Especial

Portal Maxicar: uma década, um novo site

Portal Maxicar:
uma década, um novo site

Em abril de 2005 nascia o Maxicar.com.br. Um portal dedicado exclusivamente a divulgar a cultura e filosofia do antigomobilismo no Brasil. Desde o início com um setor comercial forte e um conteúdo voltado sobretudo para a cobertura e divulgação dos eventos nacionais — e alguns internacionais também. De forma democrática, abrimos espaço para clubes grandes e pequenos — dedicados a modelos nacionais e importados —, a associações e também grupos que de modo informal promovem encontros e outros tipos de atividades. Também com matérias jornalísticas bastante elogiadas e uma seção de peças muito prestigiada.

Assim, como num piscar de olhos, já estamos completando 10 anos e achamos que era o momento certo de reformular completamente o site pela primeira vez, para apresenta-lo no mês de aniversário de nossa primeira década.

10anos1
Todas as seções permanecem nos mesmos lugares. E há uma busca rápida para os Classificados de Veículos

Apesar dos parcos recursos técnicos e do design já bastante obsoleto do site original, onde quer que íamos ouvíamos elogios pela facilidade de navegação e boa organização do conteúdo. Por isso, partimos para um projeto gráfico que levasse aos antigomobilistas que nos visitam ferramentas modernas, mas procurando sempre manter a nossa identidade. Assim, toda a estrutura e nomenclatura das seções foi mantida. Até a disposição na barra de links foi preservada, para que ninguém se perca ao “navegar”. A grande maioria das seções foi conservada, sendo suprimidas somente aquelas com baixa “audiência”, cujo interesse acabou se perdendo com o passar dos anos.

E antes de apresentar a nossos amigos antigomobilistas o novo Portal Maxicar, tivemos a preocupação de resgatar grande parte das matérias publicadas ao longo de todos esses 10 anos e que fazem parte de nossa história. Então, você vai encontrar aqui as que consideramos mais relevantes e que permanecem atuais, apesar do tempo, como as do Repórter Maxicar e as de autoria de nossos colunistas. São ao todo cerca de 350 posts.

Gostaríamos de falar agora um pouco sobre as melhorias implementadas no novo Portal Maxicar.

CLASSIFICADOS

10anos2
As opçes de busca são diversas e podem ser combinadas entre si. E você pode escolher a ordem dos anúncios

Ficou mais fácil encontrar o veículo com as características desejadas. São mais opções de busca e que podem ser combinadas entre si: marca, década de fabricação, estado do Brasil onde o veículo se encontra, palavra chave e faixa de preço. Dessa forma, você poderá encontrar, por exemplo: os automóveis esportivos, da década de 1960, que estejam no estado de São Paulo; ou os importados da década de 1950 que custem até R$ 50 mil, e assim por diante. Paralelamente há ainda a busca por características especiais, independente de marca, modelo, ano, etc…, como por exemplo “baixa quilometragem”, “único proprietário”,   “placas pretas”, entre várias outras.

Os anúncios a partir de agora terão mais fotos: 7 ao invés de 5. Além disso, as imagens ficarão maiores.

A seção de Peças foi reestruturada e agora abrange também Serviços
A seção de Peças foi reestruturada e agora abrange também Serviços

PEÇAS & SERVIÇOS

Sempre muito procurada, tanto por anunciantes quando por quem quer comprar aquela pecinha rara para completar o seu clássico, a seção de Peças foi inteiramente reformulada. Agora é o próprio anunciante que publica e administra os seus anúncios. Há espaço para até três fotos do produto.

E junto com ela, estamos inaugurando uma nova categoria: a de SERVIÇOS. Agora, você que é pintor de autos, estofador, mecânico ou exerce qualquer atividade voltada aos veículos antigos poderá publicar o seu anúncio. E isso (desculpe o trocadilho) será uma verdadeira “mão na roda” para quem está restaurado seu veículo.

Detalhe importante: os anúncios continuam sendo inteiramente GRÁTIS!

CONTEÚDO

Eventos & Fatos foi subdidivida em duas subcategorias
Eventos & Fatos foi subdividida em duas subcategorias

As seções de conteúdo tiveram muito a ganhar com esse novo projeto. Eventos & Fatos foi subdividida em duas categorias: Divulgações e Coberturas. E ambas receberam o mesmo destaque. E é claro que mantivemos os nossos Calendários de Eventos Anuais e Mensais, que estão entre os mais completos do Brasil e se tornaram referência para o antigomobilista que deseja se programar. O que para nós é motivo de grande orgulho!

Agora temos um sistema de buscas internas, de busca por tags e a possibilidade de o antigomobilista se cadastrar em nosso ‘Feed de notícias (RSS) e ser avisado pelo próprio navegador quando o site é atualizado. Importante: se você usa o Google Chorme, é necessário instalar uma ferramenta própria para este fim.

No rodapé do portal você tem ainda uma agenda de publicações por dia, todas as publicações mês a mês e o link de todas a seções. E mais: pesquisas para os Classificados e Peças & Serviços, os veículos mais visitados na seção de Classificados, as matérias mais recentes, as mais populares, os últimos comentários dos internautas e as tags mais usadas.

No rodapé, muitos detalhes úteis
No rodapé, muitos detalhes úteis

Um dos mais importantes aspectos deste novo projeto é que o Portal Maxicar agora tem um design “responsivo”, o que significa que seu conteúdo de adapta automaticamente a qualquer tipo dispositivo: desktops e noterbooks (com telas maiores na horizontal); tablets e celulares (com telas menores e que podem ser usadas na horizontal ou vertical).

Nos próximos dias estaremos em fase de testes. Por isso, algo pode dar errado! Caso constate algum problema ou queira fazer alguma sugestão ou reclamação, envie um e-mail para sac@maxicar.com.br e nos ajude a corrigir eventuais falhas.

Estamos muito contentes e orgulhosos por termos completado essa década, que esperamos ser a primeira de muitas. Receba este novo Portal Maxicar como um presente, pois é graças à inestimável ajuda de nossos colaboradores e o prestígio de sua visita que viemos até aqui!

fernandoefatima_maxicar 030

Fernando & Fátima Barenco
www.maxicar.com.br

Comentários do Facebook

5 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Opa parabéns aos amigos do maior e melhor portal de veículos antigos do Brasil. Felicidades mil. Tamo juntos como sempre na PRESSÃO desde 2005.

    Grande e forte abraço do eterno amigo
    Claudio Mazzoni – Presidente da SOCIEDADE DO CARRO ANTIGO DE BARBACENA

  • Caros amigos Fàtima e Fernando,
    Parabéns e sucesso com o “nosso” novo Site numa tecnologia mais adaptada à diversidade de equipamentos disponíveis no mercado, em especial Smartphones e Tablets, que certamente são os novos vetores da informação móvel.
    Sentí falta da “galeria dos colaboradores” que havia na home-page; tenho que mudar meu esquema de informação para meus leitores, antes eu gizia que era só procurar a minha cara e clicar lá, hehehe…
    A nova sistematização de procuras está muito boa e vai facilitar a navegação para quem tiver pontos de interesse específico.
    Comentários ás matérias: a tecnologia nova impediu que os comentários existentes fossem transferidos para as matérias, mas talvez fosse interessante, em respeito aos que tinham deixado seus comentários, que fosse colocada uma nota de esclarecimento nas matéria informando o ocorrido e convidando os leitores que assim o quisessem de comentar novamente e motivando os para que comentem as matérias novas. Estes comentáris são um aspecto importante do relacionamento com os leitores e, via de regra, esclarescem a matéria através de detalhes adicionais que surgem nas trocas de ideias.
    Certamente foi um gigantesco desafio reescrever todas estas matérias na nova tecnologia, parabéns por ter conseguido transpor esta grande dificuldade!
    Mais uma vez sucesso, pois vocês o merecem!!!
    Um abraço amigo
    Alexander Gromow

  • Parabéns ao Casal Barenco pelo site Maxicar. Os dez anos na Internet só mostram o quanto o trabalho de vocês é sério e comprometido com os bons ideais. Um grande abraço, com votos de sucesso!

  • Aos meus amigos, desejo os parabéns pelos 10 anos do portal e agradeço pelo presente que nós recebemos todas as vezes que visitamos o Maxicar e temos a disposição um conteúdo de primeira sobre nosso hobby. Vida longa ao portal Maxicar!

Novidades dos Classificados

%d blogueiros gostam disto: