Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

Como é, o Nikolaus passou em sua casa?

As tradições de fim de ano se apresentam de um modo diferente nos diferentes países, mas o Fusca também participa na decoração natalina…

O dia 06 de dezembro é um dia muito especial para as crianças na Alemanha e agora vocês vão saber o porquê: da mesma forma que o “Papai Noel” é presente em nossa tradição no Brasil, “São Nicolau” participa das tradições alemãs, mas há algumas diferenças…

Enfeites em plástico com detalhes em purpurina

São Nicolau, na Alemanha, vem antes do Natal, no dia 05 de dezembro à noite, traz presentes e deixa você realmente saber o que fez de bom ou de mau durante o ano. Ele providencia para que tudo seja anotado em um grande livro dourado.

São Nicolau, ou “Nickolaus” em alemão, também tem um assistente que tem uma aparência assustadora, é o “Knecht Ruprecht”, que vem com uma grande e pesada corrente e um “açoite”, feito de galhos de árvores. Ele está ali para os “meninos maus” como um lembrete para permaneçam comportados durante o ano seguinte.

enfeite1
Um enfeite meio fora de proporção, num Fusca “monoposto” um papai Noel meio fora de escala, mas o resultado é interessante. E o Taz num carro de polícia numa versão de enfeite de Natal

As crianças que se lembram de colocar suas botas na frente de sua porta, vão encontrar doces e pequenos presentes neles na manhã do dia 06 de dezembro, um sinal de que o São Nicolau esteve por lá uma vez mais! Então alguém pode perguntar: então na Alemanha o Papai Noel chega duas vezes? Na verdade não, lá o Papai Noel, ou o São Nicolau, vem 06 de dezembro, já no dia 24 é celebrado o nascimento do Menino Jesus, isto para os cristãos.

Este é um enfeite original em vidro soprado, feito à mão na Itália e vendido pela Bronners dos Estados Unidos, que é uma loja conhecida pelos objetos natalinos exclusivos

Mas nós declaramos o nosso respeito por todas as religiões e dezembro é importante para muitas delas, como para os judeus com Chanucá – o Festival das Luzes, e às vezes os muçulmanos celebram o Ramadã em dezembro – que comemora quando o Alcorão foi revelado. Ambas as datas são móveis. Houve um ano em que as três datas, de Natal, Ramadã e Chanucá coincidiram no mesmo dia… Uma estranha e maravilhosa comunhão de fé.

Mas nada escapa às cópias chinesas. Esta é a cópia da miniatura italiana feita para a Bronners. O tamanho é o mesmo, a forma é bem parecida e o acabamento é medíocre…

O Fusca conseguiu ser um carro democrático, uma vez que atingiu diferentes países, culturas e crenças diferentes, e para nós é importante que fique assim.

Este é o enfeite de Natal mais raro na minha coleção, feito em vidro soprado e comprado no Christkindlemarkt em Nuremberg, a mais tradicional de todas as feiras de Natal na Alemanha. Eu procurei este enfeite por 10 anos até que eu o encontrei lá. É feito a partir de um molde muito antigo.

As miniaturas de Natal que ilustram este artigo são parte de uma coleção dedicada a enfeites de Natal e do Fusca.

Em plástico com detalhes de escala, o Papai Noel num cabriolé, tocando uma sineta, traz presentes e uma árvore de Natal. Em três cores, eu gosto de todos igualmente.

Aqui eu gostaria de falar de uma amiga dos Estados Unidos que mora na Virginia, a Shelley Keys, que sempre que passo o fim de ano na Flórida ela envia um pacotinho para o hotel com alguma novidade, esta é uma das fontes que enriquecem a minha coleção. Conheci a Shelley pela Internet quando eu estava procurando enfeites de Natal com a forma do Fusca há vários anos e estabeleceu-se uma tradição que continua até os dias de hoje: ela me envia Fuscas de natal e eu mando para ela miniaturas de Fuscas aqui do Brasil. Nunca nos vimos pessoalmente, mas somos amigos virtuais. É uma mágica do Natal e do Fusca. Ela e eu gostamos de ambos…

Com este artigo eu gostaria de desejar a todos os amigos leitores da coluna Volkswagen World  Boas Festas e agradecer o apoio recebido este ano, esperando poder contar com ele em 2011.

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados