Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Desvendando uma etiqueta de qualidade

Um Fusca decorado como um rato – um “Mouse Car”… Fusca vende de tudo e isto no mundo inteiro. Sua imagem confiável vende até serviços de combate a pragas. Confira esta intrigante história…

Um tempo atrás, fazendo minhas compras semanais no Empório Chiapetta do Shopping Eldorado eu deparei com a etiqueta acima, colada na parede ao lado do caixa. Depois disto eu comecei a ver estas etiquetas em muitas lojas e restaurantes.

Fiquei curioso e entrei no site indicado na etiqueta e a história começou a ser deslindada. Ela começou em 1938, em Miami, na Flórida, EUA, em plena depressão, quando Truly Wheatfield Nolen fundou uma empresa chamada “Truly Nolen Pest Control”. Hidrocarbonetos clorados, desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial, deram início à era moderna dos pesticidas. Em 1955 Truly David Nolen fundou sua própria companhia em Tucson, Arizona. Estas empresas trabalharam isoladamente até que em 1960 elas se reuniram numa só empresa familiar que permanece existindo com enorme sucesso internacional até hoje. O Brasil está entre os países onde a Truly Nolen está presente; o mapa-mundi abaixo mostra os países onde esta empresa atua e já se pode ver que os Mouse-Cars estão sempre presentes:

O detalhe é a presença dos Fusquinhas decorando a página e reafirmando que eles são a “marca-registrada” da Truly Nolen

A Trully Nolen Pest Control iniciou seus trabalhos com diferentes carros. Em 1950 ela passou a usar carros antigos para fazer propaganda, como este da foto ao lado, pintado em amarelo, que é a cor padrão dos carros da empresa até os dias de hoje.

Mas a partir de 1960 houve uma importante reviravolta que certamente foi estratégica para o sucesso da empresa. Neste ano entraram veículos VW no esquema de propaganda da Truly Nolan.

Esta Kombi Pick-up (e)  foi a “Ant-Car” (Carro Formiga), pintado em vermelho com antenas de formiga no teto. Existem carro atuais da empresa que também têm antenas de formiga no teto.

E a seu lado o primeiro Fusca transformado em Mouse-Car pela Truly Nolen, e que iniciou uma tradição que permanece até hoje como “marca-registrada” desta empresa.

Em todos os países onde a Truly-Nolen foi se estabelecendo apareceram Mouse-Cars como os exemplos abaixo:

Agora podemos comparar as duas estratégias de propaganda da Truly Nolen, carros antigos e Fuscas na versão Mouse-Car, vejam abaixo e decidam qual foi a melhor:

Fundador da empresa posando entre o Fusca e um dos carros antigos de propaganda

Em um dado momento o Fusca deixou de ser fabricado e surgiu o seu primeiro sucessor, o New Beetle, e a Truly-Nolen acompanhou esta mudança também, incluindo uma versão limusine:

Em 1998 os New Beetle Mouse Cars foram “saindo das tocas”…Na traseira do carro está escrito: “Funny car, serious service”(Carro engraçado, serviço sério). Não contentes com o sucesso do New Beetle standard o pessoal mandou fazer uma Mouse Car limusine

Mesmo o Fusca Mouse-Car tendo saído das ruas com o encerramento da fabricação do Fusca, a sua imagem continua, e continuará, sendo um símbolo desta empresa – uma imagem corporativa – como se pode ver nos seus Sites, agora numa versão estilizada desenhada por computador, que permite fazer várias animações em páginas dos diversos Sites pelo mundo. O Fusca é também usado em suas publicações como é o caso da etiqueta de qualidade que deu origem a esta matéria:

No vídeo abaixo pode ser vista uma compilação de imagens usadas em vídeos de propaganda da Truly Nolen, tanto animações com o Fusca como cenas com carros usados hoje em dia, na era pós-Fusca. Notem que na pick-up tem “anteninhas de formiga” no teto:

Os Sites da Truly Nolan são constantemente atualizados, mas o Fusca está sempre presente nas animações e na decoração das páginas, O carrinho amarelo personalizado já é mundialmente conhecido, tornando-se o cartão de visitas desta empresa. Algumas cenas de uma das versões do Site brasileiro desta empresa:

No Site americano da Truly Nolen existe uma página dedicada às crianças onde os “Mouse-Cars” fazem parte de álbuns de pintura que contam uma história ligada ao combate às pragas e outras atividades lúdico-instrutivas. Também é possível agendar visitas de um Mouse-Car às escolas com a realização de palestras sobre o assunto combate a pragas. Abaixo alguns exemplos das atividades para crianças.

Álbum de pintura “Truly Dress-Up”    |   Customize o Mouse Car -“Truly Dress-Up”

Registro aqui que nós tivemos ao menos um Fusca-Rato “independente” aqui em São Paulo e aqueles que participaram do 5º Encontro Nacional do Fusca, realizado em Interlagos no dia 17 de janeiro de 1993, quando eu era Presidente do Fusca Clube do Brasil, certamente lembram deste carro. Num trabalho minucioso o colega Ricardo Novo Feres transformou um de seus carros num incrível Fusca Rato, com orelhas, cauda, focinho e bigodes, além de uma caprichada cobertura de pelúcia na tonalidade “cinza-ratinho”.

Ricardo Novo Feres era um dos que mais se dedicavam à criação de fantasias para Fusca – pois uma das categorias dos concursos era a de “Fusca melhor fantasiado” e ele geralmente “faturava” o primeiro lugar, também pudera. No 4º Encontro ele tinha feito um lindo Fusca Joaninha. Este Fusca oval tinha vários item originais interessantes, com as lanterninhas traseiras de coração, faróis Bosch, etc. tudo igualmente pintado na cor “cinza-ratinho”

Já os New Beetles foram e ainda são muito usados em propaganda nos Estados Unidos, pois este é um carro muito carismático e ocupou a grande lacuna deixada pelo VW Beetle original. Dentre inúmeros exemplos eu vou citar dois. O primeiro é o Fusca Lagosta do Restaurante “The Boston Lobster Feast” de Orlando, na Flórida. Este carro recebeu uma lagosta cenográfica que foi cuidadosamente acoplada ao carro. As presas da lagosta tiveram que ser modeladas em uma escala menor para que coubessem no contexto. Eu vi este carro inicialmente num folheto de propaganda turística em uma de minhas viagens à Orlando, ai, como no caso do artigo acima, eu fui atrás para conferir a história. Entrei em contato com a empresa que foi muito solícita, marcou um encontro, permitiu que o carro fosse fotografado e eu ainda visitei o moderno complexo de armazenamento de peixes que são servidos no restaurante que é do tipo “coma o quanto quiser”. Esta pesquisa acabou gerando um artigo que foi publicado na revista alemã VW Scene como pode ser visto abaixo:

É realmente algo muito bem feito para chamar a atenção das pessoas, eu andei neste carro, tanto que a foto do canto direito inferior foi tirada de dentro dele. Os detalhes da figura cenográfica são incríveis mesmo. Por onde o carro passa as pessoas acenam e sorriem. Este carro é usado nas tarefas de marketing do restaurante e circula entre os inúmeros hotéis de Orlando

O segundo exemplo é o “New Beetle Shamu” do Sea World e volta e meia um dos carros da frota de mais de 10 carros iguais fica estacionado na entrada do Sea World de Orlando. Certamente devem existir carro iguais nos doutra Sea World espalhados pelos Estados Unidos. Esta decoração ficou especialmente bonita e tirar uma foto com este carro é um “must do” para os visitantes do parque.

No caso da foto foi uma overdose para o menininho! Além da foto do New Beetle Shamu, um figurante vestido de Shamu (que é a orca assassina que é astro dos shows no Shamu Stadium) estava junto na entrada do parque. É neste lugar que, em dezembro, é montada a Árvore de Natal principal deste parque

____________________

Esclarecimento sobre a qualidade de alguma das fotos históricas da Truly Nolen: entrei em contato com a Truly Nolen dos Estados Unidos para obter fotos históricas com melhor qualidade do que as que constam do Site da empresa, sem sucesso, portanto tive que usar as imagens disponíveis. A única pessoa daquelas com quem falei várias vezes por telefone e troquei inúmeros e-mails, que acabou colaborando foi o Juan Cruz Solari, diretor de vendas nos EUA, que enviou as três fotos que ele tinha, a quem agradeço. Tampouco o pessoal da representação brasileira desta empresa, colocado no circuito pela indecisa representante da área de marketing americana, colaborou com o trabalho. Em suma foi bastante desmotivador, mas, passado um tempo, como a história é interessante e envolve o Fusca, decidi escrever este artigo mesmo assim. Aliás, o despreparo para atender um historiador a busca de informações e imagens não é uma exclusividade da Truly Nolen, o pessoal do Sea World também não colabora com nada, uma verdadeira besteira, pois no frigir dos ovos um artigo como este é propaganda para o negócio deles, mesmo que sendo escrito sob um enfoque Fuscamaniaco. O contato com o pessoal do restaurante “The Boston Lobster Feast” foi uma agradável exceção. Este desabafo é para registrar as dificuldades que tenho que enfrentar para poder oferecer artigos como este para vocês…

____________________

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados