10 Perguntas ao Presidente, com Fatima Barenco Conteúdo Nossos Colunistas

EDSON LUIZ DEMARCH — Veteran Car Club do Brasil Sul Catarinense

Um clube jovem e cheio de perspectivas

[dropcap]O[/dropcap] clube é novo, mas a paixão e o envolvimento com o antigomobilismo já vem de longa data. Aos 13 anos teve o prazer de aprender a dirigir em um Simca Esplanada. A partir daí foi sendo contaminado pelo famoso vírus da ferragem. Empresário, casado há mais de 30 anos, 2 filhos, gosta de estar ao lado da família, viajar e de estar com os amigos. Uma pessoa simples, de bom coração, prestativo e carismático — segundo os membros de seu clube. Nesta primeira entrevista de 2015 tenho a honra de conversar com o Presidente do recém-criado Veteran Car Club do Brasil Sul Catarinense, Edson Luiz Demarch.

  Em primeiro lugar vamos conhecer a história do recém criado Veteran Car Club do Brasil Sul Catarinense. Seus objetivos, quantos membros possui e sua diretoria.

Edson – Possui 17 membros na diretoria e mais de 70 associados em menos de um ano de fundação, e o seu objetivo é unificar o sul catarinense em prol do antigomobilismo.

A área de abrangência do clube, que reúne 45 municípios catarineses

  Vocês abrangem 3 regiões do sul de Santa Catarina: AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera); AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), somando 45 municípios. Como é administrar um clube que abrange uma região tão vasta?

     Nossa relação é”O Parque das Nações já é um evento consolidado entre os grandes no nosso estado.” de muita amizade e respeito com a maioria destes clubes, como o Passat Clube de Curitiba, parceiro há anos e que realizou os maiores eventos de Passat que já tivemos no Brasil

Edson – É como administrar uma empresa com ética e determinação, pois trabalhamos com pessoas e isso visa agregar valores e termos responsabilidades pelos atos que praticarmos, mantendo sempre a união do clube, pois são 45 municípios unindo essas três regiões do sul catarinense.

  Em dezembro de 2014 vocês assumiram a realização do Encontro de Carros Antigos no Parque das Nações, em Criciúma. Qual a sua avaliação deste grande evento?

Edson – Sim, o clube assumiu o encontro do Parque das Nações, pois todos os membros que organizavam as edições anteriores hoje são sócios. O Parque das Nações já é um evento consolidado entre os grandes no nosso estado. E nessa quarta edição, todos desde diretoria e associados contribuíram para que o evento fosse novamente um sucesso, com um grande público e novos antigomobilistas presentes que vieram de varias regiões prestigiar o evento com seus carros antigos.

Momentos do encontro anual do Parque das Nações

  Que atividades o clube realiza? E o que vem por aí…

Edson – O clube foi fundado oficialmente dia 10 de julho de 2014, e mesmo antes de sua fundação, o clube estava participando e visitando vários eventos e encontros espalhados por nosso país e aproveitando também para divulgar o nosso encontro no Parque das Nações.

 Fale sobre momentos marcantes para o clube: alegrias, tristezas, conquistas, um passeio especial….

Edson – Momento especial do clube foi o coquetel de lançamento oficial realizado dia 24 de outubro de 2014 no clube Mampituba, em Criciúma – SC, com autoridades locais presentes e também membros da FBVA — Federação Brasileira de Veículos antigos e do Presidente, Sr. Roberto Suga. Ficamos muito orgulhosos pois foi a primeira vez que um presidente esteve presente aqui no sul do estado de Santa Catarina. E hoje a FBVA merece todos elogios de nossa parte. Como somos recém fundados, o relacionamento e comunicação junto ao órgão máximo do antigomobilismo nacional não poderia ser melhor.

Edson (d) e Roberto Suga, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos — FBVA

 Em sua opinião, como é visto o encontro de carros antigos nas cidades que abrangem o VCC Sul Catarinense pelo poder público? Existe reconhecimento de que carro antigo é cultura e representa um importante atrativo turístico?

Edson – Infelizmente o turismo não é prioridade em muitos governos, a saúde e educação mesmo sendo prioridades ficam ainda com deficiência… Mas procuramos mostrar em nossos eventos que o antigomobilismo é uma forma de cultura que procura mostrar um pouco da historia automobilística do país…

  Vamos falar um pouco sobre o antigomobilismo em sua vida. Como e quando ele surgiu? Dentre as suas raridades alguma que tenha uma história e um valor sentimental especial?

    A faixa etária de um colecionador é eclética e a família unida em um encontro tem um papel importantíssimo.”

Edson – Eu aprendi a dirigir aos 13 anos numa Simca Esplanada que meu pai tinha. Isso nos traz de volta às origens dos nossos antepassados.

  O antigomobilismo não pára de crescer. A cada ano mais e mais eventos, novos colecionadores, a juventude e a família cada vez mais presentes. Como você avalia esse crescimento?

Edson – Em nossa região o antigomobilismo vem crescendo demais… Fruto disso são os vários eventos sendo realizados em vários municípios de nossa região sul do estado de SC, fortalecendo e fomentando esse hobbie… Com isso procuramos observar nesses eventos o surgimento de um novo ou futuro antigomobilista que através dessas exposições passa a adquirir ou restaurar algum clássico e assim participar e crescer conosco dia a dia…

Com a esposa Marlene, em Poços de Caldas – MG e com o colecionador Og Pozzoli, de São paulo

 Para quem quiser fazer parte do VCC Sul Catarinense como deve proceder?

Edson – Hoje estamos com mais de 70 sócios devidamente cadastrados. Para se associar ao Veteran Car Sul Catarinense, o interessado devera procurar um sócio ativo para avalizar a e indicá-lo ao conselho do clube que posteriormente aprovará ou não a sua adesão.

 Nossa entrevista está chegando ao fim e deixamos aqui com a palavra o presidente Edson Demarch, a quem agradeço imensamente pela grande colaboração ao Portal Maxicar e a todos que nos prestigiam com suas visitas, para que possam conhecer um pouco sobre os clubes de carros antigos do Brasil.

Diretores do Veteran Car Club do Brasil Sul Catarinense

Edson – Em nome do Veteran Car Sul Catarinense primeiramente gostaria de agradecer ao Portal Maxicar pela oportunidade dessa entrevista, mesmo com toda a distancia territorial, o Portal Maxicar sempre foi um grande parceiro do clube em eventos no sul de SC, além de ser um portal de profissionalismo reconhecido nacionalmente, fruto de todo o trabalho que é desenvolvido por todos esses anos.

Também deixar aqui registrado o agradecimento à minha família e a todos sócios do Veteran Car Sul Catarinense e amigos do antigomobilismo.

Muito obrigado!
Edson Demarch

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.