Coberturas Conteúdo Eventos

5º Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques – Franca, SP

Mais uma vez o evento, que acontece há 5 anos, foi um grande sucesso

5º Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques – Franca, SP

Divertido evento atrai pessoas de diversos estados para o interior paulista

Participaram das provas automóveis fabricados até 1936 e motocicletas até 1950. Ao todo, 45 veículos

[dropcap]A[/dropcap] quinta edição do PNT – Corrida de Calhambeques, que aconteceu no último fim de semana, em Franca – SP, encerrou sua programação com sucesso de público, recorde na pista e muito entusiasmo dos participantes, além, é claro, de emoção e diversão nas corridas dos antigos. Competidores de diversas cidades do Brasil trouxeram na bagagem euforia, vontade de vencer e, principalmente, alegria em encontrar amigos e demais apaixonados pelo antigomobilismo, com seus carros fabricados até 1936 e motos até 1950.

pnt2015-Categoria-Ford-A
Prova onde participam exclusivamente versões do Ford Modelo A

Foram três dias de evento, com 45 veículos participantes, competidores de quatro estados – Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo – e pilotos de 16 a 92 anos, entre homens e mulheres. O público, por sua vez, não deixou de lotar as arquibancadas e vibrar com as corridas.

R$ 25.000,00

R$ 45.000,00

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

VW Saveiro Summer 1996
R$ 80.000,00

Mercedes-Benz 280S 1971
R$ 150.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

pnt2015-Pedro-Piquet
Pedro Piquet: record na categoria “transplantados”

O recorde da pista ficou, pela segunda vez consecutiva, com o mais novo da competição: Pedro Piquet. O filho do tricampeão mundial de F1 Nelson Piquet mostrou que a brincadeira era séria e completou os 1.400 metros em 36,04 segundos, garantindo o bicampeonato na categoria Transplantados, que de calhambeques os carros só têm a carroceria, pois o coração e suspensão são  modernos.

Participação também de motocicletas clássicas
Participação também de motocicletas clássicas

Pedro ainda bateu o seu próprio recorde da edição passada, quando fez a volta mais rápida em 37.29 segundos. Já Nelson Piquet manteve o lugar mais alto no pódio da Corrida de Calhambeques, conquistando o primeiro lugar em duas categorias: Miscelânea, com o Rolls Royce Phanton I de 1926, e Speed, com seu Lincoln 1927. Mas, na primeira premiação, o tricampeão dedicou seu troféu à Darcy Gabarra, ribeirão-pretano de 92 anos, que também correu na Miscelânea.

A família Gabarra é participante ativa do PNT desde a primeira edição. Neste ano, eles competiram com três carros, subindo ao pódio para receber troféus de segundo, terceiro e quarto colocados.

Na categoria Ford A (modelos da Ford fabricados entre 1928 e 1931), os campeões vieram de Belo Horizonte. Gustavo e Milton Lapertosa, piloto e co-piloto, fizeram bonito na pista e deixaram sete carros para trás, garantindo a primeira colocação. Já na categoria Motos, Rodrigo Aragão, do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato com sua AJS 500, de 1947.

A prova da marcha lenta, onde quem ganha é o que anda mais devagar
A prova da marcha lenta, onde quem ganha é o que anda mais devagar

Na Marcha Lenta, categoria mais divertida da competição, na qual o veículo mais lento a percorrer 50 metros é o vencedor, a etapa 1 teve Luiz Carlos Peixoto como o grande campeão, deixando Brasília em destaque na competição.

“É gratificante receber pilotos, ex-pilotos e entusiastas no PNT. Mais uma vez, o evento foi um sucesso, com diversão garantida para todas as idades, arquibancadas repletas de público e competidores satisfeitos e felizes com as corridas. Somos a única competição no Brasil de carros fabricados até 1936 e não vamos deixar de promover esse encontro motorizado, dinâmico e participativo. Que venha 2016!”, afirma Tiago Songa, organizador da Corrida de Calhambeques.

O na Tábua – Corrida de Calhambeques é um evento de cunho cultural, que permite aos pilotos uma forma inusitada de exposição dos carros antigos. A 5ª edição do PNT contou com patrocínio da Cral Baterias, Motul, Scuderia Ferracin e Autotrac, apoio da Prefeitura de Franca e realização da Associação de Pilotos Vintage.

Texto e fotos: Larissa Costa
Edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.