Conteúdo Repórter Maxicar

O eterno top de linha

LITERATURA

O eterno top de linha

Galaxie — Grandes carros, grandes amigos — Livro conta a saga do mais luxuoso automóvel já fabricado no Brasil

“O Galaxie para mim ainda representa, se olharmos para trás, a busca pela excelência total em qualidade e satisfação de produto, o que foi priorizado na época pela Ford e definitivamente alcançado. Os amantes do Galaxie, com certeza, são pessoas que têm um critério definido de ‘qualidade de vida’, pois prezam, acima de tudo o conforto e o bem estar, que é em sua essência, o que esses carros proporcionam”.
• André Mauro Tedesco. Caxias do Sul, RS

“De imediato inventei uma desculpa esfarrapada para sair do plantão e viajei 35 quilômetros até ter uma visão… foi amor à primeira vista! Aquele Galaxie 500 LTD 1969, meio torto, com o teto de vinil rasgato e soltando tiras, com uma garrafa  de Coca-Cola cheia de gasolina, ligada direto… era tudo o que eu queria!”
• Austin Saraiva. Belo Horizonte, MG

“Quando dei por mim, tinha dois Galaxies e passei para a melhor parte: encontrar outros amigos, que por suas histórias de vida, de desejos e sonhos, por razões e circunstâncias diferentes, desenvolveram o mesmo desejo, e porque não dizer, sonho”.
• Giovani Duarte Oliveira. Criciúma, SC

“Só de entrar e sentir o cheiro fiquei possuído por uma sensação nunca sentida antes, pois os carros na sua grande maioria tinham os bancos revestidos em vinil, que tem um cheiro característico. Mas o LTD era diferente. Era perfume e dos bons. Que interior é esse? Que banco lisinho, isso aqui é um sofá!”
• Dino Dragone. São Paulo, SP

Os depoimentos apaixonados de diversos “galaxeiros” (e “galaxeiras”) de todo o Brasil fazem parte de apenas um dos diversos capítulos de “Galaxie — Grandes carros, grandes amigos”, lançamento da Editora Alternativa. Escrito a quatro mãos, o livro tem como autores Gelson Joni Mathias Teixeira — um gaúcho especialista (e claro!) apaixonado por esse eterno “top de linha nacional” — e Marcelo Ávila Marques — que, segundo Gelson, tornou-se um “Bacharel em Galaxie (ou quase isso)”, depois de participar do projeto.

A obra “começa pelo começo”, contando um pouco da história da Ford Motor Company, seu criador, Henry Ford e a instalação de uma filial em solo brasileiro, em 1919. O seguinte é dedicado à criação do Galaxie nos Estados Unidos no final dos anos 1950, cujo design era ainda bem diferente do modelo lançado no Brasil em 1967 — baseado no norte-americano do ano anterior.

Sinhozinho Malta e seu Landau Limousine com chifre no capô

Os capítulos seguintes contam a história do Galaxie brasileiro ano a ano, desde a estréia, até o final da produção, no iniciozinho de 1983. Aqui o leitor encontra todos os detalhes técnicos e diferenças entre os modelos da “Família”: Galaxie 500, LTD e Landau.

Propagandas de época e séries especiais são o tema do capitulo seguinte. Destaque para o Galaxie ambulância, modelo adaptado pela própria Ford apenas para uso interno na fábrica. Na época foi noticiado que era um estudo para o lançamento de um modelo SW.

“O Galaxie na arte” traz as especiais participações do modelo no cinema — com muitas aparições em filmes americanos e também brasileiros — e na TV. Quem não se lembra do Landau com um enorme cifre no capô, pertencente ao personagem Sinhozinho Malta, na novela Roque Santeiro?

O Rei do Galaxie e seu museu

Uma das mais emocionantes passagens é a que conta a história do “Rei do Galaxie”. Proprietário da Concessionária Ford Novocar, de Novo Hamburgo-RS, Arno Berwanger ganhou esse titulo por puro merecimento. Sua revenda chegou a ser responsável por 8% das vendas do modelo em todo o Brasil. Isso graças não apenas a seu talento para os negócios, mas também pelo amor que nutria pelo Galaxie, a ponto de criar o Museu do Galaxie, que reuniu 22 exemplares de vários anos e modelos, inclusive 8 exemplares fabricados em 1967 (ano de lançamento), um de cada cor.

Um capitulo inteiro conta a trajetória dos “Amigos do Galaxie”, um grupo de admiradores e proprietários que nasceu despretensiosamente em 2002, em São Leopoldo-RS. Hoje o grupo reúne fãs de todo Brasil, tendo participado em 2009 da realização do célebre 1º Encontro Nacional do Galaxie, que reuniu nada menos que 215 automóveis da “Família”, em Campinas-SP.

“Galaxie — Grandes carros, grandes amigos” tem grande formato (assim como o automóvel tema), é impresso em papel couchê de ótima qualidade, totalmente colorido e com muitas imagens. Um documento para consulta permanente e que interessa não apenas aos amantes do Galaxie, mas a qualquer pessoa que acompanhe a história da industria automobilística nacional, na qual o Galaxie representa uma de suas principais páginas.
Galaxie — Grandes carros, grandes amigos”
Gelson Joni Mathias Teixeira e Marcelo Ávila Marques
338 p., formato 21X28 cm
Editora Alternativa
A venda através do e-mail: galaxie@alternativa-rs.com.br

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados