Conteúdo Fatima Barenco Nossos Colunistas

ANTÔNIO DO MONTE FURTADO FILHO – Galaxeiros das Gerais – Belo Horizonte, MG

O sucesso de um clube que faz seu primeiro aniversário

“ Como médico radioterapeuta, que promove a cura de pessoas com câncer, passei a acreditar que tudo é possível. Mas quando se trabalha com carinho e dedicação ao próximo, todas as coisas ficam mais amenas e tangíveis. Além disso, reconhecer a singularidade da vida e da importância incondicional da família e dos amigos me traz mais esperança e força para vencer o dia-a-dia”. Não é preciso acrescentar muito mais para uma pessoa que fala e vê com o coração. Família, amigos e preservação da memória do passado são a fórmula de sucesso desse antigomobilista e de seu clube. Este mês tenho a grande honra de entrevistar o amigo e presidente dos Galaxeiros das Gerais, Antônio do Monte Furtado Filho.

  Em primeiro lugar queremos conhecer o Clube Galaxeiros das Gerais. Como surgiu? Quantos membros? Que atividades realizam?

    “Neste primeiro ano, o clube procurou estreitar laços de amizade e cooperação com diversos clubes de tradição em nosso meio.”

Antônio do Monte Furtado Filho – Os Galaxeiros das Gerais é fruto de um sonho de um grupo de amigos entusiasmados, dedicados e amantes dos Galaxies e desejosos de trabalhar pela divulgação e perpetuação da memória do maior ícone da indústria automobilística nacional. Havia insatisfação dos proprietários de Galaxies em Belo Horizonte com relação a pouca atenção dispensada. Decidimos, então, que algo precisava ser feito. No primeiro ano os Galaxeiros das Gerais eram apenas uma “confraria de amigos” e a partir de 17/06/2011, foi fundada a Associação Galaxeiros das Gerais, atendendo ao desejo da imensa maioria do grupo.

Em sua fundação, a Associação teve apoio fundamental e valioso de Derec de Almeida Jorgetti — Presidente do Galaxie Clube do Brasil (veja a entrevista nesta seção) que nos orientou sobre as ações a serem desenvolvidas, além de consolidar a importância da valorização da amizade de todos os antigomobilistas.

Derec, presidente do Galaxie Clube do Brasil – SP

Atualmente, a Associação conta com 96 membros e mais de uma centena de Galaxies. Desenvolvemos atividades para perpetuação do nome e da imagem do Galaxie, atividades de cunho social para a comunidade carente e integração das famílias dos Galaxeiros consolidando a importância desta estrutura na sociedade.

  Em agosto de 2011 vocês comemoraram o primeiro aniversário do clube. Gostaria que fizesse um balanço.

Antônio do Monte Furtado Filho – Durante o Primeiro ano de vida (compreendido pelo período de 17/06/2010 à 16/06/2011), o clube buscou e fidelizou uma extensa lista de associados, baseado no desenvolvimento de relações de amizades profícuas e duradouras, o que explica o sucesso alcançado. Para tanto, nós realizamos semanalmente às quintas-feiras encontros informais; cinco encontros bimestrais (sendo três na capital e dois no interior), Primeira Galaxata Oficial dos Galaxeiros das Gerais, participação ativa em vários eventos de Antigomobilismo pelo Estado e realização de trabalhos de cunho social (sempre com muito sucesso e apoio expressivo dos associados). Ainda marcamos presença no II Encontro Nacional de Galaxies, em Campinas e no fantástico Galaxie Night, nas dependências do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (a convite do nosso grande amigo e associado Derec de Almeida Jorgetti).

Em agosto de 2011, o clube comemorou com um almoço o seu primeiro aniversário

Além disso, neste primeiro ano, o clube procurou estreitar laços de amizade e cooperação com diversos clubes de tradição em nosso meio como Clube de Autos Antigos Rota Real, Veteran Car Clube do Brasil, Galaxie Clube do Brasil, Amigos do Galaxie, etc..

Com a consolidação e reconhecimento da importância da nossa Associação, a partir deste momento, nós estamos iniciando os preparativos de uma série de projetos que oportunamente serão divulgados, buscando uma participação mais efetiva dos nossos associados, com uma maior valorização, atenção, conforto e uma estrutura mais adequada nos eventos para receber nossos sócios e antigomobilistas em geral.

  Sabemos que estão organizando o I Encontro Mineiro de Galaxie em Ouro Preto. Como estão os preparativos?

O I Encontro Mineiro de Galaxie será em Ouro Preto

Antônio do Monte Furtado Filho – Este projeto surgiu da necessidade de aglutinarmos os proprietários de Galaxies dos vários rincões do nosso Estado. A histórica e belíssima cidade de Ouro Preto seria o local perfeito para o evento que busca a valorização dos Galaxeiros do interior. Mas isso só foi possível também com a parceria do nosso clube e a Federação Brasileira de Veículos Antigos, que é a entidade máxima do Antigomobilismo nacional e que está organizando um evento de grande monta, no período de 28 a 30/10/2011.

Nesta data, esperamos reunir e confraternizar com um grande número de Galaxeiros mineiros, familiares e simpatizantes que, certamente, comparecerão de várias regiões do Estado, oferecendo total apoio à nossa causa. A programação será extremamente agradável constando de palestras, almoço de confraternização, exposição pública dos nossos carros e várias homenagens, sendo algumas delas direcionadas aos Galaxeiros mais idosos e, portanto, mais do que merecedores desta distinção. Serão também homenageadas pessoas que, de uma forma ou de outra, incentivaram e colaboraram para o engrandecimento da nossa Associação.

  Como é relacionamento dos Galaxeiros das Gerais com os demais grupos e clubes ligados ao Galaxie?

    “Acredito que, na maioria dos casos de Galaxeiros, a paixão e a admiração pelo Galaxie vem de família. Meu pai teve quatro belíssimos exemplares deste ícone.”

Antônio do Monte Furtado Filho – Sem dúvida alguma, o relacionamento é extremamente salutar e proveitoso. Compartilhar das mesmas ideias e buscar os mesmos objetivos possibilita uma maior integração e aproximação com outros Clubes. Procuramos estar sempre em contato com o Galaxie Clube do Brasil, Amigos do Galaxie e vários Galaxeiros espalhados por este país.

  Em nosso último contato você comentou sobre a intenção de se filiarem à Federação Brasileira de Veículos Antigos. No seu ponto de vista, qual a importância para o clube de ser filiado a FBVA?

Antônio do Monte Furtado Filho – Naquela oportunidade, era uma aspiração. Neste momento, já aguardamos os trâmites legais para esta filiação. A FBVA é uma entidade de muito respeito e sempre se pautou pela transparência, dignidade, honestidade, consciência e coerência em prol da defesa e preservação do Antigomobilismo Nacional. A importância desta filiação e parceria é tornar o elo cada vez mais forte na busca deste objetivo comum.

Três momentos dos Galaxeiros: no Galaxie Night em São Paulo-SP, em Congonhas-MG e em campanha de doação de alimentos em Belo Horizonte-MG

  Vamos falar um pouco sobre o Antigomobilismo em sua vida. Como e quando surgiu sua paixão pelo Galaxie? Alguma história inesquecível para contar?

Antônio do Monte Furtado Filho – Acredito que, na maioria dos casos de Galaxeiros, a paixão e a admiração pelo Galaxie vem de família. Meu pai teve quatro belíssimos exemplares deste ícone, de variados anos de fabricação (1967, 1968, 1971 e 1976). Os dois últimos foram os que mais despertaram esta minha paixão: Landau 1971 Amarelo e Landau 1976 Prata. Este último tive o prazer de curtir a minha adolescência dirigindo-o.

Antônio ao lado da esposa, Elis

Ainda retorno ao passado com a lembrança de sempre viajar nas férias e feriados prolongados para as praias capixabas, acompanhado do nosso querido motorista Gibson, Papai, Mamãe e os meus três irmãos, com muito conforto e espaço. Cada viagem era uma gostosa aventura a bordo destas maravilhosas máquinas.

  7.gifNo 2º Encontro Regional de Autos Antigos, de Congonhas-MG — que aconteceu em junho —, presenciamos as crianças — filhas dos membros do clube — divulgando descontraidamente os Galaxeiros das Gerais. Será que no futuro eles serão novos antigomobilistas? Considera importante a presença da família nesse hobby tão saudável?

Antônio do Monte Furtado Filho – Não se poderia pensar em antigomobilismo sem a presença importante e marcante de nossas famílias. A família tem um papel fundamental neste hobby extremamente saudável e certamente nos faz sentir completos e realizados.

E os “galaxinhos” e “galaxinhas” são o principal elo de união entre antigomobilismo e família, pois são os antigomobilistas de amanhã. Por isso, nós fazemos questão de inseri-los neste processo, dando-lhes total apoio nas suas diversas ações em defesa da nossa causa.

  8.gifGalaxeiros, amigos, pessoas a quem gostaria de deixar alguma mensagem especial.

A receita do sucesso é muito simples: amizade, respeito, consideração, dedicação, companheirismo, transparência e como base de tudo isso, nossas famílias.

Antônio do Monte Furtado Filho – Preservar a memória do passado e fazer grandes amigos no presente, com vistas para o futuro: fórmula infalível de sucesso de qualquer Antigomobilista. E isto, os nossos carros permitem realizar, além do imenso prazer e satisfação que nos proporcionam. É com muito orgulho que reconheço que o clube e o carro me presentearam com os grandes amigos que conquistei por este país. Não importa qual o seu clube, qual o seu carro, mas sim as alegrias que somente os antigos podem lhe proporcionar.

Aproveito este espaço para agradecer publicamente a todos os meus sempre presentes e fiéis amigos da Associação Galaxeiros das Gerais que transformaram o nosso sonho em realidade e permanecem firmes e unidos em defesa dos nossos ideais.

O amor das crianças pelo Galaxie é demonstrado em gestos como a divulgação dos produtos do clube ou na feitura de um cartaz

  Como fazer parte desta família de “Galaxeiros das Gerais”?

Antônio do Monte Furtado Filho – Para fazer parte desta imensa e magnífica família, é muito simples: Não precisa ser necessariamente proprietário de Galaxie; pode ser admirador. Qualquer pessoa que queira associar-se será muito bem-vinda no sentido de unir a nós nesta gratificante tarefa de preservação da memória deste imponente automóvel. Não queremos apenas números; desejamos participação efetiva dos sócios nos vários eventos e promoções que produzimos ou que participamos.

Como oficializamos o clube em junho de 2011, estamos em fase de produção das carteirinhas da Associação e com material publicitário disponível para divulgação (constando de camisetas, bonés, chaveiros e adesivos). No nosso site www.galaxeirosdasgerais.com.br, encontram-se todas as informações necessárias referentes à nossa Associação, inclusive os contatos para as pessoas que tiverem interesse em participar conosco de todas as atividades do clube.

  Nossa entrevista está terminando e deixo aqui com a palavra para suas considerações finais, o grande amigo e presidente Antonio, a quem agradeço imensamente pela grande colaboração ao Portal Maxicar e a todos os antigomobilistas que nos prestigiam com sua visita.

Antônio do Monte Furtado Filho – Inicialmente, eu gostaria de dizer que foi uma grande alegria participar e dar a minha pequena contribuição ao mais importante Portal de Veículos Antigos do nosso país. Pessoas como o Casal 20 – Fernando e Fátima – devem ser sempre reverenciadas pelo brilhante trabalho desenvolvido e desfrutar de suas amizades é um a benção divina.

A receita do sucesso é muito simples: amizade, respeito, consideração, dedicação, companheirismo, transparência e como base de tudo isso, nossas famílias. O carro antigo representa uma volta ao passado, resgatando as boas lembranças dos tempos de infância e juventude, a família, os sonhos e as antigas paixões.

Portanto, meus queridos Amigomobilistas, esqueçam as diferenças! Vivam as semelhanças!!

 

Comentários do Facebook

Fatima Barenco

Editora do Portal Maxicar. Emails para essa coluna: fatima@maxicar.com.br

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • boa tarde amigos e família ,eu comprei um Galaxie 500 ano 1979 V8 302. estou numa duvida tremenda da correias do ar condicionado e do alternador .pois as minhas apagaram os números ,,E estou prescizando para comprar podem me responder por favor quais os números das correias muito obrigado… um ford abraço.att Airton.