Conteúdo Curiosidades

Movido a gás… na década de 1940

história

Movido a gás… na década de 1940

gasogenio2Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de combustível em todo o mundo, somente ônibus, táxis e veículos oficiais podiam usar gasolina. Com isso, o Brasil de Getúlio Vargas adotou o uso do gasogênio. Um sistema que utilizava carvão para gerar gás, que movia o veículo. O resultado estético era desastroso (ou não, segundo o anúncio de época, aí ao lado!), mas tornou-se o sonho de consumo da classe média da época, ávida em poder tirar seus automóveis da garagem.

Comentários do Facebook

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Prezados Senhores,
    Sou neto de Domingos Ottolini. Domingos Ottolini foi o inventor do Eficiente Ottolini, um economizador de gasolina que foi criado na época da segunda guerra mundial e do limitador de velocidade Ney. Estou desenvolvendo uma página no facebook, em seu nome e gostaria de saber se posso utilizar-me de algumas fotos, se necessário, constante do site da MAXICAR.

    • Henrique! Na década de 70 conheci o Eficiente e utilizei-o em meu carros, o último uma Landau 78 e comprovadamente conseguia no mínimo uma economia mínima de 10%, visível no conta giros quando aplicado, aumentava as rotações nesse percentual. Seu avô era um gênio!

Novidades dos Classificados

%d blogueiros gostam disto: