Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Preparativos para o Dia Mundial do Fusca de 2012

Clubes se preparam para as comemorações do 17º Dia Mundial do Fusca. E o seu clube, irá comemorar também? Que dia?

O Dia Mundial do Fusca, dia 22 de junho de cada ano, costuma ser comemorado nesta data ou o mais próximo possível dela.

O Fusca Mania Clube de Curitiba e o conhecido fã VW Marco Rebuli iniciaram uma enquete para avaliar as comemorações do Dia Mundial do Fusca deste ano. O evento de Curitiba também já é uma tradição e a presente iniciativa pretende incentivar um congraçamento de clubes em torno das festividades do Dia Mundial do Fusca.

Estabelecer uma data comum é uma tarefa muito difícil, pois cada clube tem o seu cronograma e, na verdade, o importante é que a data seja comemorada seja em que dia for. Sem se esquecer da comemoração no próprio dia 22 de junho através da alternativa “Drive your VW Beetle to Work Day”; que quer dizer: “Dia de ir com seu Fusca para o trabalho” (evento que, por exemplo, nos Estados Unidos tem o aval da revista Volkswagen Trends)..

Neste ano, conforme a pesquisa iniciada pelo Fusca Mania Clube há convergência de data entre vários clubes – o domingo, dia 24 de junho.

Até o fechamento desta matéria o Fuscamania Clube de Curitiba recebeu confirmações dos seguintes clubes: Clube do Fusca da Amazônia – Manaus, Clube do Fusca de Poços de Caldas, Fusca Mania Clube Curitiba, Porto Alegre Fusca Clube, Volks Clube Goiás, VW Boxer Clube Brasília.

Com esta matéria buscamos verificar que clubes vão realizar eventos pelo Dia Mundial e em que data. O canal de entrada para as informações dos demais clubes pode ser o quadro de comentários desta matéria ou o e-mail: fuscabrasil@hotmail.com reservado para esta enquete.

E no mundo? Vários clubes de outros países estão se preparando para comemorar o Dia Mundial do Fusca, como é o caso do CAVE Peru, de Lima, que está convidando os demais clubes daquela capital para realizarem uma festa com o maior número de clubes locais reunidos, ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, o cartaz consolidado deste ano é o seguinte:

Entendendo o Dia Mundial do Fusca

Preparei um resumo para aqueles que gostariam de saber como foi que o Dia Mundial do Fusca foi criado. Este material será divulgado também pela organização do evento de Curitiba e está à disposição dos demais clubes. Basta enviar um e-mail que enviamos o material para divulgação entre seus associados.

Para mim, como criador desta data, é importante manter a tradição de, usando os meios eletrônicos disponíveis, dizer algumas palavras sobre esta data que é comemorada no Brasil e em várias partes do mundo.

Da direita para a esquerda: Heinz Willy Lottermann (1937-2000), seu filho Markus (que está tocando os eventos de Bad Camberg) e eu numa visita que fiz a eles em 1995

O Dia Mundial do Fusca é uma data que nasceu espelhando o sucesso que foi alcançado aqui no Brasil com o Dia Nacional do Fusca. Quando fui convidado pelo saudoso Sr. Heinz Willy Lottermann, organizador dos encontros de Bad Camberg, na Alemanha, a falar para os presentes da noite de congraçamento do evento de 1991, eu relatei que no Brasil havia um Dia Nacional do Fusca. Ato contínuo eu sugeri que fosse lançado um Dia Mundial do Fusca. Este idéia foi aprovada por aclamação por uma platéia formada por participantes dos cinco continentes.

A entrada do Evento de Bad Camberg de 1991 – foi o início dos trabalhos para o lançamento do Dia Mundial do Fusca.
durante o jantar de confraternização do Encontro de 1991 em Bad Camberg, perante uma platéia com representantes dos 5 continentes eu lancei a idéia do Dia Mundial do Fusca que foi aprovada por aclamação. Detalhe para a bandeira brasileira que eu tinha levado comigo

Seguiu se o trabalho de estudo da data e harmonização da mesma com outros presidentes de clubes de vários países. A data escolhida, 22 de junho, é um marco importante na história do Fusca, pois nesta data em 1934 foi assinado o contrato que deu início ao desenvolvimento do Fusca por Ferdinand Porsche.

Junho é também um mês interessante para os países do hemisfério norte, pois lá é verão, de nada adiantaria escolher uma data que caísse no inverno, com neve ninguém tira o carro de coleção da garagem…

Discurso que fiz no palco do evento no dia 24 de junho de 1995 com o qual eu lancei oficialmente o Dia Mundial do Fusca, depois de quatro anos de trabalho. A emoção foi muito forte!

A criação do Dia Mundial do Fusca foi mais uma das etapas de meu trabalho de mais de 30 anos pela preservação de Fuscas e de sua história, sem esquecer dos seus parentes próximos e primos distantes, todos empurrados pelo motor VW Boxer, com quatro cilindros opostos refrigerados a ar. Na verdade o grande catalisador que reúne milhões de pessoas em torno da marca VW dos bons tempos é este motor, uma brilhante criação de Ferdinand Porsche e sua incrível equipe de engenheiros.

Também participei da criação do Dia Nacional do Fusca, e do Dia Municipal do Fusca – data oficial, com decreto lei assinado pelo então Prefeito Paulo Maluf – São Paulo foi a primeira cidade e ter uma data oficial para comemorar o Fusca.

reunião realizada no dia no dia 12 de novembro de 1988, um domingo, no Well’s Burger da Praça Panamericana (hoje é um McDonalds) contexto da organização do primeiro Dia Nacional do Fusca
no dia 20 de janeiro de 1997, na Câmara Municipal de São Paulo, foi comemorado pela primeira vez o Dia do Fusca do Município de São Paulo, momento da execução do Hino Nacional Brasileiro. Os três do centro, da direita para a esquerda: Reiner Ernst Wolf, então Diretor na Volkswagen do Brasil, Verador Toninho Paiva que acatou a sugestão e apresentou o projeto à Câmara Municipal de São Paulo e eu, mentor da data.

Vários passos desta trajetória encontram-se registrados em matérias aqui no Portal MAXICAR, das quais é possível pesquisar detalhes específicos dos acontecimentos.

Fica aqui o desejo que todas as comemorações do Dia Mundial do Fusca de 2012 sejam bem sucedidas, transcorram em segurança e representem mais um passo na senda da preservação dos Fuscas e de sua história.

Que todos se sintam livres para enviar cartazes dos eventos e fotos para que possamos manter estas comemorações em registro.

 

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

%d blogueiros gostam disto: