Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Dia Mundial do Fusca de 2012. No Brasil um marco de mudança?

O Dia Mundial do Fusca é comemorado em muitos países do mundo. Foi lançado em 1995, na cidade alemã de Bad Camberg, como uma extensão do “nosso” Dia Nacional do Fusca. Sem dúvida eu me orgulho de ter dado início a esta tradição que já evoluiu no tempo, pois também é comemorado como “Dia de ir com seu Fusca para o trabalho” – o conhecido “Drive your VW Beetle to Work Day”. Para dar uma idéia da comemoração em nível mundial deste dia comemorativo basta dar uma olhada na coleção de mais de 112 cartazes recolhidos na página dedicada à coleta de cartazes do Dia Mundial do Fusca no Facebook (http://tiny.cc/z8oghw).

O registro de 2012 ainda não está fechado. Recentemente acrescentamos dois cartazes do “Clube de Petas da Bolívia”, sim o Fusca é chamado de “Peta” por lá, mais um nome para a interminável relação de apelidos do Fusca pelo mundo. O cartaz do Dia Mundial do Fusca de seu clube ainda não está registrado na Coleção 2012? Não perca tempo, pode enviá-lo para a página do Facebook (http://tiny.cc/y4dihw) ou para o e-mail fuscabrasil@hotmail.com.

Um diferencial deste ano foi a coleção de cartazes individuais, com os quais os Fuscamaniacos declaravam o seu amor pelo Fusca e sua alegria pelo dia comemorativo. Vejam alguns exemplos:

Mas, neste ano, o dia 22 de junho caiu numa sexta-feira o que permitiu a realização de vários eventos no próprio Dia Mundial do Fusca, por exemplo: jantares comemorativos, como foi o caso do Clube do Fusca de Americana, em São Paulo; carreatas noturnas como ocorreu em Lima, Peru; ou o tradicional encontro noturno do Volkswagen Club de Colômbia, de Bogotá, que se encontra num MacDonalds para comemorar. Ou encontros durante o dia, como ocorreu em Bangladesh (pois este é um país Islâmico e nos países islâmicos, o dia consagrado ao repouso, equivalente ao domingo dos países ocidentais, é a sexta-feira).

Aqui não podemos esquecer as comemorações do tipo “Drive your VW Beetle to Work Day” que foram realizadas em várias partes do mundo, como, por exemplo, no Paquistão, África do Sul e nos Estados Unidos, como mostram as fotos abaixo:

A movimentação retratada nas fotos acima foi resultado de uma ação no Facebook do Fuscamaniaco Reezvaan Zaffar da cidade de Multan no Paquistão, e que demonstra as facilidades de comunicação que esta ferramenta social permite. Ele desenhou um interessante cartaz para os carros que participariam do “Drive your VW Beetle to Work Day” e divulgou pelo Facebook reforçando a idéia de ir com seu Fusca trabalhar no Dia Mundial do Fusca para muitos Fuscamaníacos participantes desta ferramenta social. A elaboração de cartazes e adesivos para identificar os carros que estão participando da comemoração é mais uma demonstração da criatividade dos Fuscamaniacos em nível mundial. Vejam alguns exemplos:

No Brasil a comemoração do Dia Mundial do Fusca já é tradicional e faz parte do calendário de vários clubes e agremiações de norte a sul deste país continente. A data oficial é 22 de junho de cada ano, mas as comemorações, via de regra, se acomodam nos fins de semana anteriores ou posteriores a esta data.

Neste contexto surgiu, a partir de Curitiba, Paraná, um interessante movimento que reuniu muitos clubes brasileiros e de outros países da América Latina como se todos eles estivessem fazendo uma só comemoração – um Mega Dia Mundial do Fusca. A idéia partiu de Marco Rebuli que fez uma pesquisa para saber quais clubes iriam fazer a sua comemoração no dia 24 de junho de 2012, data na qual a já tradicional comemoração seria feita em Curitiba. Através de uma lista inicial de clubes a pergunta foi enviada aos quatro cantos do Brasil e acabou ultrapassando as nossas fronteiras. O interessante resultado pode ser visto no selo final do evento:

Selo Internacional do Dia Mundial do Fusca de 2012 registrando a comemoração realizada por 67 clubes no domingo, dia 24 de junho de 2012. O layout e a realização deste selo foram feitos por Marco Rebuli, e registra um Mega Evento Internacional que no caso do Brasil pode marcar o início de uma nova era

A união demonstrada no Selo acima deixa entender que no Brasil pode estar se aproximando a oportunidade da criação de uma entidade guarda-chuva para acolher todos os clubes dedicados a VW clássicos do Brasil. Como passo inicial neste sentido estamos fazendo um levantamento de todos os clubes, agremiações ou grupos dedicados a estes carros. Este procedimento será tratado em uma próxima matéria, que será emitida mostrando os primeiros resultados da tabulação ora em curso. Certifique-se se a sua agremiação já enviou seus dados isto pode ser feito através do e-mailfuscabrasil@hotmail.com.

Voltando às comemorações de 2012 do Dia Mundial do Fusca ressaltamos que em vários eventos foram preparados bolos para comemorar o aniversário do Fusca. Através destas fotos eu gostaria de servir a cada um de vocês um pedaço de um bolo que representa a consolidação de nossos desejos pela manutenção dos Fuscas entre nós e de sua interessante história, mantendo este patrimônio para as gerações vindouras…

Cobán, Guatemala

Se você tiver material sobre a sua comemoração, fotos, descrições, vídeos, etc. que ainda não tenham sido divulgados para os demais, seria muito interessante carregá-lo na página do Dia Mundial do Fusca no Facebook, do (http://tiny.cc/y4dihw) ou para o e-mail fuscabrasil@hotmail.com para que fiquem registrados e à disposição dos interessados pela data.

Termino este relato enviando meus parabéns a todos que organizaram eventos pelo Dia Mundial do Fusca ou participaram de comemorações, seja em grupo, seja de forma individual. Que o Fusca possa receber nosso carinho nestes eventos e, com isto, possa ficar por muitos anos entre nós!

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados