é todo seu!

Gostaria de agradecer ao Portal Maxicar — Fátima e Fernando — pela parceria e por acreditar na AVA-PS. Fiquei muito feliz pelo convite para participar dessa coluna. Pois o Portal Maxicar serviu de lição para a criação da AVA-PS, lendo essa coluna e todas as matérias do site.

Membros da AVA-PS (e) e entrega de alimentos arrecadados no encontro anual do clube
Membros da AVA-PS (e) e entrega de alimentos arrecadados no encontro anual do clube

Gostaria de agradecer a todos os integrantes da AVA-PS, os que contribuem, os que incentivam, os que trabalham, os que parabenizam e os que criticam. A cada dia estamos crescendo mais e reunindo amigos que amam veículos antigos.

Gostaria de mandar um grande abraço ao Sr. Jorge Borboleta. Pois ele é o causador disso tudo.

Quero convidar a todos os amigos antigomobilistas para o 3º Encontro de Veículos Antigos de Paraíba do Sul. Dias 23 e 24 de maio, no Parque das Águas Minerais Salutaris, em Paraíba do Sul – RJ.

Um abraço de muita ferrugem!

 

[box type=”shadow” ]Fátima Barenco é administradora do Portal Maxicar e traz a cada edição uma entrevista com 10 perguntas ao presidente de um clube de automóveis antigos do Brasil. E-mails para esta seção: fatima@maxicar.com.br[/box]

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.