Coberturas Conteúdo Eventos

Encontro Mensal do Clube do Fusca de Belo Horizonte – MG

Evento aconteceu em frente ao Museu Abílio Barreto

Encontro Mensal do Clube do Fusca de Belo Horizonte – MG

Fuscas em um cenário histórico da capital mineira

Assim foi o encontro mensal do Clube do Fusca Belo Horizonte

Como sempre ocorre em todo terceiro domingo de cada mês, os Fuscas e derivados VW a ar se reuniram em frente ao Museu Abílio Barreto para o encontro mensal do Clube do Fusca Belo Horizonte. Este evento é sempre charmoso, pois é realizado na rua Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim, tendo como cenário um patrimônio histórico.

Momentos do click ao lado dos Fuscas

Segundo uma associação que zela pelo local, “o Museu Histórico Abílio Barreto é uma unidade da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e suas origens datam de 1935, quando o jornalista e escritor Abílio Barreto foi convidado para organizar o Arquivo Geral da Prefeitura. Ele passou a recolher documentos e objetos que deveriam integrar o futuro museu da história da cidade e, a partir de 1941, reuniu acervos de forma mais sistemática e em diferentes suportes, selecionados segundo duas grandes seções: peças originárias do antigo Arraial do Curral del Rei e peças relativas à nova capital. Paralelamente, promoveu-se a restauração do prédio escolhido para sediar o Museu: a casa da antiga Fazenda do Leitão, remanescente arquitetônico dos arredores do Arraial do Curral del Rei. Em 18 de fevereiro de 1943, a instituição foi finalmente inaugurada, com a denominação de Museu Histórico de Belo Horizonte. Em 1967, recebeu a denominação atual, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor.”

Fusca, 1951 do Sr. Lacyr

É neste cenário histórico e rico culturalmente, que a cada mês o maior ícone da indústria automobilística mundial, o carrinho mais simpático do planeta “dá as caras!” Os Fusquinhas começam a chegar e ocupar seus lugares de destaque. O público comparece e observa com carinho cada modelo. Cada exemplar tem uma história única e especial. Vale o convite para transitar entre os grupos de proprietários e escutar relatos apaixonados que vão desde um projeto intenso de restauração até as aventuras daqueles que tem um modelo do veículo a mais de 40 anos na garagem. Como é o caso do Sr. Lacyr, proprietário do modelo alemão ano de 1951, um veículo altamente premiado em todo o país, sendo 100% original. Sempre com animadas histórias, o Sr. Lacyr é um importante e precioso conselheiro para todos aqueles que detêm dúvidas sobre o Fusca ou qualquer outro veículo. Sábio, ele orienta outros proprietários sobre bons profissionais e dá dicas para valorizar a originalidade do veículo. Um senhor com alma de garoto e paixão pelos VW!

Presença do grupo The Bugs Brasil e Clube do Puma

Outra turma interessante é o grupo informal conhecido por “The Bugs Brazil”. Uma turma de jovens proprietários de diferentes VW a ar que seguem o estilo de customização denominado “rat custom”. Um estilo curioso no qual cada proprietário deixa o veículo ao seu gosto, sem seguir um padrão pré-definido e fugindo do usual. Observando com cuidado cada modelo “rat”, é possível ver belas rodas, estofamentos cuidadosamente personalizados e coloridos, acessórios e itens divertidos e no final da história, muita curtição! Com certeza uma marca de uma nova geração, onde o rebaixamento parece ser “obrigatório”.

O presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Jorge e ao seu lado a presidente do Clube do Fusca Belo Horizonte, Silvana e sua filha

O encontro ainda traz convidados especiais: o Clube do Puma com seus belos representantes, diversos derivados da família VW a ar e o Clube da Kombi Belo Horizonte (criação especial do saudoso Amauri) que volta com força total e belos modelos do multiuso VW. Uma dica: não deixem, durante o evento, de saborear os deliciosos pastéis da Elisa, sempre presente todo terceiro domingo de cada mês no Clube do Fusca!

Um momento especial foi a visita do presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima e colaborador deste site, o Sr. João Baptista Jorge Pinto Filho, que levou um convite especial para a presidente do Clube do Fusca Belo Horizonte, Silvana. O convite revela e chama para o Primeiro Encontro Anual do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima a ser realizado dia 25 abril .

A presidente Silvana recebeu o convite com entusiasmo e satisfação, imediatamente confirmando presença em massa dos membros do Clube do Fusca Belo Horizonte.

Texto e Fotos: Leo Brando
Edição: Fatima Barenco

ÁLBUM DE IMAGENS

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados