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Morgan: hoje como há mais de 100 anos!

Na montagem, o modelo Plus 4 Sport, tendo ao fundo HFS Morgan, fundador da companhia

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Morgan: hoje como há mais de 100 anos!

[dropcap]C[/dropcap]om sede na pequena Malvern, Inglaterra, a Morgan Motor Company foi fundada em 1909 por Henry Frederick Stanley Morgan, que a administrou até 1958, quando foi então passada a seu filho Peter. Hoje a empresa familiar é gerida Charles Morgan, neto de Henry.

A Morgan é a mais antiga fabricante de automóveis esportivos do mundo. Além disso, detém o recorde mundial de tempo de produção de um mesmo modelo. O 4/4 começou a ser fabricado em 1936, ou seja: há 75 anos! Ao longo desse período teve inúmeras séries, mas sempre mantendo seu design básico. Alías, está é uma das principais características da marca britânica: o charmoso estilo vintage.

Não se trata de uma grande empresa. Pelo contrário. Graças à determinação de seus diligentes, a pequena companhia se manteve firme ao longo de mais de um século, resistindo a crises econômicas e até mesmo à Segunda Guerra Mundial. Hoje emprega cerca de 160 funcionários, que produzem anualmente em média 600 automóveis, de sete modelos: 4/4 Sport, Plus 4 Sport, Roadster Sport, 4 Seater, Aero Supersports, Eva GT e o 3Wheeler. Esse último a releitura moderna do triciclo lançado em 1910.

Os preços partem de 30 mil libras sem os opcionais, dependendo do modelo, da personalização e dos materiais empregados. Mick Jagger, Catherine Deneuve e Jean-Paul Belmondo são alguns dos clientes. A lista de espera é de aproximadamente dois anos. 65% da produção é exportada para cerca de 30 países.

E o que é mais incrível: apesar dos muitos avanços tecnológicos empregados, os modelos clássicos 4/4, 4 Plus, Roadster e 4 Seater são até hoje fabricados da mesma tradicional forma: a mão através de uma técnica que emprega extrutura básica de madeira recoberta por metal, no caso, o alumínio. Cada automóvel leva cerca de 23 dias para ficar inteiramente pronto.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

A fábrica, instalada num prédio antigo, fica localizada numa região de paisagem tipicamente inglesa: cheia de colinas e estradinhas sinuosas, é perfeita para os mais diversos testes de estabilidade e velocidade. As habilidades manuais de profissionais preparados e experientes continua sendo fundamental. O número de carpinteiros é bastante grande, fato bastante incomum, em se tratando da fabricação de automóveis.

Há seis principais etapas de construção: chassis, madeira, folhas de metal, montagem, pintura e interior/acabamentos. Todas as etapas utilizam somente trabalho manual e ferramentas convencionais. Não existem robôs na Morgan.

Cada carro possui com um livreto contendo o relatório de acompanhamento da fabricação e controle de qualidade, etapa por etapa. Este documento segue da fábrica para o revendedor, agente ou cliente que escolheu o carro. Um registro completo de tudo o que aconteceu durante o processo de produção.

Sempre de olho no futuro, a Morgan Motor Company lançou nos últimos anos dois superesportivos: o Aero Supersports e o Eva GT. E já trabalha inclusive no desenvolvimento de automóveis movidos a celula de hidrogênio. Mas promete manter a produção dos modelos clássicos, senão para sempre, pelo menos enquanto o mercado desejar e a legislação permitir.

 

Texto: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação

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