Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Mega-visita Volkswagen

Este é o mapa que foi distribuído a todos os convidados e que informava: "São 5 Km de percurso e 3 horas de passeio". Ele demonstra a incrível logística que foi preparada pelo Volkswagen do Brasil para receber seus funcionários neste dia de festa

Dia das portas abertas para funcionários e familiares em comemoração aos 60 anos da Volkswagen no Brasil

A Volkswagen do Brasil promoveu no domingo, dia 10 de novembro de 2013, uma Mega-Visita de seus colaboradores e familiares em sua fábrica de automóveis Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), em comemoração aos 60 anos da empresa no País. Mais de 25 mil pessoas, basicamente funcionários e seus dependentes, puderam conferir a alta tecnologia e qualidade do processo produtivo da unidade, além de atrações preparadas para o evento.

Graças a um convite recebido do pessoal do Fusca Clube do ABC, a quem eu parabenizo pela participação proativa no evento com a organização de uma interessante exposição de veículos VW antigos, eu e minha família pudemos participar deste incrível evento. Mesmo para mim, que já tinha tido a oportunidade de visitar a fábrica algumas vezes nestes mais de 30 anos dedicados à marca VW de maneira voluntária, o evento foi contagiante e muito diferente. Divididos em horários e entrando por diversas das portarias da fábrica, milhares de funcionários e suas famílias (e alguns convidados especiais) foram conduzidos por uma sinalização muito bem feita a um percurso que constava de um mapa distribuído a todos:

De todos os estacionamentos os caminhos levaram à primeira ala a ser visitada que foi a ESTAMPARIA, número 1 – verde folha no mapa, onde a linha de estamparia direita tinha cartazes e bandeiras do Brasil e da Alemanha animados pelos robôs, numa simpática saudação aos funcionários da montadora.

Os robôs da linha de estamparia esquerda simulavam os movimentos realizados durante o trabalho de rotina e os da direita “empunhavam” cartazes e bandeiras

Seguindo pelos corredores, passamos pelo “estoque dia” que garante a continuidade nas linhas de armação da fábrica.

As peças deste estoque são produzidas pela VW ou por subfornecedores. Colocadas em suportes formam um desenho futurista. Assim ficam prontas para entrar na linha de produção

Em cada passo se via o cuidado de tornar a empresa simpática a todos e que ela, a empresa, está orgulhosamente em festa pelos seus 60 anos de Brasil. Em todo o percurso esta situação se repetiu, por exemplo, com as trupes de artistas circenses, com suas atividades, roupas coloridas e animação talvez contrastando com a seriedade daquelas máquinas, peças e paredes que sustentam o progresso desta grande empresa.

Na passagem entre a ESTAMPARIA e a ARMAÇÂO um grupo de artistas de circo faz suas evoluções para a alegria dos visitantes

A próxima ala visitada foi a ARMAÇÃO, número 2 – área roxa do mapa, onde as peças da carroceria e do chassi dos veículos são soldadas por robôs compondo as partes que formarão a estrutura dos veículos. Nesta área vários robôs foram reprogramados para fazer um show para os visitantes, como alguns que de um modo sincronizado “dançavam” ao som da música Thriller, de Michael Jackson. Aliás música é que não faltou em todas as alas. Em corredores de ligação e distribuídos por todo o percurso, painéis com dados históricos apresentavam informações sobre as décadas passadas.

Este painel mostra fotografias de automóveis VW da década de 70

Um dos aspectos que encantou a todos que participaram da Mega-Visita foi o comportamento do pessoal de apoio que estava nos corredores demarcados para a passagem dos visitantes. Vestidos com uma camiseta com a palavra STAFF nas costas eles acabaram vestindo, na verdade, a camisa do evento, acenando para o público e desejando uma boa visita a todos – era um espírito de festa geral. Outro grupo de suporte aos visitantes foram as diversas equipes de bombeiros e de pessoal de saúde, médicos e enfermeiros, com suas roupas de trabalho, que, ao lado de suas Kombis interagiam com todos com muita simpatia e alegria; todos atendiam de maneira muito simpática às solicitações de posarem para uma fotografia.

__Kombis
Muitas Kombis prestam seus bons serviços dentro da Fábrica, como no caso dos bombeiros. Também as ambulâncias são Kombis e pode se notar a simpática alegria desta equipe de apoio médico

Passamos por um SHOW ROOM VOLKSWAGEN, número 3 – cor laranja no mapa; pela área THINK BLUE, número 4 – cor roxa no mapa; e por uma mostra das motos DUCATI, número 5 – cor amarela no mapa, empresa que faz parte do Grupo Volkswagen Mundial.

Este foi o SHOWROOM VOLSWAGEN onde foi apresentada a interessante gama de veículos disponíveis nas concessionários nos dias de hoje, iniciando pela Kombi Last Edition, no canto esquerdo da foto. Destaque para a grande quantidade de visitantes que não diminuiu durante todo o dia, tirando a pausa para o almoço do pessoal de apoio

Seguiu-se uma interessante área que foi a EXPOSIÇÃO 60 ANOS, número 6 – cor marrom no mapa, onde foram enfileirados carros de todas as décadas com cartazes dispostos na parede oposta ao local (no outro lado da rua) no qual os carros estavam, destacando acontecimentos da década correspondente. Para cada década, casais vestidos com a roupa de época completavam o quadro.

Esta é uma vista parcial da área dedicada à EXPOSIÇÃO 60 ANOS; à direita os carros e na parede da esquerda cartazes das décadas
Para dar um exemplo de uma das décadas ilustradas nesta parte da visita, este é o cartaz dos anos 50 destacando a inauguração da fábrica, ocorrida no dia 18 de novembro de 1953, se bem que ela já funcionava deste 1957 com a montagem de CKD’s operação
Este é o casal que personificou a década de 50, que aproveitou para fazer um auto retrato a bordo de uma “Velha Senhora”

A próxima área visitada foi a PINTURA, número 7 – área vermelha no mapa do passeio, que foi demonstrada por vídeos, apresentação dos subfornecedores de tintas e vernizes, que davam esclarecimentos sobre materiais e processos usados para pintar os carros.

Com esta lateral de carro são mostrados os diferentes estágios da pintura até o acabamento final

A área de pintura é onde o amigo EDI – Edivaldo Fernandes, presidente do Fusca Club ABC, trabalha e sua especialidade é a instalação e manutenção dos robôs que desempenham as mais diferentes funções necessárias à vedação e pintura dos carros. A questão de pintura é muito crítica e demanda cuidados especiais, tanto que os carros são pintados com suas portas, para evitar diferenças de tonalidade, depois as portas seguem um caminho paralelo ao da carroceria para se juntarem na montagem final.

Aqui um robô demonstrando as suas habilidades; o bom nestas máquinas é que são precisas, trabalham sem parar e não fazem greve…

Saindo da exposição na ala da PINTURA veio uma das partes do evento que mais chamou a atenção do público que foi a EXPOSIÇÃO DE FUSCAS E BOMBEIROS, número 8 – verde escuro no mapa, organizada pelo EDI e que apresentou lindos exemplares de Fuscas, Kombis e derivados.

EDI não perdeu a oportunidade de colocar o seu clube, que completa 15 anos de existência em 2013, em evidência, com todo o merecimento, pois, além da importante trajetória de seu clube merecer, a seleção dos carros expostos foi bastante criteriosa
Uma amostra dos carros expostos; outras raridades compuseram uma interessante fotografia do que foram os carros que hoje são chamados de “vintage”

Deixando esta exposição, o caminho seguiu, passando por duas rampas longas, com destino à área de MONTAGEM, número 9 – em verde no mapa, local onde o milagre se concretiza e todas as partes cuidadosamente preparadas nas áreas anteriores surgem como um automóvel pronto.

Alguns detalhes das linhas de montagem de carros na área de montagem final
Uma foto muito importante para mim, registra a minha participação na Mega-Visita, e será uma recordação para sempre

Praticamente todos os carros do acervo do futuro Museu da Volkswagen no Brasil (um projeto de muitos anos que espero logo se torne realidade) saíram de seus “esconderijos” e foram expostos em várias áreas do percurso. Também na áreas de montagem foram dispostos alguns carros deste interessante acervo.

--Passats
Apolo, Pointer e Golf que futuramente estarão no museu… e um TL
Uma Brasília que flagrei sendo acariciada por um fã que dizia repetidamente: ‘enfim uma, enfim uma...’. Um dos Fuscas Cabriolé 1993 feitos pela Sulam para a cerimônia do início da fabricação do Fusca Itamar
Uma Brasília que flagrei sendo acariciada por um fã que dizia repetidamente: ‘enfim uma, enfim uma…’. Um dos Fuscas Cabriolé 1993 feitos pela Sulam para a cerimônia do início da fabricação do Fusca Itamar

Saindo da MONTAGEM chegamos a uma área que emocionou a todos. Marcada em azul claro no mapa estava a área de homenagem aos 56 anos de fabricação da Kombi no Brasil, chamada de: ESTAÇÃO KOMBI 56, número 10. O termo ‘estação’ referia-se a dois trenzinhos carinhosamente feitos com componentes de Kombi que levavam o público a dar uma volta num percurso pintado no chão e que tinha como pano de fundo uma fileira de 17 Kombis de várias cores, e no centro, abaixo de uma tenda, estava uma Last Edition, no que foi a “estação de embarque” nos trenzinhos.

Homenagem à Kombi, que era a última atração da Mega-Visita; no embarque uma Last Edition sob uma tenda. Detalhe para os banners com o grafismo usado na capa do mapa da Mega-Visita
Eram dois trenzinhos-Kombi, este azul e outro vermelho

As homenagens à Kombi podiam ser vistas durante todo o percurso onde Kombis eram dispostas, mas faltou a emblemática visita à sua linha de montagem, que está montando os últimos exemplares. Todos os amantes de carros antigos teriam gostado muito de poder se despedir dela na sua linha de montagem, uma pena… As visitas à linha da Kombi estão sendo franqueadas somente para a imprensa, infelizmente. Já na capa do mapa desta Mega-Visita havia um desenho que não deixou de marcar a presença da Kombi, aliás este grafismo foi usado em banners gigantescos que decoraram a área onde os Trenzinhos-Kombi estavam andando.

Andar abaixo da MONTAGEM. Não muito longe dali as últimas Kombis estão sendo montadas. As Last Edition são customizadas por uma firma terceirizada, que pinta a saia azul, da pintura estilo saia e blusa e customiza todos os outros detalhes

As duas últimas paradas deste evento foram a distribuição dos KIT-LANCHE e do brinde, número 11 – cor vermelho claro no mapa. Em vários pontos do percurso havia farta distribuição de água mineral em copos. Uma grande quantidade de banheiros químicos foi estrategicamente disposta ao longo do caminho; e para os pequenos, havia fraldários; sim tudo preparado para um festa em família.

À esquerda, os Kit-Lanches vinham decorados com o logo dos 60 Anos e continham um sanduiche, bolo, bombom, suco de laranja, etc. Copos d’água eram distribuídos à vontade. À direita, o brinde especial do evento: uma placa para recados – com dois imãs para segurar a mensagem ou foto. A forma lembra um troféuzinho e a inscrição diz: 60 Anos – Volkswagen no Brasil – Fábrica Anchieta

Fechando as atividades o estande A CHANCE TO PLAY, número 12 – em cor ocre no mapa, onde o Comitê de Trabalhadores da Volkswagen, um grupo de funcionários voluntários, colabora com uma organização internacional, Terre des Hommes.

Não deixei de colaborar através da aquisição desta simpática caneca

Esta organização auxilia comunidades carentes dando às crianças destas comunidades uma chance para brincar, e oferecia aos participantes do evento a possibilidade de colaborar através da aquisição de brindes.

Saímos do evento cansados depois dos cinco quilômetros de caminhada, mas muito felizes de ter podido participar deste incrível e inesquecível evento. Registro aqui os meus parabéns à Volkswagen do Brasil pela realização deste gigantesco “dia das portas abertas” com um alto grau de organização e cuidado logístico e muita emoção. Estes parabéns se estendem também a todos que participaram do lado da empresa na organização e realização do evento.

Fiz um vídeo com algumas passagens desta MEGA-VISITA, que você pode assistir abaixo.

Certamente o evento mereceu uma boa quantidade de fotos, que foram tiradas com dois equipamentos e ai vão os respectivos links:

   ÁLBUM #1          ÁLBUM #2

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário