Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Fim de ano, época de festas, tempo de contabilizar o que foi feito em 2011…

 Alguns enfeites de Natal baseados na forma de Fuscas e Kombis serão usados como moldura deste bate-papo. Aliás, apresentação de novos exemplares de enfeites de Natal havia sido prometido na matéria do ano passado.
RET1
Eu recebi muitas destas miniaturas de uma amiga dos EUA, a Shelley Keys, com quem troco miniaturas há muitos anos. Aliás, está ficando muito difícil encontrar material de Fusca feito no Brasil, muitas fábricas brasileiras sucumbiram ante a concorrência chinesa. Fica ai o pedido para quem souber de material “Made in Brazil”, por favor, me informar.

Este ano foi cheio de atividades interessantes, ligadas ao Fusca, que me deram satisfação e desafiaram ao mesmo tempo:

Antes do evento, na noite do dia 15, foi realizado um churrasco de confraternização no qual recebemos camisetas personalizadas do clube que nos conferiram o status de membros do clube. Da esquerda para a direita: casal Luciana e Marco, Jonas com sua filha Janaina, Jorge, casal Maria Lucia e Alexander, Junior, Paulo e Frederico

O ano de 2011 começou cedo; em 15 de janeiro teve início a viagem para Bauru, para participar no dia seguinte na comemoração do Dia Nacional do Fusca em evento realizado pelo Fusca Club de Bauru, presidido pelo José Ferraz Júnior, conhecido por Júnior. Ele pediu para que eu falasse sobre a minha vida e como foi que eu cheguei a ser um ativista em matéria de Fusca e um especialista na sua história. Um desafio para quem está acostumado a falar sobre o Fusca, mas não sobre si mesmo, mas isto acabou sendo muito interessante, passei a apresentação para vídeo que pode ser visto no link: http://vimeo.com/19074087. Foi um belo início para as atividades…

Uma das “turmas” que assitiu à palestras

A segunda peripécia foi um ciclo de palestras em Manaus, organizado pelo Clube do Fusca da Amazônia, presidido pelo Humberto Horta, em conjunto com a Concessionária MAVEL do Grupo Rezende, realizado nos dias 14 e 15 de junho. A minha tarefa foi proferir nos dois dias, as palestras sobre a História do Fusca na Alemanha e no Brasil, pela manhã e pela tarde, respectivamente.

A cobertura deste evento pode ser vista na reportagem: “Clube do Fusca da Amazônia comemora o Dia Mundial do Fusca com um fim de semana de festa.”

RET2

No segundo fim de semana de agosto participei do IV Poços Classic Car, um lindo evento, carros de grande qualidade e de várias marcas, incluindo o simpático espaço do Clube do Fusca de Poços de Caldas, clube presidido pelo Ideraldo Cruz. Lá eu também tive a oportunidade de dar a palestra sobre a História do Fusca na Alemanha, para uma audiência muito interessada no assunto. Agora é dar continuidade com as outras palestras…

Pessoal que participou da palestra em Poços de Caldas – meu agradecimento a eles

RET3

Em setembro fui representar o Brasil em um Seminário Internacional de Energia, apresentando um novo trabalho internacional que estou iniciando, mas desta vez eu não vi um Fusca na China, como ocorreu em minha viagem para aquele país em 1990. Desta vez eu consegui “flagrar” somente um New Beetle que teve a responsabilidade de defender a linhagem.

RET9
Foto tirada em 07/04/1990 no estacionamento do Hotel Holiday Inn Lido de Pequim e usada no artigo: Existem FUSCAS na China? Que saiu no A BANANINHA… e foto de setembro 2011 tirada de dentro da van de transporte em movimento

RET5

Mais recentemente foi a vez do fantástico Classic Fusca de Tiradentes, organizado pelo amigo Magno Costa, agora em sua terceira edição. Lá foi a hora de apresentar uma palestra nova, e o assunto escolhido foi a extraordinária propaganda desenvolvida pela DDB – Doyle Dane Bernbach para a VW of America, que por seus méritos acabou sendo usada em todo o “Mundo Volkswagen”, ou seja países onde a VW tinha negócios. Para a palestra eu vesti a camisa que usei na Alemanha para lançar o Dia Mundial do Fusca! Aqui eu tive a grata oportunidade de reencontrar vários amigos dentre eles a Fátima e o Fernando do MAXICAR, que eu voltei a encontrar no evento descrito a seguir.

Foto tirada durante a palestra ministrada no Centro Cultural Yves Alves.No momento eu estava comentando sobre anúncios com desenhos ao invés de fotos e estava mostrando o exemplo do Chevrolet brasileiro de 3 portas

RET6

No fim de novembro eu participei, a convite do VOLKSPORSCHE Clube liderado pelo Luciano Abreu, do Salão Internacional do Veículo Antigo de São Paulo, oportunidade na qual eu fiz o relançamento de meu livro EU AMO FUSCA – A história brasileira do carro mais popular do mundo. Quem estiver interessado em um exemplar autografado é só enviar uma mensagem…

RET10
À esquerda, no meu “posto de trabalho” no estande do VOLKSPORSCHE Club no Anhembi; meu agradecimento ao Luciano Abreu. À direita, reencontro em São Paulo com a Fátima e o Fernando no estande. Deu para colocar o papo em dia

RET7

Em sequência ao relançamento neste salão, foi feita uma divulgação do relançamento do livro através do Facebook, e numa comparação com livros recentemente lançados o Juliano Dalla Rosa emitiu o seguinte parecer sobre o EU AMO FUSCA: “Alexander, sem sombra de duvida… O EU AMO O FUSCA é desde o seu lançamento o livro referencia para os amantes sobre a história do Fusca.. Não temos outro igual a este!!! Os outros são os outros, e só!!!”

Relançamento do livro em Mogi das Cruzes

Agora chegou o momento de agradecer ao Fernando e à Fátima pelo apoio em 2011, bem como agradecer a todos que participaram comigo de 2011, desejando Boas Festas, independentemente se festejarão o Natal Cristão, Hanukka, ou outra festividade em função de sua crença.

Que em 2012 seja possível voltar a contar com o seu apoio e continuar na tarefa de trabalhar em prol do Fusca e de sua intrigante história.

RET8

São os votos de
Alexander Gromow

Comentários do Facebook

Tags

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário