Conteúdo Curiosidades

Um tour pela “Cidade do Automóvel”

O museu tem espaços destinados a clássicos de todos os tempos e também automóveis de competição

Um tour pela “Cidade do Automóvel”

Localizado na França, é um dos maiores museus de automóveis do mundo

[dropcap]15[/dropcap] rue de l’épée 68 100, Mulhouse – França. Este é o endereço de um dos maiores museus de automóveis do mundo. É o Museu Nacional de Automóveis Mulhouse, ou simplesmente a “Cité de l’Automobile”.

Essa incrível coleção — com cerca de 450 veículos — começou a ser formada na década de 1950 pelos irmãos Schlumph, dois ricos industriais do ramo têxtil. O mais antigo automóvel do acervo foi fabricado em 1878. É admirável a grande quantidade de Bugattis, cuja fábrica ficava localizada há poucos quilômetros do Museu. Mas há modelos de quase 100 fabricantes, a grande maioria europeus.

A Cité de l’Automobile foi instalada em um antigo lanifício adquirido em 1957. Nesta mesma época, um dos irmãos, Fritz, começou a adquirir automóveis clássicos secretamente. No início ele sequer permitia que qualquer pessoa visitasse o galpão onde os automóveis ficavam guardados. Em apenas dois anos, no início da década de 1960, ele comprou nada menos que duzentos!

A partir de antão, seu irmão, Hans, resolveu apoiar o empreendimento, o que levou à compra de muitos outros veículos. Em 1966 os irmãos decidem apresentar ao público a incrível coleção, exposta num espaço com cerca de 17 mil m2, e dividida em 23 seções. Foram contratados diversos profissionais especializados na restauração e manutenção dos veículos.

Em um período de tempo de alguns poucos anos, os irmãos Schlumph já haviam gasto algo em torno de 12 milhões de francos na compra e manutenção do acervo. E esse gasto excessivo os levou à falência em 1976, obrigando-os a fugir para a Suíça, abandonando os negócios e também o Museu.

Hoje, a Cité de l’Automobile é mantida pela Fundação Culturespaces, entidade responsável por diversos museus em toda a França. É patrocionado por um consórcio público-privado e recebe milhares de turistas de todo o mundo anualmente.

15/01/2014

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.