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Comunicado FBVA: Informações sobre o Certificado de Originalidade

Comunicado FBVA: Informações sobre o Certificado de Originalidade


Conforme decidido durante o II Workshop da Federação Brasileira de Veículos Antigos, realizado em novembro de 2014, na cidade de São Paulo, vimos confirmar através deste comunicado, que o novo valor para emissão de Certificados de Originalidade, será de R$100,00 (Cem Reais), a partir de 01 de Fevereiro de 2015.Prezados Senhores;

A cobrança dos Certificados de Originalidade, continuarão sendo feitas conforme regras atuais:

– C.O.s emitidos entre 01 de Fevereiro e 30 de Abril, serão cobrados em boleto específico, com vencimento para 30 de Maio;
– C.O.s emitidos entre 01 de Maio e 31 de Julho, serão cobrados em boleto específico, com vencimento para 30 de Agosto;
– C.O.s emitidos entre 01 de Agosto e 31 de Outubro, serão cobrados em boleto específico, com vencimento para 30 de Novembro;
– C.O.s emitidos entre 01 de Novembro e 31 de Janeiro, serão cobrados em boleto específico, com vencimento para 28 de Fevereiro.

As cobranças de trimestralidades, não tiveram seu valor alterado (continuam sendo R$225,00 trimestrais), bem como seus vencimentos, que continuam como segue:

– 1ª trimestralidade: 28 de Fevereiro;
– 2ª trimestralidade: 28 de Maio;
– 3ª trimestralidade: 28 de Agosto;
– 4ª trimestralidade: 28 de Novembro.

Informamos ainda, que o valor para emissão de laudos para importação de autos antigos, também teve alteração em seu valor, passando para R$400,00 (quatrocentos reais), por veículo, também a partir de 01 de Fevereiro de 2015. No caso das importações, o valor deve ser depositado na C/C da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Banco Santander (033), Agência 3161, C/C 13000014-8 e CNPJ: 26.446.278/0001-80, enviando o comprovante via e-mail para confirmação.

Quanto as alterações sugeridas e confirmadas no II Workshop Nacional da FBVA, para fins de avaliação de automóveis antigos para recebimento de Certificado de Originalidade, confirmamos que os formulários continuam sendo os mesmos utilizados anteriormente. Novas regras e novos formulários (inclusive nova planilha de pontuação), estão sendo incorporadas ao processo obedecendo a nosso cronograma de implantação (possivelmente será implantando logo após o Encontro Paulista de Autos Antigos, em Campos do Jordão). Todo este novo material, assim que ficar pronto, será distribuído e informado com o devido prazo para o início de sua utilização. Solicitamos um pouco de paciência quanto a utilização deste novo procedimento.

Por fim, aproveitamos este comunicado, para outra finalidade. Eventualmente, temos recebido muitas solicitações de Certificados de Originalidade, onde verificamos alguns problemas na documentação como segue abaixo descrito. Outrossim, reafirmamos a necessidade do veículo ser vistoriado e fotografado quando estiver limpo e em local com luz e espaço suficiente para tal.

– Formulários sem as devidas assinaturas: Lembramos que devem assinar os formulários, o proprietário do veículo, o presidente do clube e pelo menos mais dois avaliadores (diferentes do presidente do clube);
– Os formulários devem ser preenchidos em letra legível para evitar erros de interpretação;
– Presidente e avaliadores devem rubricar a Planilha de Pontuação;

– Não esquecer de incluir cópia atual do documento do veículo (em nome do requerente a placa preta ou recebido de compra e venda datado, assinado e reconhecido em cartório);

– As fotos devem ser em cores, nítidas e em papel específico de fotos (pois arquivamos os documentos recebidos, que ficam a disposição de órgãos para conferência);

– Existe um tempo entre recebermos a solicitação, conferir e fazer o Certificado de Originalidade, o presidente da FBVA assinar o Certificado e depois enviar via correios registrado ao clube solicitante. Portanto, estando tudo e todos os documentos solicitados de forma correta, pedimos em torno de 10 dias uteis após o recebimento, para postar o documento no correio, via carta registrada. Em casos de urgência, o clube pode solicitar o envio por sedex, o qual será cobrado reembolso, quando na cobrança dos Certificados de Originalidade.

– Por fim, temos tido um grande problema com as fotos que nos são enviadas acompanhando a solicitação de emissão do C.O.. Muitas estão vindo sem atender nosso padrão, onde partes do veículo deve ser mostrado de forma bem clara. Para tentarmos melhorar esta questão, estamos colocando logo abaixo, modelos de fotos a serem enviadas. De acordo com a necessidade e interesse dos vistoriadores de cada clube, outras fotos também poderão ser anexadas ao processo. O importante é não deixar de mostrar as características dos veículos, atendendo sempre o que deve ser evidenciado, conforme descrito abaixo.

A – 01 foto mostrando frente/lado motorista;
B – 01 foto mostrando traseira/lado carona;
C – 01 foto mostrando cofre do motor do auto (deve ser clara e próxima);
D – 01 foto mostrando o painel do veículo (painel como um todo e não somente uma parte), bem como parte do estofamento dianteiro e forração da porta carona do auto (a porta deve estar fechada para ficar visível);
E – 01 foto mostrando o estofamento dianteiro e parte do encosto do estofamento traseiro do veículo (o pedido desta foto, estamos incluindo neste momento, já que a vistoria e documentação fica mais completa, além de não precisar ficarmos solicitando novas fotos para melhor visualização);
F – 01 foto mostrando o porta malas do auto (ou caçamba em casos de Pick Up’s).

Seguem exemplos (modelos de veículos diferentes para melhor visualização):

Modelos de fotos a serem enviadas

Desde já somos gratos pela acolhida e nos colocamos a disposição para quaisquer informações necessárias.

Cordialmente

Presidente
Roberto Suga


Divulgação: Federação Brasileira de Veículos Antigos
www.fbva.com.br
Edição :
Fatima Barenco

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